Login
O evento já encerrou...
História política e econômica do Brasil Contemporâneo - Democracia em disputa
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

História política e econômica do Brasil Contemporâneo - Democracia em disputa

8 mar - 2023 • 19:00 > 21:00

Evento Online via Google Meet

Descrição


Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), Historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo. Atualmente trabalha como embaixador de pós-graduação na University of Sussex, e pesquisa elementos da história e filosofia do século XX, baseada na Teoria Crítica e Escola de Frankfurt, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

Contato 

E-mail: [email protected] 

Instagram

Facebook

Site 


Horário síncrono: 19h - 21h (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 08/03, 15/03, 22/03 e 29/03 

Gravação disponível até: 29/04

Via Google Meet 


O objetivo desse curso é refletir sobre a história brasileira, tendo como base três eixos: a sociedade, a política e a economia do Brasil, dos anos 1960 aos anos 2020. Pensaremos em formas de compreender as grandes medidas governamentais adotadas desde a Ditadura Militar até os dias de hoje, de forma a questionar como realmente chegamos em 2023, e como isso influencia na nossa vida cotidiana. Através de análises que sempre visam teoria e prática, o foco do curso será estudar a história brasileira dentro dos eixos propostos e trazer essa discussão para as aulas, contemplando tanto o contexto social quando para o individual para melhor compreensão das temáticas propostas.

Aula 01 (08/03) –   Ditadura militar brasileira, redemocratização e a Constituição Federal de 1988

Na aula inaugural do curso, proporemos uma ampla análise do período que compreende o fim da quarta república brasileira, o contexto do golpe militar de 1964 e os governos militares. Diante do contexto abrangente dessa aula preambular, estudaremos também o processo de abertura do regime militar, as bases da Nova República brasileira, os movimentos sociais e políticos da época, a Constituição Federal de 1988 e por fim, a eleição de Fernando Collor de Melo, em 1989, sendo esta a primeira eleição direta do país desde os anos 1960.



Aula 02 (15/03) - O plano real e os governos FHC e Lula

Na aula 2 estará em foco o impeachment de Fernando Collor e o que foi o Plano Real, sua importância direta para o reestabelecimento da economia brasileira, e como se deu o governo de Fernando Henrique Cardoso diante das mudanças econômicas trazidas pelo novo planejamento econômico. Em sequência, pensaremos como as medidas sociais dos governos Lula e Dilma modificaram a condição de certas classes sociais, e como esses governos lidaram com seus êxitos e fracassos diante da instável realidade político econômica brasileira. Nesta aula estudaremos pontos centrais, entre eles: o Plano Real, as dificuldades da economia brasileira nos anos 90, a eleição do presidente Lula e suas políticas sociais, e o contexto brasileiro na crise internacional de 2008. 



Aula 03 (22/03) - Governo Dilma e o colapso da Nova República

Dando sequência na cronologia do curso, a aula 3 tratará sobre a sucessão de Lula por meio da figura de Dilma Rousseff, a primeira mulher a presidir o Brasil. Com isso, estudaremos o cenário brasileiro enfrentado por Dilma, como as Jornadas de Junho de 2013, a crise política e econômica enfrentada pelo governo petista a partir de 2014, o golpe institucional através do impeachment de 2016, entre outros elementos. Como objetivo central, estudaremos como tais dificuldades políticas afetaram diretamente o cenário econômico brasileiro, de forma a criar uma totalidade completamente instável e inédita desde a redemocratização. 

 


Aula 04 (29/03) - Direita no poder: governos Temer e Bolsonaro

Na derradeira aula do curso, estudaremos as diretrizes do governo de Michel Temer, vice-presidente de Dilma, e um dos articuladores do impeachment de 2016. O ex-vice assumiu o governo prometendo mudanças à direita, com base em seu projeto “Ponte para o Futuro”. Estudaremos como durante o governo Temer foram moldadas as bases para a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, por sua vez, o verdadeiro candidato da extrema-direita. Na sequência, buscaremos compreender as medidas econômicas e políticas do agora ex-presidente, bem como as causas que tentam explicar porque tais políticas foram adotadas. Finalmente, pensaremos como o caos do Estado brasileiro deixado por Bolsonaro abriu caminho para a reeleição de Lula, em 2022, em meio aos insanos pedidos por “Intervenção Militar”, fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, dissecando um país profundamente dividido e dilacerado pelos anos de crise, e que continuam a ameaçar seriamente a frágil e jovem democracia liberal brasileira. 



Bibliografia

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume 1 - Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. São Paulo: Imprensa Oficial, 2000.

CAMARGOS, Roberto. Rap e política: Percepções da vida social brasileira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

DREIFUSS, Rene Armand. 1964. A Conquista Do Estado. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. 

FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves (org.). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. v.4, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

QUADRAT, Samantha V. (org). Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7 letras, 2014.

LOWY, Michael. Aviso de incêndio: Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo, Boitempo Editorial, 2005.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014

NOBRE, Marcos. Imobilismo em movimento: Da abertura democrática ao governo Dilma. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. São Paulo: Intrínseca, 2014.

REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (org.). O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004). São Paulo: Edusc, 2004.

SALLUM Jr., Brasílio. O governo e o impeachment de Fernando Collor de Mello. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2018

TELES, Edson, et al. O ódio como política: A reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo, Boitempo, 2018.

VERSIANI, Maria Helena. Correio político. Os brasileiros escrevem a democracia: 1985-1988. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2014. 

________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

História política e econômica do Brasil Contemporâneo - Democracia em disputa

Débora Tavares

Especialista na obra de George Orwell. Mestra e doutora em literatura pela USP.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.