Login
O evento já encerrou...
II Minicurso Questão social e pensamento pós-colonial (UCPEL)
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

II Minicurso Questão social e pensamento pós-colonial (UCPEL)

5 mai - 2022 • 12:00 > 14 jul - 2022 • 17:00

Evento Online via Google Meet

Descrição

O minicurso "Questão social e pensamento pós-colonial", em sua segunda edição, trata-se de uma atividade de caráter acadêmico-extensionista proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (UCPEL) e grupos de pesquisa Emancipação e Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL) onde visa potencializar o debate e a reflexão relacionada ao âmbito da questão social e interlocução com o pensamento pós-colonial e latino-americano. O curso possui carga horária de 12 horas/aula e será ministrado no formato online.  

 

Coordenação:

Prof. Dr. César Augusto Costa (PPGPSDH/Ucpel)

Profa. Dra. Aline Mendonça dos Santos (PPGPSDH/Ucpel) 

Início das inscrições: 13/4 à partir das 12:00 (vagas limitadas)

 

Ministrantes

- Dra. Fernanda da Silva Lima. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc (Mestrado em Direito). Professora titular da disciplina de Direitos Humanos na UNESC. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania (NUPEC/UNESC). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Raça (NEGRA/UNESC). Integrante do NEAB/UNESC (Núcleo Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, Afrobrasileiros, Indígenas e Minorias). Pesquisadora na área de Direito Público com linha de pesquisa Direitos Humanos, Cidadania e novos direitos com interesse nos seguintes temas: relações raciais, feminismo negro, reconhecimento e decolonialidade.


- Dr. Maurício Hiroaki Hashizume. Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, do Centro de Estudos Sociais (CES).Membro dos grupos de pesquisa Igualdade Étnico-racial e Educação (IERE) e Estado e Sociedade na Amazônia (ESA).  Docente da UnirG.


- Dra. Élida Lauris. Doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra. Foi Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. Foi investigadora do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Atualmente atua na coordenação da ONG Terra de Direitos.


Dra. Gabriela Angelo Pinto - Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF (2021). Estágio Pós-Doutoral no PPGEO-UFF (2021-2022) no projeto Cartografias Territoriais das Redes Colaborativas da Cultura. Foi pesquisadora do Projeto Rio Democracia no Observatório de Favelas (2008) realizando um inventário das políticas públicas de moradia na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. De 2010 a 2017 atuou na organização internacional de Direitos Humanos ActionAid Brasil como assessora de Direito à Cidade, onde coordenou pesquisas em áreas urbanas. Coordenou a Campanha Internacional Cidades Seguras para as Mulheres. Fez parte do Grupo de Trabalho de Gênero, Juventude e Raça do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), da Plataforma Internacional de Direito á Cidade e do Fórum Estadual de Combate a violência contra as Mulheres do Rio de Janeiro (FEM-RJ). Atualmente desenvolve pesquisas sobre a temática de Direito à Cidade, Gênero, Interseccionalidades, Movimentos Sociais Urbanos, Planejamento Urbano, Epistemologias do Sul e Feminismos Descoloniais.


Programação do minicurso

05/05/2022 (quinta-feira) - Horário -14:00

Encontro 1: Compreendendo a reflexão Pós-colonial - a necropolítica como chave de leitura - Prof. Dr. Maurício Haschizume (UFT) 


Dia 26/05/2022 (quinta-feira) - Horário -14:00

Encontro 2: O Patriarcado como forma de opressão - Profa. Dra. Élida Lauris (ONG Terra de Direitos) 


Dia 23/06/2022 (quinta-feira) - Horário -14:00

Encontro 3: O Feminismo negro decolonial - Profa. Dra. Fernanda da Silva Lima (UNESC)


Dia 14/7 (quinta-feira) - Horário: 14:00

Encontro 4: Corpos-territórios, Mulheres e cidade: uma leitura feminista descolonial - Profa. Gabriela Pinto (UFF)


Carga horária: 12 horas-aula com direito à certificação.

 

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

César Augusto Costa

Coordenador do evento - UCPEL

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.