Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
Introdução à Teologia
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Introdução à Teologia

3 ago - 2022 • 20:00 > 19 out - 2022 • 22:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Apresentação:

             O Curso de Introdução à Teologia Online é uma iniciativa do Conselho do Laicato do Brasil (CNLB), da Diocese de Santo André, que visa propiciar uma introdução à Teologia Cristã contemporânea desde uma ampla gama de disciplinas que possibilitam vislumbrar à pluralidade e amplitude dos estudos de teologia ao mesmo tempo que há um enfoque de perspectiva desde a Doutrina Social da Igreja e das Encíclicas Papais de Papa Francisco.

Trata-se assim, de um aperitivo, um mostruário, uma introdução do que é um curso de teologia, visando instigar à aprofundamento dos estudos. Sendo assim, não é um curso acadêmico de Teologia, mas também não é o curso popular. Trata-se de uma linguagem adaptada à internet, objetiva, conceitual, metodológica, o que implica na compreensão de que é mesmo apenas uma introdução a alguns dos temas possíveis de um curso mais aprofundado.

Contudo, pela qualidade das professoras e professores do curso, este apresenta uma ótima unidade conceitual, garantindo um instrumental teórico privilegiado para a aplicação na prática teologal, cotidiana.

 Como e quando ocorrerá:

             Esta primeira versão do curso será online, ao vivo, com possibilidade de interação entre participantes. A plataforma utilizada é a Sympla, basta fazer um breve cadastro pelo sistema e receberá no e-mail cadastrado os dados para acesso, que são individualizados (não podem ser divulgados externamente, pois cada dado de acesso é para uma pessoa). As aulas ocorrerão pela plataforma Zoom que garante exímia qualidade de transmissão, interação e gravação do evento. E ainda se você quiser participar, interagir, mas não querer sua imagem gravada, sem problemas, basta recusar a gravação no início da aula.

            As aulas serão semanais, às quartas-feiras, das 20h às 22h. Cada aula terá uma exposição de no máximo 60minutos, e depois o tempo será reservado para o diálogo, interação. A agenda do curso está ao final deste documento.

 Disciplinas/temas que compõem o curso:

             Cada tema é de um encontro de cerca de 2h (uma quarta-feira):

 1.    Introdução ao conhecimento e ao pensamento

2.    Introdução ao pensar teológico

3.    História de Israel

4.    Palestina no tempo dos apóstolos

5.    Revelação

6.    Pentateuco

7.    Profetas

8.    Cartas de Paulo

9.    Teologia moral

10. Evangelhos Sinóticos  

Professoras e Professores:

Alejandro Cifuentes Flores -  Filosofia pela Universidade Intercontinental – Cidade do México; em Teologia pelo Itesp – São Paulo; Mestre em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana – Roma; e Doutorado em Direito Canônico pela UCA (Católica Argentina) – Buenos Aires.

Alexandre Ferreira Santos - esposo da Renata, pai da Alice, co-fundador do Podcast Uma Conversa, Analista de Pastoral da Marista Escola Social Ir. Lourenço (Vila Progresso, ZL-SP). Possui Licenciatura em filosofia (UniFai) bacharelado em teologia (PUC - SP), mestrado em filosofia e pensamento religioso (PU Lateranense - Roma).

Allan da Silva Coelho – Pós-Doutor em Filosofia e Estudos da Religião na EHESS - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Mestre e Doutor em Ciências da Religião na UMESP. Licenciado em Filosofia no Centro Universitário Assunção.

Cesar Nascimento Teixeira – Mestre em Educação, graduado em Teologia

Edson Ezequiel – Graduação em Filosofia e Mestrado em Teologia

Edson Clebes Negri - Graduações em Filosofia, Pedagogia e Teologia; Mestre em Filosofia Latino-americano a partir do pensador Enrique Dussel pela UFMT; e Psicanalista. Professor de Filosofia e Coordenador Pedagógico do Curso de Teologia para Leigos  e Professor na paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó, Cuiabá, MT. Elaborou o Projeto Princípio da Não Violência em Gandhi para Escolas.

Elisabete Cardieri – Graduação em Teologia, Mestrado em Teologia e Doutorado em Psicologia da Educação

Fernando Antonio da Silva – Graduação em História e Pós em Teologia

Giovanna Sarto - Doutoranda e mestra em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Editora da Revista Sacrilegens e comunicadora em Lilith Revisitada. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Religião, Educação e Gênero. Tem interesse nas áreas de Teologia Feminista, Pluralismo Religioso e Diversidade Sexual e de Gênero.

Hugo Allan Matos – Licenciado em Filosofia, Segunda Licenciatura em Pedagogia, Pós-graduação em Filosofia e História Contemporânea, Mestrado em Educação e Doutorando em Filosofia.

Lucas da Silveira Andrade - Coordenador do curso de História na Universidade São Francisco, supervisor de tutoria on-line, docente nos cursos de História e Teologia. Mestre em Educação na Universidade São Francisco. Formado em História, estudou teologia como Seminarista da Diocese de Bragança Paulista na PUC Campinas, especialista em Teologia e História das Religiões, Sagrada Escritura e em História da Cultura Afro brasileira. 

 Jung Mo Sung - Possui graduação em Filosofia (1984) e em Teologia (1984) doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1993) e pós-doutorado em Educação pela Univ. Metodista de Piracicaba (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

 Roberto Rodrigues – Teologia, Mestre em Ciências da Religião

Suzana Moreira - mestra em Teologia (PUC-Rio) e Coordenadora de Programas para Conversão Ecológica no Movimento Laudato Si'. Possui mestrado em Teologia Sistemático-Pastoral e bacharelado em Teologia pela PUC-Rio. Pesquisa na área de teologia do corpo, teologia latino-americana, teologia feminista e ecoteologia. Realiza palestras e formações sobre tais temas. Atua como consultora teológica sobre questões ligadas à justiça socioambiental na perspectiva católica. Trabalhou 10 anos como tradutora e intérprete de português, espanhol e inglês, e atualmente atua como Coordenadora de Programas para Conversão Ecológica no Movimento Laudato Si'. Amante das artes, toca violão e ukulele para acalmar a alma e brinca com a perna de pau para não esquecer da necessidade de equilíbrio e leveza na vida.

Vlademir Ramos – Teologia, Doutorado em Ciências da Religião. 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Introdução à Teologia

CNLB Santo André

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.