Login
O evento já encerrou...
IMERSÃO EM ESG (2ª Edição)
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

IMERSÃO EM ESG (2ª Edição)

5 abr - 2022 • 19:00 > 19 abr - 2022 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Curso Imersão em ESG – 2ª Edição

 

Por que um curso sobre ESG?

 

O ESG é a sigla que representa a inclusão das variáveis ambientais, sociais e de governança na vida financeira e operacional das atividades econômicas. Ao longo de 2021 e início de 2022, o conhecimento e a absorção do conceito aumentou significativamente e o tema tomou não só as páginas dos jornais, mas os fóruns de discussão setoriais, congressos e seminários. Todos os setores da economia passaram a querer saber o que é ESG e como ele se aplica ao seu negócio.

 

Clientes, consumidores, investidores, bancos, seguradoras, bancos de fomento demandam (e demandarão cada dia mais) informações sobre a gestão dos riscos ESG por pequenas e médias empresas, e produtores rurais.

 

E mais que isso!

 

A digitalização de processos judiciais e administrativos, a ampliação do acesso à informação e o crescimento do uso da inteligência artificial para processar e interpretar informações permitiram também a esses mesmos clientes, consumidores e agentes de mercado a conferir em tempo real a veracidade da informação prestada pelos seus clientes. Declarar compromissos e não cumprir, fazer propaganda desconectada do propósito empresarial tem gerado riscos de imagem, de litígios e de crédito.

 

Diante desse cenário, o Curso Imersão em ESG se destina a profissionais do direito, diretores jurídicos, assessores jurídicos, gerentes e diretores de sustentabilidade, gerentes e diretores financeiros, contadores e estudantes que queiram entender o que é ESG, como aplicá-lo no dia a dia da empresa de forma segura. O curso mostrará, em especial, como gerir riscos relacionados ao tema e aproveitar as oportunidades que a adoção de critérios adequados sobre a sustentabilidade proporciona.

 

Mas com a grande quantidade de informações divulgadas diariamente sobre ESG, por que fazer o Curso Imersão em ESG – 2ª Edição?

 

Porque ele é o único a ensinar os profissionais a discernirem a boa informação ESG da informação puramente de marketing e que gera riscos sérios de questionamento jurídico.

 

Porque ele tem foco especialmente nos riscos e oportunidades decorrentes da assunção, adoção, aplicação, não aplicação ou má aplicação de compromissos relacionados ao ESG por empresas pequenas, médias e de grande porte.

 

E porque é o único curso que permitirá analisar o ESG sob a perspectiva jurídica, com a experiência de uma instrutora com experiência no direito empresarial, societário, contratual e ambiental.

 

Riscos e Oportunidades no ESG

No campo dos riscos, trataremos especialmente da responsabilidade de empresas, administradores, gestores, sócios e controladores relacionados ao ESG, cuidados e análises jurídicas que empresas devem ter em seus contratos e sua prática empresarial.

 

Sobre as oportunidades, abordaremos os instrumentos de fomento e de mercado relacionados ao ESG, com os diferentes títulos, mercados de carbono, financiamentos públicos e privados, oportunidades de atingir mercados seletivos e como dar segurança jurídica às negociações relativas a esses temas.

 

Sim! Já existe legislação!

 

Analisaremos as principais normas e instrumentos nacionais e internacionais relacionados ao ESG, a partir do olhar do mercado financeiro (composto por bancos, seguradoras, agências de fomento, fundos de pensão, gestores de fundos, bolsas de valores, etc.), internacional e local, para a internalização das variáveis social, ambiental e de governança em seus processos de tomada de decisão e precificação de produtos.

 

Apresentaremos a influência destes instrumentos sobre movimentos legislativos por autoridades regulamentares, bem como sobre a aplicação do Direito pelos tribunais brasileiros, além dos compromissos extralegais, voluntários, que vem sendo adotados por empresas e instituições financeiras. Explicaremos por que e como estes vem pressionando (e continuarão a pressionar) não só grandes empresas e produtores rurais, mas todos os integrantes de suas cadeias produtivas.

 

ESG: do global ao local

 

O movimento ESG não é um fato isolado no Brasil e é preciso olhar para ele de forma integrada ao direito e à prática de comércio internacional. Assim, também apresentaremos as atuais discussões por associações e instituições supranacionais, que não se restringem às Nações Unidas, mas incluem diversos atores relevantes como o BIS, a IAIS, o Banco Mundial, o IFC, a OCDE, etc.

