LEMBRANDO QUE ESTA IMERSÃO É EXCLUSIVA PARA MULHERES NEGRAS (CIS OU TRANS).
Olá! Ficamos felizes por você ter chegado até aqui! Esta imersão é para falarmos sobre lutas, mas também sobre se amar, ter orgulho de si mesma e, sobretudo, honrar com o compromisso ancestral de ser feliz.
Quer saber um pouco mais sobre o que preparamos? É só continuar a leitura!
OBJETIVO GERAL
Contribuir com o processo de catalisação da multipotencialidade de juristas negras, a partir de encontros que contemplam uma abordagem teórico-Vivencial. Nessa perspectiva, desejamos fomentar a construção e o reconhecimento da identidade de mulheres negras juristas, como também, facilitar o compartilhamento e a troca de saberes diversos, estimulando o enfrentamento estratégico do racismo patriarcal.
COMO IRÁ FUNCIONAR
Em formato dinâmico, com música, poesia e construção coletiva, teremos três encontros online e ao vivo, via zoom. Haverá (e incentivamos) espaço para falas em todos os dias de imersão.
PROGRAMAÇÃO
XIRÊ 1 - “E EU NÃO SOU UMA MULHER?"
DATA: 11/06
HORÁRIO: 16h às 18h
Objetivo: abordar o processo da construção de identidade das juristas negras, refletindo sobre como as crenças limitantes – alimentadas por estereótipos racistas/sexistas – interferem nas suas experiências individuais, afetivas, profissionais e coletivas.
XIRÊ 2 - “AGORA O LIXO VAI FALAR E NUMA BOA"
DATA: 15/06
HORÁRIO: 19h às 21h
Objetivo: abordar Sankofa enquanto princípio e a circularidade diante de um afrofuturo em permanente movimento, desvendando o mito da razão moderna e a construção dicotômica entre o eu e a/o outra/o.
XIRÊ 3 - POR UMA EPISTEMOLOGIA ANTIRRACISTA: DIREITO, HERMENÊUTICA E SABERES ANCESTRAIS.
DATA: 18/06
HORÁRIO: 16 às 18h
Objetivo: explorar a importância da diversidade epistemológica no Direito, a partir de uma ótica pluriversal, tendo a insterseccionalidade como princípio constitucional e resgatando saberes ancestrais, bem como de intelectuais negras e negros da contemporaneidade.
SOBRE AS FACILITADORAS
Chiara Ramos: Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa em co-tutoria com a Universidade de Roma - La Sapienza, Professora, Mestra em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, co-fundadora da Abayomi Juristas Negras. Atua como Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União.
Lívia Sant'Anna Vaz: Promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia; mestra em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia; doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei e Justiça. Prêmios: Comenda Maria Quitéria (Câmara Municipal de Salvador); Conselho Nacional do Ministério Público 2019 (pelo Aplicativo Mapa do Racismo).
PÚBLICO-ALVO: Juristas Negras (graduandas ou graduandas em direito) e mulheres negras que atuam no sistema de justiça ou outras organizações (ainda que de outras áreas do saber) e que buscam a construção de justiça para o povo negro.
SOBRE AS INCRIÇÕES: Oferecemos a possibilidade de inscrições individuais, solidárias, direcionadas e aliadas.
SOLIDÁRIA: na inscrição solidária você garante sua vaga na Imersão Juristas Negras e pode, ainda, beneficiar outra preta, custeando uma bolsa parcial (50%) ou integral (100%).
DIRECIONADA: na inscrição direcionada você adquire uma bolsa integral para uma
mulher negra que você indicará (envie-nos um email indicando o nome da jurista negra que gostaria de beneficiar com essa bolsa, email e telefone
para o email: [email protected])
ALIADA: a inscrição aliada está vinculada a campanha "Antirracismo para além do discurso". Nela, você pode beneficiar estudantes e juristas que não tenham condições de arcar com os custos, com bolsas parciais ou integrais. As juristas beneficiadas serão avaliadas pelo Selo Juristas Negras, por meio de edital de bolsas específico para a 5ª Edição da Imersão Juristas Negras.
LEMBRANDO QUE ESTA IMERSÃO É EXCLUSIVA PARA MULHERES NEGRAS (CIS OU TRANS).