12 set - 2022 • 20:00 > 12 set - 2022 • 21:00
12 set - 2022 • 20:00 > 12 set - 2022 • 21:00
Considerado o berço da humanidade, o continente africano possui uma das maiores diversidades culturais do mundo, com muitas variedades linguísticas e religiosas, distribuídas em 54 países independentes, fazendo dela o terceiro continente mais extenso do globo e o segundo mais populoso. África possui cerca de 490 etnias e mais de 2.000 idiomas diferentes. Além disso, a cultura africana é uma das matrizes culturais do Brasil, sendo algumas das manifestações mais evidentes a nossa música, culinária e religião.
Com isso, acontece no dia 12/09 às 20h a LIVE - Africanidades e Escola Pública, que faz parte de uma série de lives gratuitas que serão realizadas sobre a África, transmitida via Youtube.
Para esse evento, contaremos com a presença:
Descrição: Odair Marques da Silva, licenciatura em Ciências pela FSJT, especialização em Análise de Sistemas pela PUCCAMP, mestrado em Gestão da Qualidade Total pela FEM/Unicamp, Doutorado em Ciências da Cultura pela UTAD/Portugal. Analista de Sistemas no Centro de Computação da UNICAMP. Atuou como gestor público, como Secretário Municipal de Educação no Município de Hortolândia (1997/1998 e 2005/2006), diretor-executivo da Fundação Municipal para a Educação Comunitária, PMC (2002/2003), Coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social, órgão de extensão universitária da UNICAMP (2013/2017). Membro do Conselho Editorial da Revista “Tecnologia, Sociedade e Conhecimento”, do NIED/Unicamp (2018, atual). Membro da Diretoria Nacional da REAFRO (2019, atual). Membro da Direção da ENAFRO (2021/Jun-2022). Autor do livro 'Atlas Geocultural da África'.
2. Profª Sheila Perina
Descrição: Pedagoga pela Universidade de São Paulo com graduação sanduíche na Universidade Lueji A'konde (Angola). Intercambio na Universidade Pedagógica de Moçambique. Atuou como docente na Escola Superior Pedagógica do Bengo em Angola. É mestre (bolsista CAPES) em Educação pela Faculdade de Educação da USP e doutoranda (bolsista CAPES) na área de Educação e Linguagem na mesma instituição. Tem se dedicado a pesquisas a respeito do ensino de línguas em Angola, Brasil e Moçambique. Desde 2013, frequenta o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação da Universidade Lueji A'nkonde - GEPEULAN. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP, desde 2016. É autora do livro infantil "As Brincadeiras Africanas de Weza".
A mediação vai ser da Eurides Nascimento
Descrição: Eurides Nascimento, uma semente bem regada, plantada em solo fértil, no Estado da Bahia, na cidade de Cachoeira, no distrito de Boa Vista de Belém, neta de Yá Perina, Eurides Silva de Jesus, uma analfabeta que por necessidade aprendeu a arte do afroempreendedorismo, legado que carrego e disssinarei até os últimos dias da minha vida. Hoje aos 40 anos , sou uma árvore de raízes fortes e profundas. Carrego a essência do Magistério e o gosto pelo estudo e pesquisa de minha Matriarca Professora Antonia Rita Silva de Jesus. Este gosto me trouxe até aqui. Sou o sonho futurista de minha avó, AfroEmpresária,CEO no Instituto Libras Mais Soluções em Acessibilidade e Diversidade. Educadora, Intérprete e Poetisa de Língua Brasileira de Sinais baiana, Consultora em Acessibilidade e Diversidade, Graduada em Letras/Inglês e Pedagogia- FTC. Pesquisadora com ênfase em Estudos Surdos, Interseccionalidade, Tecnologia Acessível, Capitalismo Consciente e Desenvolvimento Humano, Coach Bilíngue e Mentora de Negócios.
Não perca!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Afroimpacto
Somos a Afroimpacto: um hub de desenvolvimento afroempreendedor que realiza ações nos eixos de Consultoria, Educação Empreendedora e Programas de Desenvolvimento, com o objetivo de reduzir a desigualdade social, econômica e educacional no cenário do empreendedorismo. Queremos conectar ecossistemas para impulsionar empreendedores/as negros/as, e assim, promover seu desenvolvimento socioeconômico.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.