03 out - 2026 • 09:00 > 12 dez - 2026 • 11:00
03 out - 2026 • 09:00 > 12 dez - 2026 • 11:00
Grupo de Estudos para a certificação PMI Construction Professional (PMI-CP) – Turma 3 (PMI-MG)
Objetivo:
Com o objetivo de difundir as melhores práticas de gerenciamento de projetos e auxiliar os candidatos em seu processo de preparação para o certificado PMI-CP, o PMI-MG oferece, para seus membros ativos e demais interessados, a oportunidade de participar do grupo de estudos PMI-CP.
Público Alvo: A certificação PMI-CP do PMI é para profissionais do amplo setor da construção, que engloba construção civil (edifícios), infraestrutura (estradas, pontes), construção pesada e industrial. O público-alvo são gerentes de projetos, engenheiros, arquitetos e outros envolvidos na gestão de projetos do ambiente construído. É ideal para quem busca reconhecimento especializado e aprimorar habilidades em diversos setores da construção.
Detalhes do Grupo de Estudos:
Carga Horária: 18 horas.
Formato: Online ao vivo (via zoom).
Encontros: Serão oito encontros semanais, sempre aos sábados, das 09h00 às 11h00. E um Encontro de Abertura
Início: 03 de Outubro de 2026.
Término: 12 de Dezembro de 2026.
PDUs: 10
* Material das Apresentações todo em português*
A conclusão do grupo concede certificado de participação de 18 horas e 10 Pdus, desde que o participante tenha presença nos encontros e cumpra as atividades propostas conforme critérios estabelecidos pela organização do grupo de estudos.
Serão proporcionados oito encontros para discussão sobre a certificação e sobre temas específicos do gerenciamento de projetos voltado ao setor da construção, de acordo com os temas proposto pelo PMI-MG. Os encontros serão conduzidos por um facilitador certificado PMI-CP para auxiliar nas discussões em pauta de modo a contribuir no conhecimento, orientar os estudos e superar as dificuldades encontradas pelos candidatos a certificação PMI-CP.
É recomendável para um melhor aproveitamento do grupo de estudos PMI-CP, que os participantes já tenham realizado ou que realizem no decorrer dos encontros, os quatro módulos de treinamento oferecido pelo PMI seguindo a ordem dos temas descritos abaixo em Temas a serem discutidos nos Encontros. Esses quatro módulos do site do PMI são um dos requisitos obrigatórios de elegibilidade do PMI para realizar o exame PMI-CP. Os módulos são encontrados no link:
Link: https://www.pmi.org/certifications/construction#prepare
*** Importante destacar que o grupo de estudos não se trata de um curso oficial, mas uma iniciativa de voluntários do PMI-MG. ***
Temas a serem discutidos nos Encontros (8 Encontros):
Gestão de Interfaces de Construção (Construction Interface Management):
As habilidades necessárias para transformar o setor global da construção e dar vida a projetos grandes e complexos.
Contratos de Construção e Gestão de Riscos (Construction Contract and Risk Management.
Habilidades de gerenciamento de contratos e riscos
Gerenciamento de Escopo na Construção (Construction Scope and Change Order Management):
Resolva os desafios de expansão do escopo e alteração do escopo.
Comunicações de Projetos na Construção (Construction Project Communications):
Os grandes projetos de engenharia e construção atuais são incrivelmente complexos, aumentando os requisitos para uma comunicação eficaz.
Fonte: PMI®
OS FACILITADORES DO GRUPO DE ESTUDOS PMI-CP :

Tomé Fernandes
Engenheiro com 16 anos de experiência na gestão de mais de 100 projetos industriais brownfield e mais de 100 milhões de dólares em 10 plantas petroquímicas, além liderança de projeto estratégico em economia circular pioneiro na Braskem do FEL1 até Operação. Engenheiro mecânico pela UNESP e especialização em Engenharia de Manutenção pela Petrobras. Certificações AWP Expert e PMI-CP (Construction Professional). Especialista em construtibilidade, gestão de obras e inovação na Engenharia.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/tome-fernandes/
Thomaz Júnior Soares Silva
Engenheiro Civil, certificado PMP® (Project Management Professional), CCP® (Certified Cost Professional) e PMI-CP (PMI Construction Professional). Possui Mestrado em Construção Civil e especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído, atuando em gestão e controle de projetos no setor de engenharia e construção, com experiência em fiscalização de obras públicas e prestação de serviços ao setor privado. Atualmente, é Coordenador de PMO na AFRY e cursa o Doutorado em Construção Civil na UFMG, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Processos em Transportes e Construção Civil.Também integra a comunidade AACE International, atuando como Secretário da Seção Brasil.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/thomaz-jr/
Jean Carlos Barbosa da Silva
Engenheiro Mecânico, certificado PMP® (Project Management Professional), PMI-CP (PMI Construction Professional). Possui Mestrado em Engenharia Nuclear e especialização em Gestão de Projetos, atuando em planejamento e controle de projetos no setor de engenharia e construção, com experiência nos setores de transmissão, e óleo e gás. Atualmente, é Engenheiro de Planejamento na CAPCO e cursa o MBA em Construction Claims Specialist pela PUC-MG.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jeancbsilva/

Leonardo Gottschalg Zacarias
Consultor de engenharia civil com mais de 20 anos de experiência, especialista em estudos de engenharia, coordenação técnica, implantação e gestão de contratos de projetos de infraestrutura, com sólida atuação na integração entre engenharia, construção e operação. Possui mestrado em Construção Civil (UFMG) e ampla formação, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UNA) e especializações em Gestão de Projetos (FDC), Engenharia Geotécnica (Anhanguera), Engenharia de Projetos Industriais (PUC-MG), Engenharia de Estradas (FEAMIG) e Engenharia Sanitária (UFMG).
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/leonardo-gottschalg-zacarias-msc-mba-pmi-scp-ipma-d-pmi-pmocp-b730a727/
**Observação: Se necessário, o PMI-MG se reserva no direito de alterar as datas dos encontros ou cancelar o evento***
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

PMI-MG
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.