Guerra e paz
Uma forma literária que foge das classificações literárias europeias, escrita no auge criativo de Tolstói e inscrita na turbulenta década de 1860, na qual se deu a grande ascensão do romance russo. Eis Guerra e Paz, com suas 1500 páginas e centenas de personagens. Na turbulência de sua época, Tolstói recupera a experiência dos oficiais revolucionários dezembristas nas guerras napoleônicas, movimento ousado para um autor cerceado pela censura tsarista.
Na leitura acompanharemos essas idas e vindas através da história destas centenas de personagens reais e fictícias, sempre colocando em perspectiva a sociedade na qual a obra se inscreve, as vicissitudes da gênese da obra, o diálogo que ela estabeleceu com a sociedade e a intelligentsia russa em seu tempo, além de desdobramentos posteriores.
Encontros
Serão dez encontros mensais através da plataforma Google Meet, às quartas-feiras, das 19h às 21h. O plano de aulas cobre cerca de 140 páginas por encontro. O link é único e será disponibilizado ao início dos encontros, que serão gravados e posteriormente disponibilizados aos alunos inscritos. Os alunos inscritos terão direito a participar do nosso grupo no Whatsapp, para manter a leitura, e também do nosso Google Classroom.
Edição
Utilizaremos a tradução do romance de Rubens Figueiredo, feita diretamente do russo e publicada originalmente pela editora Cosac Naify. Posteriormente a mesma tradução foi republicada pela Companhia das Letras.
CertificadoOs participantes que quiserem certificado de horas só precisam enviar um e-mail para
[email protected].
César Marins
Professor e tradutor, doutorando do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP (pesquisa sobre Os demônios, de Dostoiévski), e bacharel e licenciado em Letras pela UNIFESP. Tradutor de Fumaça, de Ivan Turguêniev (DUMA Editorial).
Leituras Russas
Divulgando literatura russa na internet desde 2009, o projeto nasce da demanda por leituras mais cerradas das obras literárias russas, que deem conta não só de suas vicissitudes, mas também seu contexto mais amplo na sociedade.