18 mar - 2024 • 09:00 > 08 abr - 2024 • 12:00
18 mar - 2024 • 09:00 > 08 abr - 2024 • 12:00
Introdução
Todas as pessoas se envolvem em conflitos, seja para tratar de questões do cotidiano, seja para superar impasses em conflitos mais complexos, com múltiplas partes e temas polêmicos. O primeiro passo para colher bons frutos no processo de tratamento dos conflitos é entender a situação e os fatores que estão influenciando as pessoas nessa interação conflituosa. Este curso foi desenvolvido para que você possa conhecer melhor os elementos do conflito e exercitar o mapeamento de situações de conflito em que você esteja envolvido ou envolvida seja como parte ou como um/uma profissional que intervém ou facilita um processo de tratamento do conflito.
O mapeamento de conflito é uma maneira de aumentar a consciência sobre esses fatores e de iniciar a elaboração de um plano de atuação que considere o que é importante para você e para as outras pessoas envolvidas. Com uma visão ampliada da situação e dos padrões de relacionamento, o conflito pode ser percebido como uma oportunidade de transformar as relações entre as pessoas, gerando mudanças desejadas que beneficiem as pessoas envolvidas.
A metodologia do mapeamento proposto é baseada na identificação de três elementos básicos de um conflito: Pessoas, Problemas e Processos. Comumente chamada de 3 P's, foi escolhida por ser uma forma mais simples de iniciar as práticas de mapeamento de conflitos, considerando que nessa jornada teremos quatro encontros de 3 horas para praticar. A partir da minha experiência de mais de 15 anos como mediador de conflitos e facilitador de diálogos, incrementei a abordagem básica dos 3 P's com aportes teóricos e ferramentas da Comunicação Não-Violenta (Marshall Rosenberg), da transformação de conflitos (John Paul Lederach), da negociação baseada em princípios (modelo de Harvard), do mapeamento elicitivo de conflitos (Wolfgang Dietrich) e da gestão colaborativa de projetos sociais.
Objetivo da jornada
O objetivo, ao final dos quatro encontros, é que você possa aprender a realizar o mapeamento de um conflito real com a identificação das pessoas envolvidas e suas características, dos problemas ou temas que influenciam essas pessoas, e dos processos de interação entre elas. Também são objetivos dessa jornada, compreender conceitos importantes para o tratamento adequado de conflitos, vivenciar e refletir sobre as situações conflituosas da sua realidade e compartilhar experiências com os demais participantes do curso.
Ao desenvolver a capacidade de mapeamento, a pessoa amplia as possibilidades de intervenção qualificada nos conflitos do seu dia-a-dia, com impactos relevantes para as necessidades e interesses dos envolvidos.
Calendário de inscrições
*Antecipada promocional* - ESGOTADAS!
*Ainda dá tempo* - 10 vagas – R$449,90
Disponíveis de 04/03, às 00:00, até 10/03, às 23:59.
*Última chance* - 10 vagas – R$504,90
Disponíveis de 11/03, às 00:00, até 17/03, às 23:59.
| Segunda-feira, 18 de março | 09:00 às 12:00 | |
| Segunda-feira, 25 de março | 09:00 às 12:00 | |
| Segunda-feira, 1º de abril | 09:00 às 12:00 | |
| Segunda-feira, 8 de abril | 09:00 às 12:00 |
Carga horária
12 horas
Programação
1º encontro - apresentação de um mapa mental de mapeamento de conflitos com diversas possibilidades de exploração do cenário conflituoso. Integração e estabelecimento de uma base comum para o trabalho do grupo. Início do mapeamento de um conflito real pelos participantes em dinâmicas individuais e em subgrupos. Escolha do conflito e características do episódio.
2º encontro - Pessoas - Conceitos e atividades relacionadas com o primeiro elemento do mapeamento de conflitos. Aspectos da Comunicação Não-Violenta, percepções, camadas, implicação, Níveis, relações das pessoas nos conflitos. Mapeamento das pessoas envolvidas no seu conflito.
3º encontro - Problemas/temas - Conceitos e atividades relacionadas com o segundo elemento do mapeamento de conflitos. Ferramentas voltadas para o mapeamento do problema: Levantamento e verificação de informações (matriz CSV), Árvore de problemas, Enquadramentos (perspectivas, narrativas, Reenquadramentos), Questões, Opções, Alternativas e temas recorrentes. Mapeamento das questões e temas do conflito de cada participante em atividades individuais e em grupo.
4º encontro - Processo (dinâmica de interação) - Conceitos e atividades relacionadas com o terceiro elemento do mapeamento de conflitos. Passado, presente e futuro da interação entre os envolvidos. Histórico, Relacionamento, Comunicação, Esperança e Mudança. Mapeamento do processo de interação, do relacionamento e das possibilidades de intervenção no conflito mapeado. Fechamento da jornada com compartilhamento de insights e aprendizados do grupo.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Vladimir da Matta Gonçalves Borges
Mediador e facilitador de diálogos, capacitado em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Foi instrutor de cursos de conciliação/mediação e mediador no Centro Universitário de Brasília. Pós-Graduado em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com Ênfase no Equilíbrio Emocional, oferecido pelo Instituto Paz & Mente em parceria com a Cátedra UNESCO de Estudos para Paz, Innsbruck e Instituto Santa Barbara na Califórnia.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.