O evento já encerrou...
Grupo de Estudos Alexandria: história das bibliotecas no Brasil
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Grupo de Estudos Alexandria: história das bibliotecas no Brasil

22 fev - 2022 • 14:30 > 17:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MG), promove o Grupo de Estudos Alexandria, uma iniciativa virtual criada durante a pandemia e que discute assuntos pertinentes às áreas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas e comunitárias. 

A 5ª edição do evento virtual dará continuidade ao estudo sobre a história das bibliotecas ao longo dos séculos e as ideias por trás de sua evolução, agora com foco no Brasil e em Minas Gerais. A professora Maria da Conceição Carvalho conduzirá a linha do tempo sobre as bibliotecas no Brasil. E a bibliotecária Márcia Máximo fará um relato sobre o processo de escrita do livro “Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo: 50 anos de história – 1970/2020”, importante registro sobre a biblioteca pública de Nova Serrana (MG). 

Nesta edição do evento, que será realizada na terça-feira, 22 de fevereiro, às 14h30min, os participantes irão debater o texto “O problema das bibliotecas brasileiras", de Rubens Borba de Moraes, que está disponível para leitura prévia neste link: https://mo-re-no.medium.com/o-problema-das-bibliotecas-brasileiras-b437640d9026

As inscrições são gratuitas, podem ser feitas até o dia do evento. O link para participação será enviado automaticamente ao endereço de e-mail informado no momento da inscrição. Caso a pessoa não receba o link deve solicitar ajuda à equipe do SEBP-MG pelo e-mail [email protected].

O Grupo de Estudos Alexandria é realizado bimestralmente pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Antes de cada encontro, a equipe do SEBP-MG disponibiliza o texto que será tema da reunião seguinte. A proposta do Grupo é oferecer um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, visando promover a atualização de conhecimentos sobre os temas discutidos e, principalmente, a formação continuada.

Sobre as convidadas

Maria da Conceição Carvalho é professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais onde atuou nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Ciência da Informação. Atuou também como professora adjunta no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. Dedicou-se, como professora e pesquisadora, aos temas Leitura e formação do leitor e História do livro e das bibliotecas. É doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia também pela UFMG. Atualmente é pesquisadora junto à Academia Mineira de Letras nas áreas específicas de arquivos literários e correspondência de escritores.

Márcia Máximo é bibliotecária/Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo e das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Nova Serrana-MG. Bacharel em Biblioteconomia pela UNIFORMG, Pós-Graduada em Biblioteconomia: Sistemas de Informação, Tecnologias e Exatas pela FIJ. Licenciada em Pedagogia com Pós-Graduação em Educação Infantil a Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela FACIBRA. Autora/Organizadora do livro: "Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo: 50 anos de História (1970-2020)", lançado em novembro de 2021.

 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.