Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Inovação e Covid-19: Experiências cearenses para o enfrentamento à pandemia

Evento encerrado

Inovação e Covid-19: Experiências cearenses para o enfrentamento à pandemia

22 out - 2021 • 08:30 > 22 out - 2021 • 09:30

 
Evento Online via Youtube

Descrição do evento

Organizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, este momento será uma oportunidade para apresentar e discutir as iniciativas e investimentos em inovação no setor público que têm se destacado no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Dois casos serão ponto de partida para o diálogo: a criação do Elmo - capacete de respiração assistida e a produção de vacina contra Covid-19 pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.


Genuinamente cearense, o Elmo é um capacete não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19.


E a vacina HH-120-Defenser está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM), da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O imunizante cearense aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser testado em humanos.


Moderação:
Clarisse Castro (ESP/CE) Jornalista, comunicadora e pesquisadora do SUS, doutora em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Atua como gestora de narrativas da Diretoria de Inovação e Tecnologias da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Convidados: 

Marcelo Alcântara (ESP/CE)

Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência médica e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo. É o criador e desenvolvedor do Elmo e do simulador virtual de ventilação mecânica. Fundador e sócio proprietário da empresa XLUNG para desenvolvimento de softwares na área de educação em saúde e de desenvolvimento de aplicativos para smartphones na área de ventilação mecânica em adultos e pediátrica.


Maria Izabel Florindo Guedes (UECE)

É professora permanente no Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e Curso de Mestrado em Nutrição e Saúde (CMANS). Atua como consultora ad-hoc das Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado do Pernambuco (PACEPE), Maranhão (FAPEMA), Minas Gerais (FAPEMIG), Ceará (FUNCAP) e para o Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. É pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para o desenvolvimento de vacina contra a Covid-19, desenvolvida no Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Uece (LBBM). 


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

ICTs cearenses promovem a 1ª Semana de Inovação do Ceará

UECE, URCA, UVA, NUTEC e ESP/CE se unem para realizarem a 1ª Semana de Inovação do Ceará, com o tema ‘Mecanismos de desenvolvimento regional’. A iniciativa vai apresentar o potencial das ICTs cearenses no que tange à pesquisa, a inovação e o desenvolvimento, articulando e divulgando diversas soluções inovadoras já idealizadas ou implementadas no estado.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora