PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
I Seminário Cidades em Transição: Pandemias
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

I Seminário Cidades em Transição: Pandemias

11 mar - 2022 • 09:00 > 17:00

Evento Online via Youtube

Descrição

Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente o estado pandêmico do planeta terra. Diante do desconhecimento científico sobre a doença e o seu alto grau de contaminação, a COVID-19, como passou a ser chamada posteriormente, levou o mundo inteiro a adotar o distanciamento social como uma das medidas de prevenção à doença. Esta estratégia mudou radicalmente a dinâmica urbana cotidiana, esvaziando os espaços públicos e questionando até mesmo a viabilidade econômica das cidades. Muitos afirmavam que a cidade não seria mais a mesma e precisava se reinventar para preservar sua existência. Uma visão catastrófica - e recorrente em diferentes momentos da história urbana - do “fim das cidades” tomou conta de alguns teóricos, alegando que a densidade, a dinâmica, o estilo de vida e uma série de outras características da urbe contemporânea, seria responsável pelo agravamento da pandemia.

Com o advento da vacinação em massa, as cidades estão pouco a pouco vivenciando o que muitos chamam de “novo normal”. Entretanto, estudos na área médica, em especial da virologia, indicam que o século XXI será o século das pandemias. Essa premissa parece ser confirmada pelo histórico de pandemias recentes, originárias de diferentes regiões do mundo. Enquanto o século XX ocorreram 4 pandemias de escala global: Gripe Espanhola (USA), Gripe Asiática (China), Gripe de Hong Kong (Ásia) e a AIDS (África); no século XXI, em apenas duas décadas, já tivemos 5: Gripe Aviária (Hong Kong), SARS (sul da China), Gripe Suína-H1N1 (México), Ebola (oeste da África) e Coronavírus-COVID19 (China). Surge assim a necessidade de nos debruçarmos sobre as estratégias adotadas no combate à pandemia do COVID-19, buscando identificar caminhos que apontem para uma (re)estruturação urbana capaz de responder a um futuro cada vez mais susceptível a transformações. 

Passados quase dois anos, que revela a importância da gestão e das infraestruturas urbanas no combate à pandemia, torna-se um dever social urgente refletir sobre seus impactos nas cidades, projetando uma visão de futuro que almeje a (re)construção de ambientes menos vulneráveis. Se fatores urbanos dificultaram o enfrentamento dessa pandemia, quais deles minimizaram o seu impacto e reduziram os seus danos? Buscando respostas a esta e outras perguntas, o “I Seminário Conexão Cidades em Transição” se apresenta como um evento propício para a sistematização das experiências vividas nas e pelas cidades em transformação.



Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia

A ARIES é uma organização social de inovação e estratégia, sem fins lucrativos, apartidária, que tem como propósito pensar estrategicamente o desenvolvimento de longo prazo do Recife, contribuindo para inclusão social, para redução das desigualdades e para a resiliência ambiental da cidade frente às mudanças climáticas. A ARIES entende a cidade como um organismo vivo, dinâmico e complexo, que caminha de forma dinâmica para o futuro, através de articulação, colaboração e convergências.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.