Fale com o produtor

O evento já encerrou...

LIVE Passinho oficial

Carregando recomendações...
Evento encerrado

LIVE Passinho oficial

30 abr - 2024 • 18:00 > 30 abr - 2024 • 19:00

 
Evento Online via Youtube

Descrição do evento

Em março deste ano, o Passinho, dança criada nos bailes funk das comunidades cariocas, foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. No dia 30 de abril, às 18h, vira tema de bate-papo virtual, organizado pelo Museu do Pontal, com a presença da dançarina Celly IDD, do gestor cultural e artista da dança Hugo Oliveira e do cineasta Emilio Domingos. 

Nascido nos anos 2000, o Passinho apresenta uma mistura de break, frevo, samba e capoeira. Em 2018, virou patrimônio cultural da capital fluminense. E, este ano, ganhou o reconhecimento do estado, com o objetivo de divulgar as expressões artísticas de jovens periféricos, contribuindo para a diminuição do preconceito.  

A live Passinho oficial: expressão artística criada nos bailes funk é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio procura discutir a importância do movimento, de seu reconhecimento e um pouco de sua história.  

O encontro, que será transmitido pelo canal da instituição no Youtube (@MuseudoPontalOficial), faz parte do programa Arte e Cultura Popular em Rede, realizado com apoio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. 

SOBRE OS CONVIDADOS: 

Celly IDD  - O talento e a coragem para enfrentar a hegemonia masculina nas batalhas de passinho fizeram de Celly IDD referência feminina na dança. Conhecida como Imperatriz da Dança, ela vai dos bailes do Morro dos Macacos às batalhas de dança em Nova York. Também atua como consultora de arte, coreógrafa, DJ, MC e beatmaker. E é fundadora, diretora artística e geral do Grupo Core, uma das primeiras companhias de passinho.   

Hugo Oliveira  - Cria do Morro da Providência, artista da dança, educador, pesquisador, gestor cultural e doutorando em Comunicação Social pela UERJ. Tem experiência em gestão de projetos, com foco em educação, dança, juventude, favela e desenvolvimento social em instituições como Instituto Pereira Passos, Secretaria Estadual de Cultura, Redes da Maré e Museu de Arte do Rio. É autor do livro “Vem Ni Mim Que Eu Sou Passinho”, fruto da sua dissertação de mestrado na UFF, idealizador da Galeria Providência, do coletivo Bonde do Jack  e um dos coordenadores do Pré-Vestibular Marielle Franco.  

Emilio Domingos  - Cineasta, antropólogo, pesquisador, roteirista e produtor. Como diretor, realizou os documentários “Black Rio!Black Power!” (2023), “Favela é Moda” (2019), “Deixa na Régua” (2016), “A Batalha do Passinho” (2012) e “L.A.P.A.” (2008). Para a TV, foi diretor geral do documentário “Chic Show” (2023), e da série “Enigma da Energia Escura” (2021), com Emicida. Enquanto roteirista, além de seus filmes, escreveu “Anitta: Made in Honório” (2020) e “Viajando com os Gil” (2023). É também membro da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences (Oscar). 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Museu do Pontal

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por cerca de 9.000 peças de mais de 300 artistas brasileiros. Em 2021, o Museu irá ganhar uma nova sede, na Barra da Tijuca, construída especialmente para abrigar o acervo com mais segurança e proporcionar maior conforto ao público.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora