Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Marcas de ditadura entre Botafogo e Urca

Carregando recomendações...

Marcas de ditadura entre Botafogo e Urca

10 ago - 2020 • 18:00 > 10 ago - 2020 • 20:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Marcas de ditadura entre Botafogo e Urca

10 ago - 2020 • 18:00 > 10 ago - 2020 • 20:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

Projetada como walking-tour, essa apresentação virtual aborda marcos do autoritarismo e movimentos de resistência no Brasil, entre os bairros de Botafogo e Urca, ambos na zona sul do Rio de Janeiro. Há prédios e monumentos históricos que refletem essa temática, a começar pela sede da ASA - Associação Scholem Aleichem, que remonta à participação dos judeus progressistas na Revolta Comunista de 1935. Em seguida, chegamos ao Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), que guarda o Fundo Polícias Políticas, pertencente ao projeto Memória do Mundo, criado pela Unesco em 1991. A próxima parada é a sede de General Severiano, pertencente ao Botafogo de Futebol e Regatas, vendida à Vale do Rio Doce (hoje, Vale) na década de 1970 por um ex-presidente do clube ligado a torturadores e irmão de um deles, agente do Deops desde 1931. A seguir, fica o Instituto Municipal Philippe Pinel, importante por suas práticas inovadoras no tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos, da gestão de Juliano Moreira à Reforma Sanitária Brasileira. Conjugado ao Pinel, fica o campus da UFRJ na Praia Vermelha, que simboliza o movimento estudantil organizado contra o autoritarismo. O passeio segue até o busto de Stuart Angel, torturado e desaparecido pela ditadura de 1964, e continua na Praça Guilherme de Figueiredo (localizada em frente à Unirio), irmão do último general a presidir o país naqueles anos. Terminamos na Praça General Tibúrcio, entre o monumento do Exército aos militares que combateram a Revolta de 1935 bem como ao cantor Roberto Carlos, que tem imóvel na Urca e é controverso por apoio a ditaduras mas também escreveu música em homenagem ao então exilado Caetano Veloso.

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Daniel Feldman Israel

Sou jornalista, apaixonado pelo Brasil e o Rio de Janeiro. Falo três idiomas, atuei como voluntário em diversas frentes, fiz dois intercâmbios (e tentei alguns outros), já trabalhei com diferentes perspectivas na área de jornalismo. Hoje estudante de Guia de Turismo, tenho clareza de que tenho adiante uma oportunidade única como cidadão e profissional. Temas e roteiros turísticos de cunho histórico me interessam especialmente, por isso encaro como dever o compartilhamento dessas experiências.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.