Fale com o produtor

O evento já encerrou...

INTERVENÇÃO EM CRISE E PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS

Carregando recomendações...

INTERVENÇÃO EM CRISE E PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS

08 dez - 2023 • 19:00 > 10 dez - 2023 • 12:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

INTERVENÇÃO EM CRISE E PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS

08 dez - 2023 • 19:00 > 10 dez - 2023 • 12:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

CURSO INTERVENÇÃO EM CRISE 

Atenção à crise em saúde mental: Comunicação terapêutica e primeiros socorros psicológicos

 

O curso visa oferecer aos participantes um aporte teórico e prático da intervenção em crise, a fim de que possam ao fim do curso, realizar o manejo de eventuais situações de crise com maior conhecimento técnico e segurança.

 

Objetivo: Capacitar profissionais, estudantes e pessoas interessadas na atuação com indivíduos e/ou pacientes, de forma individual, em estado de emergências que envolvem risco de vida ou risco social grave (comportamento violento, surto psicótico, risco de homicídio, tentativa de suicídio, etc.) e urgências (situações que envolvem riscos menores, mas que necessitam, também, intervenções: comportamento bizarro, agitação aguda, ideação suicida, crises de pânico, outros).


MODULO 1 - Intervenção em crise: definição, objetivos, diferenças entre intervenção em crise, a psicoterapia e outras intervenções. Crises vitais e circunstanciais. Emergências e Urgências. Contextos e locais de intervenção em crise: luto, violência, suicídio, tentativas de suicídio, desastres, transtornos mentais, dependências químicas.

 

MODULO 2 - Comunicação terapêutica e primeiros socorros psicológicos. Abordagem do paciente em agitação psicomotora e/ou comportamento violento. Os preceitos éticos na atuação. Técnicas de intervenção individual e grupal. Cuidando de si e dos colegas. A pessoa que trabalha em crises: características desejadas. Preparo técnico e pessoal. Avaliação dos procedimentos Intervenções específicas e interdisciplinares: acolhimento, entrevista, intervenção em rede e atendimento à familiares.

 

MODULO 3 - Comunicação e intervenções em crises psicológicas. Tentativas e Risco de Suicídio/ Manejo- Intervenções da crise suicida. Episódios Depressivos com agravamento. Crises de Ansiedade e Ataque de Pânico. Crises Psicóticas ou Episódios Dissociativos. Violência / Agressividade. Violência Doméstica Violação / Abuso Sexual. Apoio e Aconselhamento aos profissionais no local da ocorrência. Mecanismos de Crise Psicológica: Neurose e Psicose. Intervenção Precoce nas Psicoses.

 

MODULO 4 - Intervenção em contextos específicos: Urgências e Emergências Psiquiátricas. Trauma psicológico. Recuperação psicológica, resiliência e crescimento pós-traumático A crise psicológica no processo de luto. Notificação de morte e início do processo de luto. O Luto na parentalidade. O luto na infância. Familiares de vítimas de homicídio. Intervenção em crise psicológica via telefone (tele assistência). Intervenções em transtornos de ansiedade e humor. Intervenções em situações de violência contra a mulher. Cuidando do cuidador.• Articulação entre entidades. Fortalecimento das redes de apoio.


Os cursos livres são opções para capacitação e atualização dos profissionais no mercado. De acordo com a Lei nº. 9394/96 o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), os cursos livres são uma modalidade de ensino legal e válido em todo o território nacional.


Sexta 08/12 - 19h – 22h (Modulo 1)

Sábado 09/12: 9h-12h (Modulo 2)

                          14h-17h (Modulo 3)

                          19h-22h (Modulo 4)

Domingo 10/12: 9h-12h – Mentoria. Casos clínicos.


Victoria Ayelen Gomez 

Pós-Doutorado, Universidade de Brasília. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura PPGPsiCC - UnB. Mestre em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela UnB. Psicóloga pela Universidade Nacional de Córdoba - Argentina. Especialista em Saúde Mental e Intervenção em Crise.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9363743524031929


 Com certificado.


Estudantes de graduação com descontos (comprovar vínculo acadêmico de graduação em faculdade/universidade): WhatsApp 61-992868268.


Instagram: @victoria.gomez.psicologa






Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Clínica de Psicologia Elo Vital

Clínica de Psicologia Elo Vital

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.