19 out - 2022 • 19:00 > 21 out - 2022 • 21:00
19 out - 2022 • 19:00 > 21 out - 2022 • 21:00
INTERSECCIONAL, IMBRICADO E CONSUBSTANCIAL: É TUDO A MESMA COISA?
Já parou para pensar em quantas vezes lemos "interseccionalidade", "imbricação" e "consubstancialidade" em textos sobre feminismos? E, mais do que isso, que talvez o significado e as diferenças entre eles apontem para perspectivas não apenas teóricas, mas, sobretudo, políticas?
É perante estes questionamentos que buscaremos descomplicar os conceitos, numa discussão que parte das suas origens e se encaminha para os limites e potencialidades das suas aplicações em pesquisas desenvolvidas no Brasil atual. Para isso, será necessário discorrer sobre conceitos e correntes teóricas que os atravessam, assim como mergulhar na visualização de como os seus usos - dentro e fora do Brasil - tem sido concebidos e, não raro, desperdiçados.
Como referencial teórico, nos fundamentamos textos de Angela Davis, Kimberle Crenshaw, Patrícia Hill Collins, Ochy Curiel, Helleieth Saffioti, Danielle Kergoat, Carla Akotirene, entre outras, considerando, ademais, leituras que não tratam diretamente sobre o tema, mas nos dão suporte para refletir sobre as perspectivas políticas atreladas às produções teóricas.
O curso está fracionado em duas aulas: a primeira, onde faremos uma introdução a cada um dos conceitos, apresentando as suas origens, principais autoras e contexto no qual se desenvolvem; a segunda, onde discutiremos os limites e potencialidades dos seus usos no Brasil, buscando compreender como se dá a sua operacionalização na prática, a partir das metodologias feministas.
As aulas serão ministradas por Crislane Rosa, professora, escritora e Mestra em Geografia (UFBA), onde defendeu a dissertação intitulada "'Beije sua preta em praça pública': da apropriação do corpo à apropriação do espaço", propondo uma abordagem teórico-metodológica própria para a interpretação da imbricação das relações sociais no Brasil. É também pós-graduanda em Docência do Ensino Superior e em História do Brasil, licenciada e bacharel em Geografia, com pesquisas na Geografia Urbana. Além disso, é idealizadora do Laboratório de Estudos sobre Feminismos, Lesbianidades e Relações Raciais.
Quando?
19 e 21 de outubro (quarta e sexta-feira), de 19 às 21 horas.
Onde?
Via plataforma Zoom (link disponibilizado pelo portal sympla)
Como?
Aula 01: Interseccionalidade, imbricação e consubstancialidade: conhecendo os fundamentos e interpretando as diferenças
Aula 02: Aproximando os olhares sobre os limites e potencialidades , desenvolvendo abordagens e metodologias feministas, antirracistas e anticlassistas.
Com quem?
Crislane Rosa - professora, escritora, mestra em Geografia (UFBA), pesquisadora das relações sociais de sexo, de raça e de classe, com experiência nos estudos sobre lesbianidades, feminismo materialista francófono, decolonialidade e feminismo decolonial, sociologia disposicionalista, educação, entre outros temas. Para saber mais, acesse: Sobre Crislane Rosa
Além das discussões, o que acessamos com o curso?
- Certificado de curso livre (4hrs);
- Roteiro de estudos sobre o tema;
- Pasta com os textos em PDF utilizados como referência ao longo do curso;
Público-alvo: qualquer pessoa disposta e interessada na temática, independente do gênero, identidade de gênero, orientação sexual ou raça.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected] ou acesse, no Instagram, a página @lab.rachadura
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

Lab Rachadura
LabRachadura é o Laboratório de Estudos sobre Lesbianidades, Feminismos e Relações Raciais. Neste laboratório, o intuito é oferecer cursos, grupos de estudo, oficinas e mentorias que possibilitem a construção coletiva de reflexões sobre a sociedade na qual vivemos, que é fundamentalmente racista, sexista, capitalista e estruturada pela heterossexualidade. A nossa intenção é ampliar espaços de formação teórico-política sobre os temas supracitados. Para saber mais, procure @lab.rachadura.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.