05 mar - 2024 • 19:30 > 26 mar - 2024 • 21:00
05 mar - 2024 • 19:30 > 26 mar - 2024 • 21:00
Esse curso de quatro encontros apresenta alguns conceitos centrais do feminismo de Luce Irigaray, buscando estabelecer pontes entre suas ideias principais e as discussões feministas da atualidade. O objetivo é apresentar conceitos da teoria de Irigaray que podem contribuir para o feminismo hoje, além de permitir um aprofundamento na própria obra de Luce Irigaray.
Luce Irigaray é um dos grandes nomes do feminismo do século XX. Mas, no Brasil, apenas um de seus livros foi publicado, "Este sexo que não é só um sexo" (no original, Ce sexe qui n'en est pas un), de 1977. Lido de forma isolada do resto de sua obra, "Este sexo que não é só um sexo" se mostra uma leitura desafiadora e complexa. A teoria de Irigaray permite muitas interpretações possíveis, mas, para que possamos entender sua obra em toda sua riqueza e complexidade, é preciso nos aparelhar de outros elementos de sua teoria - que podem facilitar a leitura de "Este sexo...".
A ministrante do curso, Paula Gruman, é doutora em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade Paris Cité (antigamente chamada Paris VII ou Paris Diderot). Seu doutorado teve como referência principal a obra de Luce Irigaray, com quem a ministrante teve a oportunidade de estabelecer um diálogo ao longo de um seminário doutoral de uma semana. A proposta desse curso é compartilhar o percurso conceitual percorrido ao longo dos anos do doutorado, buscando facilitar o acesso à leitura da filosofia de Luce Irigaray.
A obra feminista dessa filósofa, psicanalista e linguista belga foi extremamente influente nas discussões feministas dos anos 1970 e 1980. Na teoria de gênero de Judith Butler, mais contemporânea, também podemos perceber uma influência importante do pensamento de Irigaray.
Como, então, sua teoria pode contribuir para os feminismos de hoje, cada vez mais preocupados com a inclusão das pautas de raça, classe, sexualidade e com os gêneros situados fora da cis-heteronorma? Esse curso busca apresentar alguns de seus conceitos que mais tem a contribuir para o debate feminista contemporâneo. Apresentaremos algumas de suas ideias, como:
Buscaremos produzir articulações entre a teoria de Luce Irigaray e os feminismos contemporâneos, mais inclusivos de identidades e sexualidades ditas "fora da norma", além de também dialogar com feminismos negros e decoloniais.
Avisos importantes

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Paula Gruman Martins
Paula Gruman Martins é psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade Paris Cité, onde também realizou Mestrado em Psicanálise e Pesquisas Interdisciplinares. É psicanalista e pesquisadora feminista, autora de diversos artigos sobre feminismo e psicanálise. Ministra cursos e grupos de estudos sobre gênero e psicanálise. Estuda principalmente o corpo e a materialidade em psicanálise, apoiando-se no pensamento de Luce Irigaray.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.