02 dez - 2024 • 09:35 > 05 dez - 2024 • 12:00
02 dez - 2024 • 09:35 > 05 dez - 2024 • 12:00
II Seminário MODATA - Moda e Dataficação. A proposta deste seminário é fazer uma abordagem crítica da moda na cultura dos dados, com ênfase em problemáticas que a IA acarreta. Nossa ideia é relacionar, criticamente, moda, colonialismo de dados, racismo algorítmico, acirramento dos preconceitos como sociais, LGBTQIA+fobia, PcDfobia, gordofobia, questões de gênero e hacktivismos.
Evento transmitido no YOUTUBE.
Com emissão de certificados pela Universidade de São Paulo.
Inscreva-se gratuitamente. Coordenação: Dra. Suzana Avelar, Dra. Claudia Vicentini e Msc. Luci Hidaka Apoio discente: Sarah Suyama, Lais Fidelis Gonçalves, Laís Mader e Marina Alalam Realização: Grupo de Pesquisa Modata (CNPq) - Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda, da Escola de Artes Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo (EACH/USP).
9h - 10h30
Inteligência Artificial e Ética na Moda
Mesa 1: Aliane Menezes, Laís Fidelis e Wilson Guilherme Dias Pereira
11h - 12h30
Inteligência Artificial e Ética na Moda
Mesa 2: Lunara Santana da Silva e Yuri Silva Lima
Mediação: Suzana Avelar
9h - 10h30
Moda, blockchain e empreendedorismo digital
Mesa 3: Iara Vicente, Geórgia Bento e Sofia Soares
Mediação: Suzana Avelar
Tecnologia do Consumo
Mesa 4: Carmen Saito, Jacqueline Ausier e Laís Mader
Mediação: Suzana Avelar
9h - 10h30
Hacktivismo e rostidade
Mesa 5: Laila Almeida Braga, Rafael Trindade e Chrissie Barban
11h - 12h30
Moda, design e redes
Mesa 6: Sarah Suyama, Verônica Maluly e Wadson Gomes Amorim
Mediação: Suzana Avelar
9h - 10h30
Moda: Hacktivismo e gênero
Mesa 7: Luci Hidaka e Veronyka Gimenes
11h - 12h30
Hackerfeminismo no Sul Global
_____
OBSERVAÇÔES IMPORTANTESPara emissão do certificado, no dia do evento será disponibilizado formulário para confirmar presença. Dúvidas: [email protected]
02/12/2024 - Mesa 1 e 2
Advogada em Propriedade Intelectual na indústria criativa. Presidente da Comissão Especial de Direito da Moda da subseção de Francisco Morato–SP (2022/2024). Membro da Comissão de Direito da Moda da Seccional de São Paulo (2022/2024) e da IASP. Pós-graduando em Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento, Mídia e Moda - ESA OAB - SP. Coautora de livros jurídicos sobre Fashion Law.
Laís Fidelis
Mestranda em Têxtil e Moda pela PRPG na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Graduada na mesma instituição em Têxtil e Moda (2021). Estuda os processos e aplicações da Inteligência Artificial nos campos de estudo da moda. Também pesquisa sobre sustentabilidade na moda. Trabalhou no departamento de estilo da marca PACE(2020) e da varejista de moda Riachuelo (2024).
Coordeanadora e Fundadora do Coletivo de Pesquisa e Ativismo de Rondônia sobre Tecnologia, Estado e Sociedade (C-PARTES); Pesquisadore Bolsista do Instituto de Referência em Internet e Sociedade – IRIS, Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Graduado em Direito pela Faculdade Interamericana de Porto Velho; Advogado Autônomo; Alumni da Escola de Governança da Internet – EGI 2023; Youth do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.BR em 2023. Tem como área de interesse: direitos humanos, infâncias e juventudes, sexualidade, raça e gênero, intersecionalização entre tecnologia e educação para direitos humanos, tecnologia e região amazônica.
Lunara Santana da Silva
Cientista da computação formada pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduanda em ciência de dados aplicada à indústria aeronáutica pela mesma universidade em parceria com a EMBRAER. Tem experiência como pesquisadora e cientista de dados na sociedade civil e no setor privado. Suas áreas de atuação são inteligência artificial e ciência de dados, com ênfase em suas interfaces com gênero e regulação, além de aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural e métodos formais. Orgulhosamente travesti e pernambucana.
Yuri Silva Lima
Coordenador de Especial de Políticas Públicas para pessoas LGBTI+, da Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará. Membro do Laboratório de Políticas Públicas e Internet - LAPIN.
Laís Mader
Formada em Têxtil e Moda pela USP, em 2018. Trabalhou por 6 anos no varejo de moda. Mestranda em Têxtil e Moda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades através do investimento Capes. Estuda a relação dos processos semióticos de moda através do consumo pelas redes sociais.
