11 dez - 2021 • 08:00 > 12 dez - 2021 • 13:30
1. O QUE
É MANAGEMENT 3.0?
Management 3.0 surgiu
a partir do livro de mesmo nome do autor Jurgen
Appelo, considerado um dos
principais nomes de liderança e gestão da atualidade. Este novo mindset auxilia empresas a repensarem
sua estrutura e seus processos para se tornarem mais produtivas, ao transmitir
técnicas e ideias que podem ser usadas para ajudar um gestor/líder a energizar
as pessoas, empoderar times, alinhar restrições organizacionais, desenvolver
competências e crescer a estrutura empresarial.
Na prática, uma das principais
mudanças geradas pelo Management 3.0,
é exatamente a forma de atuação do gestor/líder. Considere a metáfora de que o
gestor deve atuar como um jardineiro. O jardineiro atua no ambiente (adubando,
regando, protegendo, etc.) e não diretamente na semente/planta. A ideia do
gestor como um jardineiro nasce do reconhecimento de que, por se tratar a
organização como um sistema vivo, não é possível determinar em detalhes e com
exatidão como que as pessoas devem ser comportar dentro de um time. Assim, um
bom jardineiro (ou melhor, o gestor/líder) não gerencia as pessoas, mas sim, o
sistema (ambiente) necessário para que as mesmas atuem. Isso implica que o
gestor deve trabalhar no sistema para que o mesmo estimule e forneça as
condições necessárias para o time maximizar suas forças favoráveis e minimizar
(ou eliminar) suas forças contrárias. Por atuar como um jardineiro, o
líder/gestor precisa de novas ferramentas para nutrir o ambiente e, semelhante
ao florescimento do jardim preparado pelo jardineiro, o líder/gestor consegue o
engajamento do seu time rumo ao sucesso do projeto.
Vale ressaltar que o Management 3.0 não é uma metodologia ou
um framework de soluções prontas para
resolver problemas das organizações, muito menos algo que simplesmente se
implanta numa empresa da noite para o dia. Mas sim, uma forma de pensar que
pode ser colocada em prática diariamente por gestores ou líderes.
2.CONTEÚDO
DO WORKSHOP
Iremos navegar nos diferentes
estilos de gestão (1.0, 2.0, 3.0), avaliando suas características, vantagens e
desvantagens. Discutiremos sobre o papel do gestor em um ambiente 3.0, bem como
introduziremos as 6 perspectivas do “Martie”,
esse monstrinho simpático do Management
3.0 que representa uma organização viva e complexa.
b) PENSAMENTO COMPLEXO
Management 3.0 enxerga o pensamento complexo (“Complex Thinking”) como uma grande habilidade de liderança e gestão. Abordaremos as teorias da complexidade e veremos como fazer a leitura do ambiente em que estamos, diferenciando entre complexo e complicado. Embora não haja “regras” sobre como lidar com a complexidade, iremos abordar alguns princípios a serem adotados.
c) 1ª Perspectiva: ENERGIZAR PESSOAS
Esta é uma responsabilidade fundamental do gestor moderno. Motivação e engajamento de times é um dos temas principais do workshop. Gestão é sobre manter as pessoas ativas, criativas e motivadas. Discutiremos sobre motivação extrínseca e intrínseca e iremos praticar técnicas para identificar o que realmente motiva cada membro do time.
d) 2ª Perspectiva: EMPODERAR TIME
A auto-organização é
um dos pilares para lidar com a complexidade dentro de uma organização. Para
isso, é necessário capacitação, autorização e confiança. Veremos como fomentar
a auto-organização dentro dos times e os desafios do empoderamento. Você
aprenderá sobre os diferentes níveis de delegação existentes e como aplicá-los
na prática.
Além disso, faremos o Feedback Wrap, uma forma de
fornecer feedback com o
objetivo de criar um ambiente inteiro de confiança, essencial para a
transparência no trabalho. Ele ajuda as pessoas a se concentrarem no
aprimoramento pessoal e no aprimoramento do sistema de trabalho.
e) 3ª Perspectiva: ALINHAR RESTRIÇÕES
Cultura é o resultado de valores que influenciam as decisões que tomamos. Veremos como ajudar sua equipe a identificar seus valores e como torná-los vivos no dia a dia.
f) 4ª Perspectiva: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
Com a velocidade das mudanças no mundo atual, é nossa obrigação como líderes fomentar constantemente o desenvolvimento das competências dos times. Aprenderemos sobre os níveis de competências e as práticas para ajudar equipes a identificarem possíveis melhorias futuras no desenvolvimento de suas competências.
g) 5ª Perspectiva: CRESCER ESTRUTURA
Muitas equipes operam dentro do contexto de uma organização complexa. Portanto, é importante considerar estruturas que tornem a comunicação fluída. Veremos como crescer uma estrutura organizacional de forma ágil e como equilibrar especialização e a generalização, bem como estruturas em redes e hierárquicas.
h) 6ª Perspectiva: MELHORAR TUDO
Você comemora o fracasso ou o sucesso? A organização, seus times e profissionais precisam melhorar todos os dias e aprender rápido. Veremos por que a realização de experimentos é importante e qual estrutura organizacional é mais adequada para a realização de experimentos. Além disso, como desenvolvemos uma cultura de aprendizado e lidar com as falhas no ambiente de trabalho.
