Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Imersão: Planejamento Reverso: como alinhar ensino, currículo e avaliação

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Imersão: Planejamento Reverso: como alinhar ensino, currículo e avaliação

26 jul - 2023 • 09:00 > 27 jul - 2023 • 16:30

 
Evento Online via Zoom

Descrição do evento

             
 Bem-vinda (o)  ao curso imersivo da Ativa Educação!

  • A Abordagem para Tornar Visível e Inovadora a Aprendizagem (ATIVA) é uma proposta brasileira desenvolvida pela professora Julia Pinheiro Andrade como conjunto de experiências formativas docentes centrada no desenvolvimento de competências que oferece aos participantes uma caixa de ferramentas de metodologias ativas inovadoras para a aprendizagem ativa, criativa e crítica. Trata-se de uma abordagem teórico-prática a partir do corpo de conhecimentos das ciências da aprendizagem, articulando teoria do conhecimento, didática e avaliação.


    Descritivo do curso

    Este curso apresenta a concepção de planejamento e ensino para a compreensão por meio da estratégia do planejamento reverso para tornar visível e alinhar ensino, currículo e avaliação, partindo da identificação do que os estudantes sabem e do que precisam saber. Promove o estudo de dois capítulos do Livro original dessa concepção "Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do Planejamento Reverso" (WIGGINS; MCTIGHE, 2019) por meio da prática de metodologias ativas (como discussão rápida, rotinas de pensamento visível e círculo de leitura em "quebra-cabeça"). Apresenta a conceituação de todos os estágios para a elaboração do planejamento reverso - resultados desejados, evidências de aprendizagem e plano de ensino e aprendizagem - e traz exemplos práticos já aplicados em diferentes áreas do conhecimento para o Ensino Fundamental.


    Carga horária total do curso: 12 horas, sendo 9 síncronas e 3 assíncronas.

    Datas: 26 e 27 de julho

    Horário: das 9h às 16hs

    Investimento: 1º lote - R$ 399,00 até 05/06

    2º lote - R$ 449,00 até 05/07 3º lote - R$ 499,00.


    Público Alvo: professores e coordenadores pedagógicos da Educação Básica e Superior. Não é recomendado para Educação Infantil.


    Detalhamento dos horários

    Manhã

    Tarde

    9h00: Início

    10h30: intervalo

    12h30 - almoço 

    13h30- Leitura assíncrona

    14h00 -  Início

    16h30 - Término

    Pré-requisitos para participação

    Nossa abordagem pedagógica envolve diferentes estratégias de metodologias ativas e de trabalhos em grupos, que são pautadas em autores de referência nessas áreas. Para que aproveite ao máximo o que será oferecido recomendamos: - Acesso ao curso utilizando notebooks ou desktops, não aconselhamos o uso de dispositivos móveis (celulares ou tablets). - Fone de ouvido ou ambiente livre de ruídos para que possam discutir e refletir com os demais cursistas. - Disponibilidade para executar as propostas e compartilhar experiências



    EmentaEste curso apresenta a concepção de planejamento e ensino para a compreensão por meio da estratégia do planejamento reverso para tornar visível e alinhar ensino, currículo e avaliação, partindo da identificação do que os estudantes sabem e do que precisam saber. Promove o estudo de dois capítulos do Livro original dessa concepção "Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do Planejamento Reverso" (WIGGINS; MCTIGHE, 2019) por meio da prática de metodologias ativas (como discussão rápida, rotinas de pensamento visível e círculo de leitura em "quebra-cabeça"). Apresenta a conceituação de todos os estágios para a elaboração do planejamento reverso - resultados desejados, evidências de aprendizagem e plano de ensino e aprendizagem - e traz exemplos práticos já aplicados em diferentes áreas do conhecimento para o ensino Fundamental. 


    Objetivo: 


    - Compreender a lógica do planejamento reverso em todos os seus estágios: resultados desejados, evidências aceitáveis (avaliação) e plano de aprendizagem.

    - Identificar as características centrais do planejamento reverso que leva em consideração, primordialmente, os objetivos de aprendizagem.

    - Compreender como a metodologia do planejamento reverso possibilita a centralidade do ensino na aprendizagem do estudante, apoiando a seleção de estratégias pedagógicas efetivas no desenvolvimento da compreensão.

    - Selecionar atividades avaliativas que sejam adequadas para verificação das aprendizagens e para o ajuste dos percursos formativos.



    Conteúdos:


    - O conceito de planejamento com foco em resultados desejados

    - Compreensões e perguntas essenciais

    - Evidências e instrumentos de avaliação

    - Plano de aprendizagens

    - Metodologias ativas de leitura e trabalho em grupo: jigsaw e co-criações em grupo



    Diferenciais


    - Templates exclusivos para preenchimento das Rotinas de Pensamento Visível desenvolvidos pela Ativa Educação com base na versão original do Project Zero.
    - Modelo  para planejamento docente aprimorado pela Ativa Educação baseado na proposta original dos autores Grant Wiggins e Jay Mctighe.
    - Capítulos em português do livro de Wiggins e Mctigue "Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso" (Editora Penso, 2019).
    - Modelos de planejamento preenchidos baseados em salas de aula brasileiras.



As vagas são limitadas e a confirmação do curso está sujeita à formação mínima de turmas.


Clique aqui para saber mais sobre nossa politica de descontos.** (descontos não cumulativos com os lotes promocionais)**



Biodata das docentes




Julia Pinheiro Andrade é fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica em redes públicas e privadas com formação continuada de professores. É formada em Geografia pela USP, com mestrado em Educação pela FEUSP, certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom (2018) e Visible Thinking (2020) pelo ProjectZero da Harvard Graduate School. É autora de diversos livros, sendo o mais recente organização do livro-coletânea Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula (Pandabooks, 2022).



Danielly Abud Bonilha é coordenadora na Ativa Educação e professora da Educação Básica. Possui especialização em Gestão Escolar, graduação e licenciatura em Pedagogia, e certificada pelo Instituto Singularidades no curso de extensão Abordagem Visible Learning: experiências teórico-práticas de aprendizagem criativa, metodologias ativas e avaliação integradora. Atua com formação continuada de professores desde 2019 em redes e escolas públicas e privadas.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Ativa Educação

A Ativa é uma abordagem de desenvolvimento profissional docente que articula metodologias ativas, ensino híbrido e avaliação formativa por meio de estratégias que tornam a aprendizagem visível.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora