Fale com o produtor

O evento já encerrou...

III Minicurso Questão social e pensamento pós-colonial (PPGPSDH/UCPEL)

Evento encerrado

III Minicurso Questão social e pensamento pós-colonial (PPGPSDH/UCPEL)

19 abr - 2023 • 09:00 > 31 mai - 2023 • 12:00

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento

O III minicurso "Questão social e pensamento pós-colonial" é uma atividade de caráter acadêmico-extensionista proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (UCPEL) e Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL) onde visa potencializar o debate e a reflexão relacionada ao âmbito da questão social e interlocução com o pensamento pós-colonial e latino-americano. O curso possui carga horária de 12 horas/aula e será ministrado no formato online.  

 

Coordenação:

Prof. Dr. César Augusto Costa (PPGPSDH/Ucpel)

Início das inscrições: 23/3 à partir das 12:00 (vagas limitadas)

 

Ministrantes

Lucy Ostetto - Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2020), na linha de pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio. Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1997) Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1992). Atualmente é Professora dos cursos de História e Pedagogia na Universidade do Extremo Sul Catarinense - (UNESC) . Pesquisadora com coordenação partilhada do grupo de pesquisa NEGRA (Núcleo de estudos de gênero e raça, feminismos e decolonialidade) certificado pela UNESC e CNPq. Integrante do grupo de Pesquisa História e Arte ,Teorias da História-UFSC cadastrado no diretório de Pesquisa do CNPq-Teorias da História, na Linha História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio Tem experiência nas áreas de História e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Feminismos, Relações raciais, Memórias, epistemologias e estéticas decoloniais.

 

Ricardo Pazello - Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Bacharel em Direito pela UFPR. Colíder do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania (NDCC/UFPR). Pesquisador do Núcleo de Estudos Filosóficos (NEFIL/UFPR) e do grupo de pesquisa Direito, Sociedade e Cultura (FDV/ES). Pesquisador e conselheiro do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), do qual já foi Secretário Geral (2012-2016). Membro do Conselho de Representantes da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná-Seção Sindical do ANDES-SN (CRAPUFPR), do qual já foi Presidente (2015-2017), tendo sido também Diretor Jurídico da APUFPR-SSind (2013-2015). Coordenador do projeto de extensão popular Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular - MAJUP Isabel da Silva, junto à UFPR.

Celso Sánchez Pereira - Bolsista de Produtividade do CNPq/Brasil. Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur/UNIRIO. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, para o mandato 2021/2023. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Estado do Rio de Janeiro, diretor secretário da ADUNIRIO, seção sindical Andes.

 

Joice Nielsson - Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS-FURB (2016), possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010) e Mestrado em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é Professora-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - e do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenadora da Pós-graduação Justiça Restaurativa e Mediação na mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero, Feminismo, Direitos Sexuais e Reprodutivos; Segurança Pública; Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos; Biopolítica e Necropolítica. É integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Biopolítica (CNPq) e Pesquisadora Recém-Doutora FAPERGS Edital 04/2019.

 

Programação do minicurso:

 19/4 (quarta-feira) - 9:00

Encontro 1: “Colonialismo, necropolíticas e resistências” - Dr. Celso Sánchez (PPG em Educação/UNIRIO)

 

10/5 (quarta-feira) - 9:00

Encontro 2: “Gênero, decolonalidade e resistências” - Dra. Joice Nielsson (PPG em Direito/UNIJUÍ)

 

24/5 (quarta-feira) - 9:00

Encontro 3: “Direitos humanos e Direito insurgente na América Latina” - Dr. Ricardo Pazzello (PPG em Direito/UFPR)

 

31/5 (quarta-feira) - 9:00

Encontro 4: “Decolonialidade e questão racial” - Dra. Lucy Ostetto (UNESC)

 

Carga horária: 12 horas-aula com direito à certificação.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

César Augusto Costa

Coordenador do evento - UCPEL

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora