Login
O evento já encerrou...
I Jornada Internacional Elisabeth Kübler-Ross
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

I Jornada Internacional Elisabeth Kübler-Ross

11 jul - 2020 • 10:00 > 12 jul - 2020 • 12:30

Evento Online

Descrição

“Despertar: na beira do leito, o coração da vida – 94 anos do nascimento de Elisabeth Kübler-Ross”

Nesta jornada internacional, vamos nos debruçar sobre o legado de Elisabeth Kübler-Ross, reunindo experts nacionais e internacionais referentes ao seu legado histórico de acompanhamento a pacientes gravemente enfermos e seus familiares. Em comemoração dos seus 94 anos de nascimento, poderemos conhecer a maneira como ela cuidava de pacientes e familiares por meio das vozes de pessoas que conviveram e foram treinadas com ela. Igualmente poderemos conhecer o seu legado na contemporaneidade, especialmente no Brasil. 

Os convidados internacionais terão tradução simultânea para a língua portuguesa, e a atividade será realizada pela Plataforma Zoom. O link do Zoom será enviado um dia antes da atividade, pelo e-mail que for utilizado para a inscrição.

11 de julho – Sábado

– 10h – Elisabeth Kübler-Ross: lições inesquecíveis para o cuidado dos que morrem
Rodrigo Luz & Daniela Freitas Bastos

Rodrigo Luz e Daniela Freitas Bastos são, respectivamente, o presidente e a vice-presidente da Fundação Elisabeth Kübler-Ross no Brasil, e abordarão o legado de Elisabeth Kübler-Ross destacando aspectos inéditos do seu legado, com cenas inéditas da história dos cuidados paliativos para o público brasileiro. Pretende-se fazer uma síntese das principais lições de Elisabeth, com trechos inéditos de entrevistas, aulas e atendimentos registrados em vídeos de Elisabeth, durante a sua carreira e a sua vida.

– 11h – Espiritualidade das profundidades: o que aprendi com Elisabeth Kübler-Ross
Odenício Júnior

Odenício Júnior é Capelão Titular do Hospital Casa Evangélico, da Casa Humana (São Paulo) e da Fundação EKR (Rio de Janeiro), Odenício é Teólogo e Mestre pelo PPG em Educação Arte e História da Cultura (EAHC) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Odenício pesquisa (Produção de Subjetividade e Formação Docente) desenvolvida sobre diferentes abordagens de construção de subjetividades a partir dos caminhos espistemológicos de Pierre Bourdieu e Michel Foucault. Autor de livros e artigos sobre espiritualidade, Odenício abordará a sua perspectiva sobre a Espiritualidade das profundidades, a partir do legado da Dra. Elisabeth Kübler-Ross.

– 12h às 14h – Almoço

– 14h – Bioética e Cuidados Paliativos: tudo o que precisava para ser um Bioeticista Clínico, eu aprendi com Elisabeth Kübler-Ross
Mark Kuczewski (Chicago – Com tradução simultânea)

Mark G. Kuczewski, PhD., é Filósofo e Professor de ética médica da Loyola University de Chicago. Ele também é o diretor do Instituto Neiswanger de Bioética e Política de Saúde. Mark é ex-presidente da Sociedade Americana de Bioética e Humanidades (ASBH) e membro do Hastings Center. Mark é um educador de bioética dedicado. Ele é conhecido por ter criado dois dos principais programas de pós-graduação em bioética dos Estados Unidos da América. Em meados dos anos 90, sua experiência no fornecimento de recursos para apoiar comitês de ética em hospitais comunitários o levou a explorar a educação on-line. Sua missão tem sido formar uma comunidade de aprendizagem de suporte que permita que profissionais experientes compartilhem suas idéias e se apoiem para enfrentar seus desafios clínicos e administrativos emergentes. Os programas de pós-graduação em bioética do Instituto Neiswanger são o resultado desse ideal norteador. Seus interesses atuais incluem atenção ao papel da cultura e da espiritualidade na tomada de decisões. Isso o levou a um interesse particular pelas questões bioéticas relacionadas à recente onda de imigração para os Estados Unidos. Ele tem sido um porta-voz articulado para o tratamento justo e eqüitativo de pacientes imigrantes. Seus escritos defendem uma proibição de repatriamento médico forçado e o rompimento de qualquer relação entre seguro de saúde e status de imigração. Ele atuou como gerente de projeto do esforço da Escola de Medicina de Chicago Stritch da Universidade Loyola para incluir os Dreamers na educação médica. Isso resultou na Stritch se tornar a primeira escola de medicina do país a receber solicitações do status Dreamers of DACA. Ele também é co-presidente (com Bruce Boyer, JD) do Comitê Dreamer de toda a universidade da Universidade Loyola Chicago, que busca promover a inclusão dos Dreamers em todos os aspectos da vida da universidade, incluindo suas missões de pesquisa, educação e serviço. Para este trabalho, Mark recebeu vários prêmios, incluindo o Moral Courage Award (com Linda Brubaker, MD) da Faith in Public Life, o Transformative Education Award do Departamento de Diversidade de Alunos e Assuntos Multiculturais da Universidade Loyola Chicago em Chicago, Reconhecimento Especial (com Linda Brubaker, MD) da Fundação Legislativa Latino Caucus de Illinois, o Prêmio Carmen Velasquez Warrior (com Linda Brubaker, MD) do Alivio Medical Center e o Policy Award (com Linda Brubaker, MD) do Health & Medicine Policy Research Group, e o Prêmio da Unidade Cultural (com Diana Andino, Rosa Aramburo, Everardo Arias, Manuel Bernal, Johana Mejias-Beck e Aaima Sayed) do TEACH (Tutoring English to Advance Change).