 

Nossa Instrutora

 

Luciana Vianna Pereira é advogada, com experiência de mais de 18 anos nas áreas empresarial, contratos, fusões e aquisições, seguros, imobiliário e ambiental. Sua experiência sempre foi voltada a integrar a aplicação da legislação brasileira, especialmente ambiental, à visão do empreendedor, do produtor rural que atua e opera na realidade brasileira.

 

Além disso, Luciana estuda, revisa e desenvolve programas ESG para seus clientes, já tendo analisado diversos relatórios de sustentabilidade e programas de sustentabilidade, sob o olhar jurídico, com o objetivo de torna-los mais seguros, evitar o greenwashing e riscos de questionamento.

 

Luciana é mestre em ciências jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa, tendo estudado a realidade, diferenças e semelhanças entre a legislação europeia e brasileira, o que lhe permite uma visão diferenciada sobre as perspectivas de aplicação do ESG no Brasil.   

 

O curso Imersão em ESG, portanto, é o único do mercado capaz de combinar o conteúdo teórico e prático sobre os aspectos jurídicos relacionados ao ESG.

 

O que dizem nossos alunos?

 

“Imersão em ESG foi um curso realmente diferenciado. Atuando há tanto tempo na área ambiental, encontrei no curso movimento, inovação e estímulo para seguir aprendendo. O espaço promovido pelo Piracema é leve e ao mesmo tempo denso e muito bem organizado. Nas aulas, Luciana Vianna Pereira compartilha seu especial conhecimento, transitando desde a filosofia, passando pelo direito e indo até práticas concretas do mercado financeiro, levando o ESG ao nível de um hábito, como deve ser, sem o caráter de mágica, nem o peso de mais uma imposição legal. Que venham os novos cursos”. Walter Senise, advogado em São Paulo

 

“A didática da Luciana é excepcional! O curso de imersão em ESG do Piracema é a minha referência depois de acumular tantas horas. Finalmente um curso com viés para o público jurídico, correlacionando temas institucionais e regulatórios com nossa prática” André Marchesin, advogado em São Paulo

 

“Coordenei um curso sobre o tema com a Luciana na ESA da OAB-RJ, participei do curso sobre ESG no Piracema e estou ansiosa por esse mergulho em águas mais profundas! Luciana é uma das profissionais mais brilhantes que conheço. Com bagagem teórica e a larga experiência no direito ambiental e empresarial (além de super antenada), Luciana aborda os temas com profundidade, ao mesmo tempo em que traz conceitos e visões ‘paralelas, transversais e perpendiculares’ e nos proporciona uma visão sistêmica  sobre o assunto e suas repercussões sociais, jurídicas, econômicas e até midiáticas. Parabéns pela iniciativa Instituto Piracema! Vaga reservada para o ‘ESG Deep Waters!” Crsitiane Jaccoud – advogada no Rio de Janeiro

 

“Se você procura um curso para entender ESG do começo ao fim, encontrou! Dos vários cursos que frequentei, Imersão em ESG foi uma das melhores experiências. Com conteúdo completíssimo, para entender desde a base de tudo, mas com uma linguagem acessível e apresentação dinâmica, o curso nos dá as ferramentas para avançarmos na nossa prática ambiental ainda mais confiantes – sem tirar aquele gosto de ‘quero mais’. Agradeço e parabenizo a coordenação do curso e a Professora Luciana pelo sucesso do curso” Juliana Mattei, advogada em São Paulo

 

“Conheci a Luciana Vianna Pereira por meio da UBAA e assim cheguei ao seu perfil no IG. Tive a oportunidade de participar da Imersão em ESG: teoria e prática. Um curso excelente que me abriu a mente para entender melhor sobre as práticas ESG. Material de qualidade e a Luciana além de ter um profundo conhecimento do tema, possui uma didática excepcional. E o Instituto Piracema é um espaço de aprendizado constante, onde me sinto muito acolhida. Matriculada e ansiosa para o ESG Deep Waters” Regina Barbosa, advogada em Minas Gerais.


Vem com a gente! 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

IMERSÃO EM ESG (2ª Edição)

Instituto Piracema

Instituto Piracema - Direitos Fundamentais, Meio Ambiente e Biotecnologias é uma associação fundada em 2011 que possui como principal missão atividades de ensino e pesquisa.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.