08 ago - 2023 • 19:00 > 08 ago - 2023 • 20:30
08 ago - 2023 • 19:00 > 08 ago - 2023 • 20:30
O reconhecimento de pessoas é a prova mais comumente utilizada em condenações de inocentes ao redor do mundo. Estima-se que 70% das pessoas condenadas por crimes que não cometeram foram reconhecidas por uma ou mais testemunhas. O sistema de justiça tem se atentado para este problema, propondo novas resoluções, entretanto, casos de inocentes reconhecidos por crimes que não cometeram continuam a ser noticiados no Brasil. Entretanto, mais de 40 anos de pesquisas científicas têm ajudado a entender por que estes problemas ocorrem, e como evitá-los.
Com um foco de debate interdisciplinar, o grupo de estudos do Cogjus tem como objetivo promover o debate e a reflexão sobre os desafios e possibilidades de interlocução entre advogados, psicólogos, estudantes e pesquisadores que desejam pensar o sistema de justiça balizados por conhecimento científico aplicado para evitar a condenação de inocentes.
O grupo de estudos consistirá em 5 encontros online, que ocorrerão mensalmente às terças-feiras das 19h às 20h30, a partir de agosto. Em cada encontro, abordaremos um aspecto diferente do reconhecimento de pessoas, com base em textos cuidadosamente selecionados e traduzidos pelo Cogjus. Confira os temas e as datas dos encontros:
08/08: Reconhecimento de pessoas no Brasil: mapeamento dos principais problemas no país.
12/09: Reconhecimento e racismo: a relação entre a discriminação e a injustiça.
10/10: Repetir o reconhecimento: uma boa ou má ideia?
07/11: Reconhecimento fotográfico ou presencial: qual é mais confiável e seguro?
12/12: Reconhecimento e grau de confiança: como avaliar a credibilidade das testemunhas?
Informações adicionais:
a) Caso você não possa participar de algum encontro, não se preocupe! Os encontros serão gravados e disponibilizados aos participantes posteriormente.
b) Ao final do curso, todos os participantes receberão um certificado de conclusão, reconhecendo sua participação e aprendizado.
c) Os textos utilizados serão disponibilizados tanto em sua versão original em inglês quanto em sua tradução para o português.
Facilitadores:
William Cecconello:Doutor em Psicologia Cognitiva pela PUCRS (2021). Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (CogJus). Psicólogo Jurídico e Professor de Psicologia na Atitus Educação (Campus Passo Fundo). Graduado em Psicologia pela IMED (2015), Mestre em Psicologia pela PUCRS (2017). Experiência em Psicologia Jurídica e Forense, com foco em pareceres técnicos e Treinamentos voltados à Psicologia do Testemunho. Tem desenvolvido pesquisas na área de falsas memórias, reconhecimento, e técnicas de entrevista, com o objetivo de compreender melhor os processos cognitivos de vítimas, testemunhas, e suspeitos, e testar procedimentos que melhorem práticas investigativas. Consultor Externo do Núcleo de Investigação Defensiva - NIDEF (Defensoria Pública do Rio de Janeiro). Regional Champion da IIIRG: International Investigative Interviewing Research Group.
Denis Lino: Doutorando em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco com bolsa da CNPq, Mestre em Investigative and Forensic Psychology pela University of Liverpool, Especialista em Psicologia Jurídica e Investigação Criminal pela Faculdades Integradas de Patos (FIP), Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisador em Psicologia Jurídica e Investigativa com artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Autor do livro "Criminal Profiling - Perfil Criminal: Análise do Comportamento na Investigação Criminal"
Henrique Britto: Membro da Criminal Investigation Research Network (CIRN - University of South Wales). Secretário da Comissão de Neurocriminologia na Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM). Mestrando em Perícias Forenses (UPE). Especialista em Ciências Criminais (PUC Minas). Graduado em Investigação Forense e Perícia Criminal (UNESA). Pesquisador no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (CogJus - IMED). Pesquisador colaborador do African Centre for the Study and Research on Terrorism (ACSRT).
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Cogjus
O CogJus é um projeto da Fundação Meridional que surgiu com o objetivo de levar conhecimento sobre psicologia cognitiva para atores do sistema de justiça (e pesquisadores em geral). Su objetivo é unir pessoas interessadas em pesquisar sobre como a memória, processos de comunicação e processos cognitivos interagem no sistema de justiça.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.