– 15h30 – Comunicação Compassiva: olhares de amor que aprendi com Elisabeth Kübler-Ross
Ana Cláudia Quintana Arantes

Ana Cláudia é Médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford.É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Participou do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lançou a segunda edição do livro com o mesmo título pela Editora Sextante – livro que permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição em 2016. Atualmente é docente da The School of Life e da Casa do Saber, ministrando as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”. Desde 2015 vem desenvolvendo palestras, cursos e workshops intensivos de Conversas sobre Envelhecimento, Comunicação Compassiva, Cuidando de quem Cuida e sobre como conversar sobre a Morte. Trabalha em seu consultório particular no atendimento de pacientes e famílias na Geriatria, Cuidados Paliativos e suporte ao luto. É CEO da Casa Humana, um serviço de assistência domiciliar especializado em Cuidados Paliativos e Reabilitação.

– 17h às 18h – Intervalo

– 18h – A essência do amor: O que eu aprendi com Elisabeth Kübler-Ross
Frank Ostaseski (Califórnia – Com tradução simultânea)

Frank Ostaseski é um professor budista respeitado internacionalmente e cofundador visionário do Zen Hospice Project e fundador do Metta Institute. Ele lecionou na Harvard Medical School, na Mayo Clinic, em grandes empresas como Google e Apple e leciona nos principais centros espirituais do mundo. Ele treinou milhares de médicos e acompanhou mais de 2000 pessoas durante o processo de morte. Frank é o destinatário de 2018 do prestigiado Humanities Award da American Academy of Hospice and Palliative Medicine. Seu trabalho inovador foi apresentado na série PBS de Bill Moyers, tendo sido homenageado no The Oprah Winfrey Show e homenageado pelo Dalai Lama. Ele é o autor de da obra “Os cinco convites: descobrindo o que a morte pode nos ensinar sobre como viver plenamente”. Mais informações: https://fiveinvitations.com/

– 19h – Luto do homem: conversas de amor e de luto 
Daniel Carvalho e homens do projeto “O luto do homem”

Daniel de Carvalho Pereira é mestre em História pelo Programa de mestrado profissional em Ensino de História (PROFHistória) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É também professor da Educação Básica pela Prefeitura Municipal de Macaé. Depois de perder uma filha, Daniel tornou-se voluntário da Fundação Elisabeth Kübler-Ross, recebendo treinamento e supervisão para iniciar um trabalho de aconselhamento em grupo para homem enlutados, realizando um projeto pioneiro no Brasil de apoio a homens enlutados. Daniel estará presente com outros homens enlutados pela perda de seus entes queridos, de modo a discutir numa roda de conversa a especificidade do luto masculino em nossa sociedade.

12 de julho – Domingo

– 10h – Comunidades compassivas: a mudança do mundo começa em mim
Alexandre Silva 

Doutor e Mestre em Cuidados Paliativos, Alexandre Silva é enfermeiro de formação, com anos de experiência no oferecimento de cuidados paliativos em favelas da cidade do Rio de Janeiro, como a Rocinha e o Vidigal. Neste dia, Alexandre poderá discutir sobre a criação de comunidades compassivas, assim como o poder da compaixão para se trabalhar com realidades possíveis em cuidados paliativos e assistência a populações vulneradas no Brasil.

– 11h30 – Essência: o caminho emocional para o Espírito 
Jacob Watson (Maine – Com tradução simultânea)

Jacob Watson fundou uma escola alternativa de formação de capelães, tornou-se conselheiro de luto e trabalhou com HIV / AIDS e diversos Hospices. Ele pertenceu ao Staff do Elisabeth Kubler-Ross Center, recebendo treinamento e trabalhando em tanatologia e cuidados paliativos diretamente com Elisabeth, durante a década de 1980 e 1990, além de co-criar o Center for Grieving Children. Ele é o fundador do Instituto de Capelania do Maine e dedica sua vida ao ensino, ao trabalho de aconselhamento a pacientes que vivem profundos traumas ou processos de luto e à escrita.

– 12h30min – Encerramento

Informações:

Valor: 140 reais + taxas

Data: De 11/07/2020 a 12/07/2020

Horário: Sábado, de 10h às 20h, e domingo, de 10h às 12h30

Carga horária: 12h30min

Certificação: Certificado internacional pela Elisabeth Kübler-Ross Foundation

Coordenação: Rodrigo Luz e Daniela Freitas Bastos, presidente e vice-presidente da Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil, respectivamente. Para este curso, também contaremos com professores nacionais e internacionais convidados.

Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Elisabeth Kübler-Ross Brasil

Elisabeth Kübler-Ross (1926-2004) foi uma médica psiquiatra nascida na Suíça, radicada nos EUA, pioneira no movimento dos estudos sobre a morte e o morrer, o luto, a tanatologia e os cuidados paliativos. Numa iniciativa inédita no Brasil, a partir da fundação do capítulo brasileiro da Elisabeth Kübler-Ross Foundation, iniciamos este grupo de estudos sobre a obra e o pensamento de Elisabeth Kübler-Ross, como uma forma de resgatar o seu legado. Este curso é realizado pelo capítulo brasileiro da Elisabeth Kübler-Ross Foundation.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.