Iara Vicente
CEO da premiada empresa Nossa Terra Firme, especializada em inovação, tecnologia e sustentabilidade do ponto de vista decolonial. É Mestre em Administração Pública em Ciência e Política Ambiental pela Columbia University e Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília. Através da Nossa Terra Firme, assessorou dezenas de iniciativas localizadas em diferentes contextos da América Latina, Caribe e África a partir do método ESG Decolonial, de sua autoria. Em 2023, foi considerada uma das 50 mulheres construindo o futuro da WEB3 pelo veículo CryptoConéxion.
Georgia Bento
É executiva e conselheira, com expertise em impacto socioambiental e liderança estratégica. Fundadora de uma edtech afrocentrada reconhecida por iniciativas como o BNDES Garagem e a Coalizão pelo Impacto, Geórgia combina inovação tecnológica com uma perspectiva inclusiva, promovendo transformação social.
Sofia Soares Formada em Têxtil e Moda pela USP e em Modelagem do Vestuário pela Escola Técnica Carlos de Campos, atuo no mercado de inovação em de têxtil e moda com desenvolvimento de produtos de alta performace. Trabalhei no mercado de inovação digital para o setor de moda, utilizando IA como ferramenta motora da proposta da experiencia.
Carmem Saito
Desenvolve pesquisa de doutorado no Institute for Creative Futures da Loughborough University London. Ela é formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e mestre em Design Integrado com foco em estudos da moda pela Hochschule für Künste Bremen na Alemanha. Como bolsista da Technē do Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades (AHRC) do Reino Unido, sua pesquisa examina o consumo de moda em contextos digitais. Seu projeto atravessa as complexidades e contradições da industria da moda, analisando criticamente como os sistemas, as tecnologias e os aparatos de consumo são imaginados, projetados e usados.
Formada em Têxtil e Moda pela each usp. Depois de trabalhar no varejo de moda, está no programa de mestrado em Têxtil Moda pesquisando Moda e Redes Sociais.
Wadson Gomes Amorim
Doutor e Mestre em Design. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Design Gráfico. Professor no curso de graduação em Design Gráfico e no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados aos campos da Inteligência Artificial, Moda Virtual, Design de Superfície, Design Experimental, e Design de Joias. Atuou como designer e consultor na indústria de confecção, automotiva e joalheira. Foi vencedor de prêmios como o Talento Design Volkswagen e o Prêmio Sebrae de Design.
Irene Soria
Professora, designer e hackfeminista. Doutora em Estudos Feministas pela UAM-Xochimilco (medalha de mérito universitário). Professora e Coordenadora do Programa de Igualdade de Gênero e Substantiva da Universidad del Claustro de Sor Juana, México. Mestre em Artes Visuais com Menção Honrosa pela Academia de São Carlos. Estudou na Universidade de Valência, Espanha e na Universidade de Villa María, Argentina. Autor e compilador do livro: Ética, segurança e vigilância hacker. Foi embaixadora Creative Commons no México de 2018 a 2024, e membro do VI Conselho Consultivo do Instituto Federal de Telecomunicações em 2021. Possui mais de 300 participações como palestrante no México, América Latina e Europa. Seus temas de pesquisa abordam: tecnologia crítica, tecnologia e mulheres, cultura hacker, cultura e mídia digital, software livre e hackfeminismo.
Luci Hidaka
É designer e professora. Doutoranda em Design, FAUD/USP. Mestra em Têxtil e Moda, pela EACH/USP. Formada em Design Gráfico, pela UNESP e licenciada em Artes Visuais. Faz parte do grupo de pesquisa Modata (Moda e Dataficação), EACH/ USP. Realiza um trabalho de upcycling de calças pós-consumo e palestras/oficinas sobre o assunto. Faz parte do coletivo Upcycling é Resistência. Temas de pesquisa: design, moda, sustentabilidade, upcycling, histórias das mulheres, hacktivismos e mundo do trabalho. @hidaka-upcycling
Veronyka Gimenes
Travesti, não binária e hacker. Especialista em Tecnologia, Software, Política e Diversidade. Atua no front contra a extrema-direita e colonialismo com comunicação popular digital (ex. Memes). É da Setorial de Tecnologia do PSOL, que ajudou a fundar. Participou das principais eleições desde 2012, como as de Haddad, Boulos e Lula. Fundou coletivos como a Casa de Cultura Digital de Porto Alegre, o Núcleo Digital e Código Não Binário. No Núcleo, desenvolve desde 2008 tecnologias para o setor público e terceiro setor como a plataforma GestãoUrbanaSP da Prefeitura de São Paulo. Na Código, desde 2022, faz tecnologias LGBTQIA+ como o podcast que é âncora, o Entre Amigues. Já foi premiada por World Summit Award, Projeto Covid19 Adesampa e ONU Habitat.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
EACH - USP/LESTE
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.