Fale com o produtor

Luchino Visconti e a Crítica à Sociedade Burguesa

16 mar - 2025 • 10:00 > 22 jun - 2025 • 10:00

Evento Online via Google Meet
Parcele sua compra em até 12x

Luchino Visconti e a Crítica à Sociedade Burguesa

16 mar - 2025 • 10:00 > 22 jun - 2025 • 10:00

Evento Online via Google Meet
Parcele sua compra em até 12x

Descrição do evento

Curso Livre
Projeto Tela Crítica – www.telacritica.net 
Luchino Visconti e a Crítica à Sociedade Burguesa
Uma Introdução

Objetivo Geral:  
O curso tem como objetivo explorar – numa perspectiva panorâmica - a obra cinematográfica de Luchino Visconti, com foco em sua crítica à sociedade burguesa, abrangendo desde o neorrealismo até suas obras tardias (1943-1976). O curso visa demonstrar a importância do realismo histórico de Luchino Visconti para a consciência crítica da modernidade tardia do capital. 

Estrutura do Curso:
O curso será dividido em 5 módulos temáticos, sendo 1 módulo de Introdução. 
7 Aulas – 2 horas cada - no total de 14 horas/aula (incluso 1 aula de Introdução)
As aulas serão quinzenais – aos domingos das 19 às 21 horas - nos seguintes dias:


Inscrições: 5 de fevereiro a 12 de março de 2025
Valor: RS 60,00

ATENÇÃO
Será disponibilizado a cada aluno/a os filmes de Luchino Visconti (com legendas e alta qualidade de imagem) no total de 14 filmes (mais 3 episódios de filmes).


Módulo 1: Introdução 
16 de março de 2025
Duração: 1 aula
Ementa
Apresentar o curso “O Cinema de Luchino Visconti e a Crítica à Sociedade Burguesa: Uma Introdução”, explicando cada módulo e suas ementas. Apresentarei a metodologia de análise crítica a ser utilizada para tratar do conjunto da obra fílmica do cineasta italiano.  Apresentarei a vida e obra de Luchino Visconti, seu tempo histórico, sua filiação estética e política (em comparação com outros cineastas italianos e europeus: De Sica, Rossellini, Antonioni, Fellini, a nouvelle vague, Buñuel, Bergman, etc). Apresentarei a importância da obra de Luchino Visconti para a crítica da modernidade tardia do capital. 

Módulo 2: O Neorrealismo e a Crítica Social
13 de abril de 2025
Duração: 1 aula 
Ementa
Este módulo introduz o neorrealismo italiano e sua relação com o contexto histórico do pós-guerra. Através dos filmes Ossessione, La Terra Trema, Bellissima e mais tardiamente, Rocco i suoi fratelli, serão analisados os temas da exploração econômica, das desigualdades sociais e das aspirações da classe trabalhadora. O objetivo é compreender como Visconti utiliza a estética realista para denunciar as contradições da sociedade burguesa e capitalista.  
Filmes Analisados:  
Obsessão [Ossessione] (1943)  
A terra treme [La Terra Trema] (1948)  
Belíssima [Belíssima] (1951)
Rocco e Seus Irmãos [Rocco i suoi fratelli] (1960) 
 
Episódio com Anna Magnani do filme Nós, As mulheres [Siamo donne] (1953)

Módulo 3: A Decadência da Aristocracia e a Ascensão da Burguesia  
27 de abril de 2025
Ementa
Neste módulo, serão explorados os filmes que retratam a transição entre a aristocracia em declínio e a ascensão da burguesia. Através de Senso (1954) e O Leopardo (1963), serão discutidos temas como a decadência dos valores tradicionais, o transformismo e a revolução passiva na época da Risorgimento italiano.  
Duração: 1 aula
Filmes Analisados:  
Sedução da carne [Senso] (1954) 
O Leopardo [Il Gattopardo] (1963)  

Módulo 4: A Burguesia Moderna e suas Contradições  
Ementa
Este módulo aborda a burguesia moderna e suas contradições, com foco nos filmes Le Notti Bianche, Vaghe Stelle dell'Orsa, La Caduta degli Dei e Lo straniero. Serão discutidos temas como solidão, alienação, corrupção moral e autoritarismo. O objetivo é compreender como Visconti retrata a crise existencial e a decadência moral da burguesia em um contexto de transformações sociais.  
Duração: 2 aulas
11 de maio de 2025
25 de maio de 2025

