16 set - 2023 • 13:00 > 16 set - 2023 • 15:00
16 set - 2023 • 13:00 > 16 set - 2023 • 15:00
O Grupo de Estudos de História e Saúde Mental (GEHSM, para os íntimos) é uma iniciativa livre da mestra em História Ana Terra de Leon que ocorre desde o final de 2020 em ciclos semestrais. As reuniões são quinzenais, via Zoom Meetings, e nelas discutimos textos que abordam tópicos importantes para a discussão histórica do campo da Saúde Mental. Serão quatro encontros, aos sábados, com duas horas de duração cada, e neste ciclo o foco será a articulação entre a noção de prevenção, políticas públicas e campanhas de saúde mental. O primeiro encontro é no dia 16 de Setembro. O horário dos encontros é das 13h às 15h.
Cronograma dos encontros e respectivos textos debatidos (autor/a/e - texto):
16/09 - Os primeiros passos das políticas públicas de "Saúde Mental" no Brasil
Neste encontro discutiremos as articulações entre eugenia e psiquiatria, fundamentais para pensar o estabelecimento das políticas públicas psiquiátricas no Brasil no século XX.
Texto: Ana Terra de Leon - Os Nomes da Loucura (dissertação) - Capítulo 1 - O Estabelecimento de uma política de assistência psiquiátrica (pp. 31-51).
30/09 - Os problemas históricos da noção de "prevenção" em Saúde Mental
Após compreender as articulações entre eugenia e psiquiatria, o problema da prevenção pode ser melhor entendido. Assim sendo, analisaremos as relações entre a questão da prevenção, adentrando o exemplo da homossexualidade.
- Sérgio Arouca - O Dilema Preventivista (tese) - Capítulo 3 – A emergência da medicina preventiva (pp. 66-109);
- Rodrigo Meirelles; Aurea Maria Zöllner Ianni: O preventivismo e os homossexuais no contexto da ditadura militar brasileira: uma análise a partir das contribuições de Sérgio Arouca (artigo).
14/10 - Prevenção e rastreamento na tentativa de uma Reforma
Neste encontro debateremos a crítica basagliana da reforma psiquiátrica estadunidense, comparando com a experiência brasileira a partir de algumas fontes, notadamente a lei 10.216 e a portaria 3.088 e 2011.
Texto: Franco Basaglia - Carta de Nova York - o doente artificial (conferência)
28/10 - Testemunho do Hospício
Para fechar os encontros deste ciclo, debateremos o relato de Austregésilo Carrano Bueno em "Canto dos Malditos", livro que deu origem ao filme "Bicho de 7 Cabeças". Esta leitura nos permitirá debater aqueles que considero os pilares do manicômio: princípio do isolamento, princípio da periculosidade/segurança, e princípio da exclusão/correção, tudo isso no contexto da ditadura civil-militar brasileira.
Austregésilo Carrano Bueno - Canto dos Malditos
Sobre a professora: Ana Terra de Leon é Mestra em História pela UFSC. Graduou-se em História (licenciatura e bacharelado) pela UDESC e tem Especialização em Linguagem e Poética da Dança pela FURB. Suas pesquisas envolvem a emergência da Psiquiatria em Santa Catarina durante o Estado Novo a partir da inauguração do Hospital Colônia Sant'Ana.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Ana Terra de Leon
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.