No Brasil a Constituição de 1988 em seu artigo 205 afirma ser obrigação dos órgãos e entidades do Poder Público assegurar a todas as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive os direitos de acesso à cultura, esporte e lazer. E, há anos se reconhece que o lazer, bem como as atividades físicas, esportivas e culturais são benéficas para as pessoas com deficiência, pois se configuram como uma via para a melhoria da qualidade de vida, criar vínculos com outras pessoas e ampliar suas relações sociais, bem como para o desenvolvimento do indivíduo ao lhe possibilitar se expressar de forma livre e autônoma. Além disso, garantir a participação das pessoas com deficiência nas atividades realizadas em diferentes espaços sociais torna-se fundamental e indispensável para o reconhecimento e naturalização das diferenças.
Contudo, desde o início da pandemia em 2020 e ao longo do ano de 2021, com o avanço dos casos de COVID-19, programas e projetos que oferecem atividades físicas, de lazer, esportivas e culturais para o grupo de pessoas com deficiência foram diretamente impactados em razão do risco de transmissão do vírus em situações de aglomerações, e os participantes destas ações foram orientados a retomarem suas atividades gradativamente a partir da comprovação do passaporte de vacinação e seguindo todas as diretrizes e determinações das agências reguladoras de saúde.
Considerando este cenário atípico, provocado pela pandemia da COVID-19, que demandou ao longo de 2020 a necessidade de se pensar alternativas criativas para as atividades presenciais a fim de manter em segurança esse grupo de pessoas, bem como a retomada gradual das mesmas em 2021 e início de 2022 surge a necessidade de refletirmos e dialogarmos sobre o direito e o acesso das pessoas com deficiência ao lazer, às atividades físicas, esportivas e culturais no contexto da (pós)pandemia.
Nesse contexto, nos dias 10 e 11 de março de 2022, ocorrerá a segunda edição do Encontro Online de Atividade Física e Esporte Adaptado para Pessoas com Deficiência com o tema norteador “Cenários e perspectivas para a Atividade Física, Esportiva e Cultural para Pessoas com Deficiência em Tempos de COVID-19”.
O evento tem a finalidade de proporcionar um espaço de diálogos, reflexões e trocas de conhecimento acerca do direito e o acesso das pessoas com deficiência ao lazer, às atividades físicas, esportivas e culturais no contexto da pandemia da COVID-19.
LOCAL
CERTIFICAÇÃO
Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos.
PROGRAMAÇÃO
1º Dia – 10/03/22
(Quinta-feira)
18h30min - Abertura Oficial
19h00min-21h00min - Mesa de Abertura: Prática esportiva e de reabilitação: ações desenvolvidas pela Rede Sarah/Brasília e pelo CRER/Goiânia durante e após pandemia da COVID-19
Palestrantes:
- Profº Drº Frederico Ribeiro Neto (Professor de Educação Física do Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação Sarah – Brasília-DF)
- Representante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - CRER/Goiânia-GO
Mediadores:
- Profª Drª Jalusa Storch Díaz (Departamento de Educação Física/UFCAT)
- Profº Me. Leomar Cardoso Arruda (Departamento de Educação Física/UFCAT)
2º Dia – 11/03/22
(Sexta-feira)
14h30min às 16h30min
Atividade Cultural
Roda de Conversa - A prática do esporte adaptado em tempos de COVID-19.
Palestrantes:
- Pedro Henrique Pereira Silva (Atleta da Bocha - APARU, FUTEL, Porto Bello/Palace Hotel – Uberlândia-MG)
- Reyson Douglas (Atleta de Basquetebol em Cadeira de Rodas - Instituição Unipam - Patos de Minas-MG)
- Pedro Paulo de Oliveira Molinar (Atleta da Natação - CDDU/ PRAIA CLUBE - Uberlândia-MG)
Mediadoras:
- Carolina de Fátima Guimarães (Psicóloga em consultório particular e Técnica em Assuntos Educacionais na UFCAT)
- Maria Paula Machado (Psicóloga em consultório particular e Mestranda em Educação pelo PPGEDUC/UFCAT)
18h30min - Atividade Cultural
19h00min às 21h00min - Mesa de Encerramento: Atividades Físicas e Artísticas para pessoas com deficiência
Palestrantes:
- Profª Ma. Ingrid Ludimila Bastos Lôbo (Doutoranda em Ciências do Esporte-UFMG e Docente do Curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG)
- Prof. Me. Rafael Tursi (Diretor do Projeto PÉS - Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência – Brasília-DF)
- Profª Drª Vanessa Helena Santana Dalla Déa (Faculdade de Educação Física e Dança , Grupo de Dança Diversus, Projeto Mergulho Paralímpico -Universidade Federal de Goiás/UFG)
Mediadoras:
- Profª Drª Fernanda Veruska Narciso (Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP)
- Profª Drª Lana Ferreira de Lima (Departamento de Educação Física/UFCAT)