Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Lançamento do Comitê de Relações Étnico-raciais

Carregando recomendações...

Lançamento do Comitê de Relações Étnico-raciais

14 ago - 2024 • 17:00 > 14 ago - 2024 • 18:30

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Lançamento do Comitê de Relações Étnico-raciais

14 ago - 2024 • 17:00 > 14 ago - 2024 • 18:30

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

Portas Abertas
Lançamento do Comitê de Relações Étnico-raciais

Roda de conversa, com
Ketlin Costa
Stefani de Oliveira Flores
Larissa Montardo Machado

14 de agosto/24, quarta-feira, 17h às 18h30 - 1º encontro
Atividade gratuita | On-line | Zoom*
Check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*

 
Venha conhecer o novo comitê da SPRGS. A partir deste encontro vivenciaremos uma roda de conversa sobre as seguintes perguntas: "o que são relações étnico-raciais?", "você sabe a importância desta temática?", "o que é o comitê?", “como posso fazer parte do comitê?”.

Público-alvo: estudantes de psicologia, psicólogos(as/es), sócios(as/es) e não sócios(as/es)
Eixo temático: relações étnico-raciais
Carga horária: 1h30min.

Inscrições exclusivamente em: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 minutos antes do horário do evento ou quando esgotarem-se as vagas)

Objetivos:
Possibilitar a abertura de um espaço seguro para estudantes e profissionais dialogarem sobre as relações étnico-raciais; compartilhar a construção da ideia e divulgar o comitê.

- Ketlin Costa: psicóloga (PUCRS) e acompanhante terapêutica; mestranda em Psicologia (PUCRS) no Grupo de Pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades; pós-graduanda em Direitos Humanos nas Relações Étnico-raciais, Gênero e Diversidade (ULBRA); ligante na Liga de Estudantes e Recém-formados (SPRGS); uma das idealizadoras do Grupo de Trabalho Negritudes (SAPP e NEABI PUCRS); integrante do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas da PUCRS; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da População Negra Harambee (UFRGS); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência NEPEVI (PUCRS).
- Stefani de Oliveira Flores: psicóloga (PUCRS); pós-graduanda em Direitos Humanos nas Relações Étnico-raciais; Gênero e Diversidade (ULBRA); integrante do Grupo de trabalho Negritudes pelos SAPP e NEABI PUCRS.
- Larissa Montardo Machado: psicóloga clínica sistêmica (PUCRS); especialista em Terapia de Família e Casal (DOMUS); Diretora Suplente da SPRGS, responsável pelo NIC - Núcleo de Intercâmbio com a Comunidade.




As relações étnico-raciais referem-se às relações “estabelecidas entre os distintos grupos sociais, e entre indivíduos destes grupos”, sendo “informadas por conceitos e ideias sobre as diferenças e semelhanças relativas ao pertencimento racial destes indivíduos e dos grupos a que pertencem" (Verrangia; Petronilha, 2010, p. 709). Neste sentido, o estudo das relações étnico-raciais no contexto brasileiro se mostra imprescindível, tendo em vista o âmbito do racismo estrutural e estruturante (Almeida, 2019) que opera a organização da sociedade brasileira, que se encontra alicerçada na colonialidade e imperialidade enquanto repercussões do colonialismo e imperialismo (Ballestrin, 2017).
Desta maneira, a descolonização se mostra como um caminho possível para enfrentar as inequidades e desigualdades decorrentes da colonização no país. À vista disto, o compromisso ético-político e social da psicologia pode ser compreendido como característica indispensável à formação e atuação profissional de pessoas estudantes e formadas em psicologia. Neste sentido, o comprometimento com a formação continuada sobre diversas temáticas, como por exemplo as relações étnico-raciais, e a articulação em diferentes espaços considerando a pluralidade de pessoas e vivências, se mostram como um movimento importante de ampliação do compromisso da categoria e de promoção da comunicação com a comunidade (além da categoria profissional), contribuindo com os saberes e fazeres da profissão para com a comunidade.
Destarte, a atividade tem como objetivo acrescentar a relevância do espaço de atuação do Núcleo de Intercâmbio com a Comunidade (NIC) e do início do novo Comitê de Relações Étnico-Raciais enquanto promotor de diálogo, estudo e compromisso da e com a categoria profissional frente às relações étnico-raciais e suas temáticas relacionadas no contexto brasileiro.

Referências
- Almeida, S. (2019). Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA.
- Ballestrin, L. M. D. A. (2017). Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O elo perdido do giro decolonial. Dados, 60, 505-540.
- Verrangia, D., & Silva, P. B. G. (2010). Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, 36, 705-718.



Informações pelo atendimento on-line da secretaria: [email protected] ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)



*Necessário app Zoom instalado.

Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição 
(o link/botão de acesso encontra-se no corpo do e-mail enviado pelo sistema Sympla com a confirmação da sua inscrição).
Veja no e-mail recebido após a inscrição as instruções para conferir como acessar o evento.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) há 60 anos representa psicólogos e estudantes de Psicologia e promove o intercâmbio com a comunidade, profissionais e instituições, com oportunidades de estudos e aperfeiçoamento em comitês, cursos, palestras, jornadas, mostras científicas, prêmios e atividades culturais. Uma entidade civil, de utilidade pública, sem fins lucrativos, trabalhando para o desenvolvimento da psicologia e da coletividade.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.