Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Masterclass de UX | PSICOUX: O que move usuários em experiências Digitais

Carregando recomendações...

Masterclass de UX | PSICOUX: O que move usuários em experiências Digitais

18 out - 2025 • 10:00 > 19 out - 2025 • 12:30

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Masterclass de UX | PSICOUX: O que move usuários em experiências Digitais

18 out - 2025 • 10:00 > 19 out - 2025 • 12:30

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Descrição do evento

Masterclass – PsicoUX: O que move usuários em experiências digitais

Vagas limitadas

Dias: 18 e 19/10 (sábado e domingo), das 10h às 12h30

Carga horária por dia: 2h30 (total: 5h00)


Conteúdo em Português do Brasil.

Com certificado, acesso à gravação e material exclusivo.

* Gravação: O evento vai ficar gravado e disponível para você rever por 45 dias após a disponibilização. O link de acesso será disponibilizado em até 15 dias a partir da data do evento.


Você já se perguntou por que as pessoas usuárias clicam, confiam e permanecem em certos produtos digitais? E por quais razões abandonam outros?

Muito além de telas bonitas, o que guia nossas interações online são gatilhos emocionais, vieses cognitivos, heurísticas e linguagem. E a psicologia está por trás de cada micro decisão que tomamos em uma experiência digital.

Nesses dois dias de masterclass, você vai descobrir como aplicar fundamentos da psicologia cognitiva, comportamental e social para criar produtos mais engajadores, claros e éticos.

Vamos explorar como emoções, memória, atenção, motivação e linguagem influenciam o comportamento da pessoa usuária, e aprender como usar esses insights no design, no UX Writing e na construção de experiências digitais de alto impacto de forma ética.

Sem achismos: entenda de uma vez por todas o que realmente move as pessoas usuárias, como evitar vieses prejudiciais e como criar experiências digitais que funcionam de verdade.


Você vai aprender:

  • Fundamentos de psicologia cognitiva e comportamental aplicados ao digital

  • Como vieses cognitivos e heurísticas impactam interações e decisões

  • O papel da linguagem: priming, framing e tom de voz que influenciam confiança

  • Emoções e motivação em experiências digitais: dopamina, gamificação e engajamento

  • Como evitar dark patterns e usar psicologia de forma ética e inclusiva

  • Ferramentas práticas para aplicar psicologia em UX, UX Writing e design de produtos

Se você quer elevar a maturidade do seu trabalho, criar experiências mais humanas, reduzir fricção, engajar de forma responsável e se destacar como profissional estratégico, esta masterclass é para você.


Conteúdo previsto


Sábado: dia 18 - Psicologia como base para UX e UX Writing

10h00

Abertura e introdução

Por que Psicologia importa no Design de Experiências Digitais

Fundamentos de Psicologia Aplicada ao Digital

Psicologia cognitiva: atenção, memória, percepção

Psicologia comportamental: hábitos, reforços, tomada de decisão


11h00

Psicologia + UX: Princípios que Guiam Experiências

Heurísticas de Nielsen e vieses cognitivos

Teoria da Carga Cognitiva e Gestalt no design

Economia Comportamental aplicada a interfaces


12h00

Priming e framing: como palavras moldam decisões

Microcopy, confiança e clareza

Tom de voz e persuasão ética


12h30

Encerramento do primeiro dia


Domingo: dia 19 - Emoções, Ética e Prática na PsicoUX

10h00

Abertura do segundo dia

Revisão breve e conexão com o que virá


10h15

Psicologia das Experiências Digitais

Emoções e engajamento: dopamina e micro-recompensas

Motivação intrínseca vs. extrínseca (Octalysis, gamificação)

Persuasive Technology (Fogg Behavior Model)

Construção de confiança e redução de fricções


11h15

Ética, Inclusão e Acessibilidade

Dark patterns e limites da persuasão

Inclusão cognitiva e emocional

Diversidade cultural e psicologia das experiências globais


11h45

Aplicação Prática e Dinâmica (Tópico 6)

Análise de telas reais sob a ótica da psicologia

Exercício de reescrita de microcopy usando vieses cognitivos


12h15

Checklist prático para aplicar psicologia em projetos

Futuro: neurodesign, IA e personalização

Roda final de perguntas e encerramento


Para quem é: Pessoas que trabalham com UX Design, UX Writing, Content Design, ContentOps, Conteúdo, Produtos Digitais, Tecnologia, Linguagem e demais interessados em entender como a psicologia explica o comportamento humano em experiências digitais.

Por que participar? Porque psicologia é o que dá vida ao design. Sem ela, produtos podem ser funcionais, mas raramente são memoráveis. Ao compreender os fatores que guiam a mente humana, você terá ferramentas para criar experiências digitais mais claras, envolventes e éticas.

O que você vai encontrar: Você vai encontrar: 05 horas de conteúdo riquíssimo + extras preparados a partir de livros, artigos, cases e mais de 15 anos de experiência trabalhando com conteúdo.

Gravação: O evento vai ficar gravado e disponível para você rever por 45 dias após a disponibilização. O link de acesso será disponibilizado em até 15 dias a partir da data do evento.

Atenção: Todas as pessoas inscritas terão acesso à gravação, material exclusivo e certificado, além de participarem do grupos exclusivos no LinkedIn e Whatsapp.

Dúvidas e mais informações: [email protected]


Facilitadora: Stephanie "Teeh" Schwarz é Content Designer com mais de uma década de experiência criando conteúdos que tornam produtos digitais mais úteis e acessíveis globalmente. Atualmente mora na Europa, trabalha como especialista de conteúdo para uma das maiores foodtechs do mundo, a HelloFresh, já tendo passado por outras empresas ícones de mercado, como a Glovo (Espanha).

Especializada na criação de experiências multilíngues para startups, empresas internacionais e fintechs, e já uniu UX Writing e estratégia para oferecer soluções para empresas como WellHub (GymPass), Fox Channels do Brasil, Mercado Bitcoin e MagaluPay (fintech da Magazine Luiza).

Pós-graduada em UX Design e Neurociência, também possui especializações em Redação Publicitária, UX Writing, UX Design, Marketing Digital, Jogos Digitais e Programação, além de ser graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda.

Professora e mentora de UX Writing e Design de conteúdo, é também fundadora da UXW 101, iniciativa para desenvolvimento de profissionais de UX Writing dos mais diversos níveis de senioridade, participando ativamente da capacitação desde pessoas em transição de carreira à especialistas que buscam direcionamento e/ou acompanhamento em suas jornadas profissionais.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

UXW 101

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.