16 jun - 2025 • 19:00 > 23 jun - 2025 • 19:00
16 jun - 2025 • 19:00 > 23 jun - 2025 • 19:00
Este minicurso, de dois encontros, abordará o pensamento do psicanalista húngaro Sándor Ferenczi com ênfase em suas contribuições sobre os processos de construção e reconstrução do psiquismo.
O interesse de Ferenczi pelos processos atuantes na constituição do psiquismo manifesta-se já em seus primeiros escritos, e estende-se por toda a sua obra. Em um de seus artigos psicanalíticos iniciais, "Transferência e Introjeção", ele identifica um movimento expansivo do eu e o nomeia “introjeção”, conceito por ele postulado que permanece na psicanálise até os dias atuais. Mais adiante, pautando-se nas hipóteses de Freud sobre o processo de transição do princípio do prazer ao da realidade, Ferenczi argumenta que, ao buscar formas de recuperar um prazer perdido, o eu desenvolveria novas capacidades de contornar os obstáculos à sua satisfação impostos pela realidade. Paralelamente, a libido encontraria novos modos de se ligar aos objetos de seu interesse. A introjeção teria papel direto na intermediação dessa relação entre o eu e o mundo, assim como o movimento oposto a esse, a projeção. Em meio às discussões sobre esses processos adaptativos mais amplos, Ferenczi também aborda como eles se relacionariam ao funcionamento das pulsões, das diferentes instâncias psíquicas e ao papel exercido pelas particularidades do ambiente ao redor. Essas particularidades, por sua vez, também podem trazer – e trazem – percalços ao processo de construção do eu. Nem sempre os cuidadores são atentos à criança; nem sempre o indivíduo está preparado para a surpresa de um evento que vem a ser traumático. O psiquismo, diante disso, além de se construir, também precisa dispor de mecanismos que lhe permitam sobreviver e, em seguida, se reconstruir.
Os processos de introjeção e projeção na relação entre o eu e o mundo;
O papel das pulsões, das instâncias psíquicas e do ambiente na formação psíquica;
A importância dos mecanismos de sobrevivência e reconstrução diante de traumas e falhas ambientais;
A relevância da clínica de Ferenczi para a teoria psicanalítica contemporânea.
Os encontros acontecerão dia 16 e 23 de junho, segunda-feira, 19h. A gravação ficará disponível por 90 dias após o fim do evento.
Professor convidado: João Maciel é psicólogo, doutor em psicologia (UFJF), com estágio de pesquisa na Università degli Studi di Cagliari, Itália. Desenvolve pesquisas nas áreas de epistemologia, história e filosofia em psicanálise, com ênfase na obra de Sándor Ferenczi.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Espaço Ceis
Um espaço de transmissão da psicanálise em debate com outras disciplinas das ciências humanas. Email para contato: [email protected]
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.