3. O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO WORKSHOP?
a) Esse é um workshop oficial Management 3.0 licenciado para ser realizado no Brasil. Ao final do treinamento você receberá um certificado internacional do Management 3.0 e assinado por Jurgen Appelo;
d) Grupo exclusivo do Whatsapp para troca de experiência entre os participantes.
e) Sessão de coaching individual de 1 hora relacionado à gestão de projetos e mundo ágil.
4. ESTE
WORKSHOP É PARA VOCÊ?
Se você deseja adotar práticas ágeis em seu estilo de liderança e gestão ou tem intenção de fazer isso no futuro, este curso é para você! Não há pré-requisitos para participação, inclusive podem estar pessoas de qualquer área de atuação (TI, comercial, RH, etc).
5. ALGUMAS PRINCIPAIS DÚVIDAS
a. “Este
workshop é oficial?”
Sim. Este é o Workshop Oficial Management 3.0 com duração de 11 horas.
b. “Este
workshop haverá atividades práticas? Se sim, poderia dar alguns exemplos?”
Personal Maps, Kudo Cards, Moving Motivators, Matriz de Competências, Delegation Board, Feedback Wrap, Celebration Grids são algumas das técnicas que serão feitas na prática usando ferramenta online Miro.
c. “Receberei
a certificação oficial do Management 3.0?”
Sim. No último dia do workshop, após o seu término, o instrutor irá solicitar o certificado internacional. Ele chegará no email dos participantes no mesmo dia.
6. TERMOS E CONDIÇÕES
7. Quer
levar este curso para sua empresa?
Entre em contato por meio do WhatsApp e vamos juntos viabilizar este treinamento: (19) 9 8114-0866.
8. SOBRE O INSTRUTOR (Frederico Oliveira)
Graduado (PUC-Campinas) e mestre (IPT/USP) em Engenharia de Computação;
Pós-graduação
em Gestão de Projetos (FGV-Niterói/RJ);
Aluno especial em disciplinas de Engenharia de
Software (UNICAMP);
Certificações: Scrum Master (Scrum Alliance), Management 3.0, Business Value Analysis/Product Ownership (ICAgile), Certified Lean Inception Facilitator (CLF), Professional Team Building Certified (Agile Institute Brazil), Professional Team Facilitator Certified (Agile Institute Brazil), Professional Agile Leader Certified (Agile Institute Brazil), Professional Lean Agile Master Certified (Agile Institute Brazil), além da designação KMP (Kanban University).
Head de Desenvolvimento e Tecnologia na SHIFT (São José do Rio Preto/SP);
Professor dos cursos
de pós-graduação da FIAP/São Paulo em disciplinas sobre
Agilidade e Management 3.0;
20 anos de experiência em papéis
relacionados à gestão de projetos, desenvolvimento e arquitetura de soluções em
empresas como CPqD, DATASUS, Sonda Procwork, Atlantic
Solutions, SAMSUNG/SiDi e SHIFT.
Palestrante nos
principais eventos de Agilidade como Agile
Conference (Washington/EUA), Agile
Brazil, TDC, Agile Trends e Scrum
Gathering Brazil;
Coordenador da
trilha Management 3.0 do TDC São Paulo 2018, 2019 e 2021;
Autor de
artigos científicos
e técnicos em Engenharia de
Software - IEEE e ACM;
Autor do livro "Gerenciamento da Dívida Técnica em projetos de software usando Scrum: Uma Pesquisa-Ação". Editora: Novas Edições Acadêmicas. ISBN-10: 6139737532.
Redes sociais, contatos e empresa:
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/frederico-oliveira-46183b112
Facebook: https://www.facebook.com/frederico.oliveira.5667
Twitter: @fredySOliveira
Palestras:
https://speakerdeck.com/fredericooliveira
Management 3.0 Licensed: https://management30.com/facilitators/about/?trainer=4329
E-mail: [email protected]
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Frederico Oliveira
Graduado (PUC-Campinas) e mestre (IPT/USP) em Engenharia de Computação. Pós-graduação em Gestão de Projetos (FGV-Niterói/RJ). Certificações em Scrum Master (Agile Alliance), Management 3.0 (Happy Melly), Product Owner (ICAgile), CLF – Certified Lean Inception Facilitator (Caroli.org), Desenvolvedor Java (Oracle). Gerente de Desevolvimento na SHIFT (São José do Rio Preto/SP) e Professor dos cursos de pós-graduação da FIAP/São Paulo em disciplinas sobre Agilidade e Management 3.0.
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