Filmes Analisados:  
Noites brancas [Le Notti Bianche] (1957)
Vagas Estrelas da Ursa Maior [Vaghe Stelle dell'Orsa] (1965)  
Os Deuses Malditos [La Caduta degli Dei] (1969)  
O Estrangeiro [Lo straniero] (1967) 
 
Episódio "O Trabalho" (no filme Boccaccio '70 [Boccaccio ´70] (1962)
Episódio "A Bruxa Queimada Viva" (no filme As Bruxas [Le Streghe] (1967)

Módulo 5: A Decadência e a Morte como Metáforas da Burguesia  
Ementa
O último módulo explora a temática da decadência e da morte como metáforas para o esgotamento da burguesia. Através de Mort à Venise,  Ludwig, Gruppo di Famiglia in un Interno  e L'Innocente, serão discutidos temas como a beleza, a violência e o esgotamento cultural. O objetivo é analisar como Visconti utiliza a estética barroca e a narrativa trágica para criticar a hipocrisia e o moralismo burguês
Duração: 2 aulas
08 de junho
22 de junho

Filmes Analisados:  
Morte em Veneza [Mort à Venise] (1971)  
Ludwig, A paixão de um Rei [Ludwig] (1972)  
Violência e Paixão [Gruppo di Famiglia in un Interno] (1974)  
O Inocente [L'Innocente] (1976)  


Metodologia:  
Cada aula seguirá a estrutura metodológica proposta anteriormente, com:  
1. Introdução e Contextualização (Sinopses e Personagens) (20 minutos).  
2. Exibição de Trechos (cenas) Selecionados de Filmes (30 minutos).  
3. Discussão Dirigida, Prática Reflexiva e Síntese Temática (70 minutos).  

Avaliação:  
- Participação nas discussões em aula.  
- Elaboração de um ensaio crítico sobre um dos filmes analisados, relacionando-o com a temática do curso.  

Bibliografia
1. ARISTARCO, Guido. *Su Visconti: Materiali per un'analisi critica*. Roma: Casa Editrice.  
2. BACON, Henry. *Cinema e História*. São Paulo: Paz e Terra, 1992.  
3. BACON, Henry. *Visconti: Explorations of Beauty and Decay*. Cambridge University Press, 1998.  
4. FABRIS, Mariarosaria. *O neo-realismo cinematográfico italiano: uma leitura*. São Paulo: EDUSP; FAPESP, 1996.  
5. FARIA, Flora de Paoli. *Entre a literatura e o cinema: vigília viscontiana*. Alea. Revista de Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, 1999, No 1.  
6. HENNESSEY, Brendan. *Luchino Visconti and the Alchemy of Adaptation*. New York: State University of New York Press, 2022.  
7. LIANDRAT-GUIGUES, Suzanne. *Luchino Visconti*. Madrid: Ediciones Cátedra, 1997.  
8. McELHANEY, Joe. *Luchino Visconti and the Fabric of Cinema*. Detroit: Wayne State University Press, 2021.  
9. MICCICHÉ, Lino. *Luchino Visconti: un profilo critico*. Venezia: Tascabili Marsílio, 2006.  
10. NOWELL-SMITH, Geoffrey. *Visconti*. London: Doubleday, 1968.  
11. OLDRINI, Guido. *História do cinema na cultura do século XX: Um mapeamento crítico*. Maceió: Coletivo Veredas, 2023.  
12. PORRU, Mauro. *Luchino Visconti: o intérprete do estetismo decadente*. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.  
13. RADIGALES, Jaume. *Luchino Visconti: Muerte en Venecia*. Barcelona: Paidós, 2001.  
14. SCHIAFANO, Laurence. *Visconti: O fogo da paixão*. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.  
15. TONETTI, Claretta Micheletti. *Luchino

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Giovanni Alves

Giovanni Alves é professor de sociologia da UNESP, coordenador da Rede de Estudos do Trabalho (RET) e do Projeto Tela Crítica (www.telacritica.net) e Projeto CineTrabalho (www.projetocinetrabalho.net).

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.