04 ago - 2021 • 10:15 > 04 ago - 2021 • 11:00
04 ago - 2021 • 10:15 > 04 ago - 2021 • 11:00
Nível: Curso Introdutório
descrição / justificativa |
Introdução
Este workshop teórico-vivencial é para todas as pessoas que conheceram a força do amor e do luto. Baseado no modelo de luto intitulado Cinco Formas de Honrar Vidas Perdidas, um modelo de vinculação contínua, este curso oferecerá estratégias de cuidado ou de autocuidado para lidar com o luto, seja de familiares, de pacientes ou de pessoas que desejem ajuda para lidar com o próprio luto. Assim, todos são bem-vindos e poderão se beneficiar deste curso, independente do seu nível de conhecimento ou de envolvimento com a temática.
Cada luto é absolutamente único e irrepetível, mas também igualmente complexo e indomesticável. O luto se recusa a seguir protocolo. É um território sagrado que pertence a cada indivíduo enlutado. Todas as pessoas que vivem ou já viveram um processo de luto sabem disso. Muitos enlutados o sabem por que sentem essa verdade até a medula. Sentem profundamente. Ainda que tudo em nosso tempo os convoque a abandonar sua dor, virar a página, seguir a vida, esquecer o passado e olhar para o futuro, eles sabem que isso é absolutamente impossível, porque significaria sacrificar o amor.
Depois de uma grande perda, a maioria das pessoas enlutadas faz uma única pergunta: a partir de agora, o que faço com este imenso amor que sinto? É um amor impetuoso, poderoso, torrencial. Uma avalanche que precisa encontrar seu destino. A dor do luto é uma avalanche de amor. De início, esse amor é incivilizado, desestabilizado, nada organizado, porque não há nada que consiga descrever quanto pode ser emocionalmente avassalador o processo de sobreviver à morte de uma pessoa amada. Esta é um curso não apenas sobre a dor da perda, mas também sobre a grandiosidade do amor. Mais: é sobre o ofício de reconstruir a vida por amor a quem vai e a quem fica.
Cinco Formas de Honrar Vidas Perdidas
Depois de mais de 15 anos cuidando de indivíduos, famílias e comunidades enlutadas, Rodrigo Luz, terapeuta do luto, elaborou o modelo das Cinco Formas de Honrar Vidas Perdidas, que embasam este curso inovador:
Por meio de práticas compassivas, poesias, leituras compartilhadas, reflexões conjuntas, atividades em grupo e outras práticas contemplativas, pretende-se explorar como se pode aplicar esse modelo a diferentes tipos de luto, compreendendo-se as diferenças culturais, as muitas tradições espirituais, diversos fatores de risco e fatores de proteção.
Este workshop de caráter introdutório visa oferecer um espaço educacional para abordar o tema do luto com amor e competência técnica. No entanto, ele não substitui o suporte psicoterapêutico ou mesmo outras abordagens profissionais para cuidar de enlutados, especialmente para pessoas em grande risco psicossocial. Por ser introdutório, ele também não é suficiente para capacitar integralmente a profissionais da saúde mental para o cuidado de indivíduos enlutados do ponto de vista teórico, especialmente para cuidar de enlutados que perderam entes queridos por covid-19; esse é um tipo de luto com grande potencial traumático, o que exige importantes habilidades e competências.
objetivos |
informações importantes |
carga-horária | frequência | vagas |
8 horas | Um único dia | 80 |
público-alvo | ||
População em geral, com destaque para indivíduos, famílias e/ou comunidades enlutadas; Profissionais de Saúde, Humanas e Educação e Estudantes dessas respectivas áreas | ||
conteúdo programático |
O workshop se pretende abordar os seguintes temas:
1. A natureza do amor da cor ao luto
2. Tipos de vínculo, tipos de luto
3. Modelo das Cinco Formas de Honrar Vidas Perdidas
3.1 Honro a sua vida sobrevivendo à sua morte
3.2 Honro a sua memória abrindo-me para todos os sentimentos do mundo
3.3 Honro o seu amor respeitando o meu tempo e o meu jeito de reaprender a viver
3.4 Honro a sua marca no mundo celebrando a vida que tivemos juntos
3.5 Honro o seu legado reencontrando um lugar para você numa nova vida
4. Recusa ao fechamento
5. Luto e culpa pela sobrevivência
6. O luto é para sempre? - Vinculação contínua e construção de significados
proposta pedagógica / metodologia |
Atividades expositivas e dialogadas, atividades em grupo, uso de poesia, artes, literatura, trechos de filmes, uso de metodologias ativas.
recursos |
Uso da Plataforma Zoom, Google Classroom,
cronograma |
Sábado – 14 de agosto de 2021
10h – 11h – Apresentação dos participantes, leitura compartilhada de poesias sobre perdas e lutos
11h – 12h – Apresentação de conceitos introdutórios sobre o luto, especialmente a discussão sobre se o luto acaba ou não, e qual a natureza do luto propriamente dito
12h – 14h – Almoço
14h – 15h – Modelo das Cinco Formas de Honrar Vidas Perdidas
16h – 17h – Construção de significados, sentido de vida e vinculação contínua
17h – 18h – É possível ser feliz? – Luto, arbítrio, culpa e felicidade
Docentes:
Rodrigo Luz
Fellow do Institute of Palliative Medicine (Inglaterra) e do St. Christopher’s Hospice (Inglaterra), Sócio Fundador do Instituto Pallium Brasil, provedor de cuidados paliativos e compassivos, Tanatólogo e Psicoterapeuta especialista em luto pelo Center for Loss and Trauma e pela Miss Foundation (Arizona, EUA). Foi CEO da Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil entre 2018 e 2021, além de Diretor de Educação da Fundação Elisabeth Kübler-Ross dos EUA. Autor do livro “Experiências contemporâneas sobre a morte e o morrer: o legado de Elisabeth Kübler-Ross para os nossos dias”, pela Summus Editorial. Autor do livro “Luto é outra palavra para falar de amor”, pela Editora Ágora, no prelo.
Daniela Freitas Bastos
Doutoranda do Programa de Clínica Médica da FM/UFRJ, Mestre em Ciências da Saúde pelo programa de Clínica Médica pela mesma Universidade, Psicóloga e Psicoterapeuta do Luto, com mais de 15 anos de experiência. É Pesquisadora membro da DIPEX International, uma plataforma de pesquisa em narrativas na área da saúde. É Sócia Fundadora do Instituto Pallium Brasil. Autora do livro “Experiências contemporâneas sobre a morte e o morrer: o legado de Elisabeth Kübler-Ross para os nossos dias”, pela Summus Editorial.
O cronograma do curso pode sofrer alterações conforme situações imprevistas, como cancelamento de professores convidados, alterações no calendário ou quaisquer situações adversas.
avaliação |
A avaliação do curso é feita ao final do último encontro, a partir de um instrumento de autoavaliação e de avaliação da proposta pedagógica.
referências bibliográficas |
LUZ, Rodrigo. Luto é outra palavra para falar de amor. São Paulo: Ágora, 2021 (no prelo).
A publicação está prevista para acontecer em agosto de 2021.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Instituto Pallium Brasil
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.