16 ago - 2024 • 11:30 > 16 ago - 2024 • 14:30
16 ago - 2024 • 11:30 > 16 ago - 2024 • 14:30
Em agosto, o Coletivo inaugura um novo espaço no qual homens – cis e trans de diferentes pertencimentos sociais – podem pensar a si mesmos em conversação. Nosso grupo reflexivo de gênero é uma iniciativa que pretende oferecer condições para encontros, trocas, para o pensar em voz alta e a partir das histórias de diferentes sujeitos. No processo, a expectativa é que além de possibilitar que os homens produzam elaborações sobre si mesmos, suas vidas e suas relações, possam também rasurar imagens restritivas sobre o que significa ser homem e produzir ferramentas alternativas para lidar consigo e com as pessoas a sua volta, incluindo mulheres, outros homens e também sujeitos que escapam aos binarismos de gênero.
Cada encontro do grupo reflexivo terá uma temática e será acompanhado por uma dupla de facilitadores, que inclui profissionais de diferentes áreas (das artes cênicas à psicologia) com experiência na facilitação de espaços reflexivos e no manejo com questões relacionadas às masculinidades.
AGOSTO
Dia 6 - Apresentação e mapeamento de expectativas
Dia 20 - Masculinidades e infância: primeiros aprendizados
SETEMBRO
Dia 3 - Memórias do processo que transformou "meninos" em "homens": entre "iniciações" e traumas
Dia 17 - No mundo com as mulheres: tocando formas de se relacionar
OUTUBRO
Dia 1 - No mundo com os homens: de pertencimentos a violências
Dia 15 - O que há entre o masculino e o feminino? Desestabilizando concepções
Dia 29 - Diferenças e desigualdades entre os homens: da raça à sexualidade
NOVEMBRO
Dia 12 - Masculinidades e saúde: onde fica o cuidado de si?
Dia 26 - Masculinidades e paternidade: de ausências a tentativas
DEZEMBRO
Dia 10 - Masculinidades e afeto: experiências e dificuldades no encontro com o Outro
_________________________________________________________
EQUIPE RESPONSÁVEL
Adão Monteiro – Ator, doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes/USP, professor do Formação Faculdade Integrada (FFI) e facilitador de grupos reflexivos com homens.
Isabela Venturoza – Antropóloga, doutoranda pelo Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da UNICAMP, diretora de enfrentamento no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e professora na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Ivan Baraldi – Bacharel e mestre em Direito, assessor jurídico no TJSC, co-cordenador do Núcleo de Masculinidades (NUM) do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.
Paulo Pereira – Videomaker documentarista na Teia Documenta, psicanalista em formação pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise e pelo Coletivo Psicanálise Periférica, facilitador de grupos reflexivos com homens na Frente Luta Popular, na Ocupação Queixadas.
Thiago Moretti – Psicólogo, aperfeiçoado em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea pelo Instituto Sedes Sapientiae e membro do Projeto Te-ser para atendimento psicoterapêutico a agressores sexuais.
Para sua realização, haverá uma taxa de contribuição mensal com três opções de valores. Além disso, uma parcela das vagas será gratuita e homens interessados poderão pleitear tais vagas por meio de formulário de solicitação de vaga social
A contribuição terá um duplo sentido: não apenas será o que possibilitará o grupo reflexivo "Masculinidades em perspectiva", mas também apoiará as atividades de outra iniciativa conduzida pelo Coletivo no enfrentamento da violência de gênero
Não esqueça de compartilhar com homens do convívio que possam se interessar em pensar a si mesmos e produzir novas possibilidades de estar no mundo.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde
O Coletivo Feminista sexualidade Saúde desenvolve desde 1981 um trabalho com especial foco na atenção primária à saúde das mulheres, a partir de uma perspectiva feminista e humanizada. Desde sua origem, o Coletivo se estruturou a partir de um consultório próprio e particular e ao longo de suas três décadas pôde desenvolver diversos projetos a partir de financiamentos de organizações internacionais e nacionais, assim como através de convênios com os governos.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.