Otimização de processos, eliminação de desperdícios, aumento da produtividade, destaque em competitividade e redução de custos já não são mais assuntos opcionais na Construção Civil. Nesse cenário, Lean e Construção 4.0 estão em alta no mercado e estão na mesa de discussão da maioria das construtoras – ou pelo menos deveriam estar.
Atualmente, já temos grandes cases no mercado de digitalização e inovação na construção, contudo para que isto permeie entre todo o setor, que é tradicionalmente analógico, sabemos que a jornada ainda é longa. Nesse contexto, é indispensável o papel da educação, da colaboração e do compartilhamento de conhecimento. E este é o principal intuito do curso de Lean e Construção 4.0.
Com um time de professores da Climb e convidados especiais que têm vivenciado na prática a transformação do setor, a Climb Consulting Group espera contribuir para a disseminação de conhecimento prático, de valor e com qualidade. Afinal, a Construção 4.0 não é necessariamente a disrupção total em tecnologia. Ela é muito mais do que isso, e esta intimamente ligada com o Lean Construction.
Ficou curioso? Vem conosco nessa jornada de desenvolvimento!

Marcus Fireman. Engenheiro Civil pela UFAL, Mestre em Gestão da Construção com ênfase em Lean pela UFRGS e Doutorado em andamento em Gestão da Construção com ênfase em Lean Construction pela UFRGS. Co-fundador da empresa Climb Consulting, um dos idealizadores do Fórum de Inovação da Construção e palestrante em congressos, workshops nacionais sobre a aplicação do Lean Construction. Experiência com implementação de Lean Construction em mais de 40 projetos (Linhas de Transmissão, Aeroportos, Obras Industriais e Residenciais).

André Medina. Gerente de Inovação na Andrade Gutierrez, responsável pela estratégia de Inovação Corporativa, através da inovação aberta, cultura de inovação, intraempreendedorismo e contatos com hubs, startups, universidades e centros de pesquisa.

Diego Calvetti. Doutor no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ele tem mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de projetos e consultoria em projetos de engenharia (petróleo e gás, infraestrutura e construção). Também possui mestrado em Construção Industrial (2016, Universidade Federal Fluminense) e é Gerente de Projetos (PMP) certificado desde 2011. Atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na área de Engenharia, com ênfase nos seguintes temas: Projeto Gestão, Construção 4.0, Gêmeos Digitais, Digitalização, Projetos de Start-ups Orientados por Dados, Capacitação da Força de Trabalho e Economia Circular. Atualmente é pesquisador no projeto GrowingCircle para o Instituto de Construção (Portugal) e NTNU - Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Além disso, Diego Calvetti é pesquisador da Fundação CERTI trabalhando com projetos de Petróleo e Gás visando a interoperabilidade Open-BIM e Digital-Comissioning.

Bruno Mota. Engenheiro Civil pela UFC; Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Mestre em Gerenciamento da Construção com ênfase em Lean Construction pela UFRGS. Mais de 12 anos de experiência em aplicação de conceitos Lean nas fases de projeto e construção de obras horizontais, verticais e de grande porte. Consultor Lean Sênior na Logikal Projects, em Birmingham (Inglaterra) atuando na implementação de Lean em projetos complexos. Colaborador no BIMe e Proferssor de Lean pela Zigurat (Espanha). Diretor Lean da SIPPRO, colaborando de forma remota com implementações Lean e BIM em projetos nacionais.

Beda Barkokebas. Engenheiro Civil pela UPE. Mestre em Gerenciamento da Construção (Universidade de Alberta/Canadá). 10 anos de experiência em obras, sendo 6 em consultorias. Sócio Fundador Plan B com atuação nos seguintes projetos offsite executados: Stonehave I (Alberta, Canadá), Landmark Pointe 5 (Alberta, Canadá) e Alameda das Palmeiras (Pernambuco, Brasil).
Cristina Toca Pérez. Atualmente trabalha como pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Aarhus (AU), Dinamarca. Cristina é Ph.D. em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil (2020). Pérez atuou como pesquisadora visitante no Georgia Institute of Technology - EUA (2018-2019). Sua pesquisa de doutorado, em 2018, foi reconhecida em concurso brasileiro com o Prêmio de Inovação Acadêmica pela Associação dos Proprietários de Empresas Imobiliárias da Bahia - Brasil (ADEMI-BA) para premiar o melhor projeto de pesquisa aplicado na Indústria da Construção.