Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Grandes obras da literatura: análise do ensaio O mito de Sísifo, de Albert Camus

Carregando recomendações...

Grandes obras da literatura: análise do ensaio O mito de Sísifo, de Albert Camus

10 jun - 2023 • 11:00 > 01 jul - 2023 • 13:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Grandes obras da literatura: análise do ensaio O mito de Sísifo, de Albert Camus

10 jun - 2023 • 11:00 > 01 jul - 2023 • 13:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

Grandes obras da literatura: análise do ensaio O mito de Sísifo (1942), do escritor franco-argelino Albert Camus (1913-1960)

Prof. Dr. Flávio Ricardo Vassoler: doutor em Letras pela USP, com pós-doutorado em Literatura Russa pela Northwestern University (EUA)

Quando: 10/06, 17/06, 24/06 e 01/07, 4 sábados, das 11h às 13h (horário de Brasília). 

Onde: o curso será oferecido pela plataforma Zoom. Para assistir às aulas, será preciso fazer um cadastro gratuito no Zoom (clique aqui) e baixar o programa, também gratuitamente, em seu celular ou computador. O link para a sala de aula será enviado para os/as inscritos/as, por e-mail, até o dia 29/06/23, antevéspera do início do curso. 

AVISO IMPORTANTE 1: caso você não consiga realizar sua inscrição no curso, aqui pela plataforma Sympla, utilizando o seu iPhone (sistema iOS da Apple), entre em contato com o Prof. Flávio Ricardo Vassoler, por e-mail, para se inscrever por PIX (à vista) ou por boletos bancários emitidos pela Editora Nômade (parcelamento alternativo). E-mail do Prof. Flávio Ricardo Vassoler: [email protected] 

AVISO IMPORTANTE 2: as inscrições no curso, aqui pela plataforma Sympla, podem ser efetuadas de 3 maneiras: à vista, pelo cartão de crédito e pelo boleto bancário; de forma parcelada, pelo cartão de crédito.

Observações:

1. As aulas serão ministradas ao vivo. Quem não puder assistir às aulas em tempo real terá acesso às gravações. Bastará enviar um e-mail para o professor ([email protected]), após a inscrição, para relatar a necessidade de acompanhar as aulas gravadas.

2. Ao fim do curso, será emitido um certificado digital de participação, do qual constará a carga horária total (16 horas). 

3. O curso não pressupõe leitura prévia de O mito de Sísifo, de Albert Camus. Faremos a leitura e a análise conjuntamente ao longo das aulas.

4. Quem se inscrever no curso em questão terá acesso às aulas gravadas de um dos seguintes cursos por mim já ministrados:

(1) Grandes obras da literatura: análise do romance O estrangeiro, de Albert Camusou

(2) Grandes obras da literatura: análise do romance A peste, de Albert Camusou

(3) É possível imaginar Sísifo feliz? Diálogos entre Dostoiévski e Camus sobre o absurdo.

5. Se as vagas do curso se esgotarem e você não conseguir fazer sua inscrição aqui pela plataforma Sympla, envie um e-mail para o professor ([email protected]), pois você ainda poderá se inscrever para ter acesso às aulas gravadas do curso.

Sinopse do curso:

No princípio de seu formidável ensaio O mito de Sísifo (1942), assim sentencia, de forma avassaladora, o escritor franco-argelino Albert Camus (1913-1960): “Só há um problema filosófico verdadeiramente sério: é o suicídio. Julgar se a vida merece ou não ser vivida é responder a uma questão fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, vem depois. São apenas jogos; primeiro é necessário responder. E se é verdade, tal como Nietzsche o quer, que um filósofo, para ser estimável, deve dar o exemplo, avalia-se a importância desta resposta, visto que ela vai preceder o gesto definitivo. São evidências sensíveis ao coração, mas é preciso aprofundá-las para as tornar claras ao espírito”.

O absurdo, como imagem-síntese de uma vida desprovida de sentido, já não nos permite encontrar na abóbada celeste um nítido caminho que se confunda com a cartografia das estrelas. Eis a ferida existencial que leva Camus a comparar nossos passos trêmulos pela vida com a sina de Sísifo, o trágico condenado pelos deuses gregos a rolar uma pedra morro acima, sem jamais poder alcançar o cume da montanha para, então, se desvencilhar de seu fardo. Mesmo prostrado pela rolagem inglória da pedra, Sísifo não pode se render ao cansaço físico-existencial, já que, num zás, a pedra o esmagaria. Ainda assim, a morte, como fim da linha inequívoco, prenuncia para o rolling stone Sísifo que, de uma forma ou de outra, ele será esmagado. É essa tragicidade que faz com que Camus entreveja, em Sísifo, o maior problema filosófico para o ser humano: se, ao fim e ao cabo, Sísifo vai morrer, como suplantar o sussurro gélido da finitude que insinua ao condenado pelos deuses que, num átimo, com o suicídio, ele pode acabar com todo o sofrimento absurdo desta vida? A dimensão de que, apesar do absurdo, nós tentamos continuar a viver (em face do absurdo, deveríamos dizer que tentamos "continuar a continuar") se mostra, assim, em toda a sua agonia telúrica e cotidiana. 

Entender o absurdo como o dilema de Sísifo em cada um de nós é a grande chave para a compreensão profunda de obras como O estrangeiro (1942), A peste (1947) e A queda (1956), em que Camus faz com que suas personagens levem às últimas consequências o caráter contingente e frágil da escolha entre o ser e não-ser, a vida e a morte. 

Vale a pena frisar que o curso não pressupõe a leitura prévia do ensaio O mito de Sísifo, de Albert Camus. Ao longo das aulas, faremos a leitura e a análise conjuntamente. Ademais, quem se inscrever no curso em questão terá acesso às aulas gravadas de um dos seguintes cursos por mim ministrados:

(1) Grandes obras da literatura: análise do romance O estrangeiro, de Albert Camusou

(2) Grandes obras da literatura: análise do romance A peste, de Albert Camusou

(3) É possível imaginar Sísifo feliz? Diálogos entre Dostoiévski e Camus sobre o absurdo.

Estrutura das aulas [sábados, das 11h às 13h (horário de Brasília)]:

Aula 1 (10/06/23): Por que, para Camus, o suicídio, como encarnação radical do absurdo, é o único problema filosófico verdadeiramente sério? Leitura e análise da parte I ("Um raciocínio absurdo").

Aula 2 (17/06/23): Seria a revolta (algo como a versão camusiana do amor fati, em Nietzsche) uma possibilidade para (tentar) ludibriar o absurdo? Leitura e análise da parte II ("O homem absurdo").

Aula 3 (24/06/23): Quando Sísifo olha para o abismo, o olha abismo olha de volta para Sísifo: Camus e o desvelamento do absurdo que queremos superar, para continuarmos a continuar, a cada momento mais denso do cotidiano. Leitura e análise da parte III ("A criação absurda").

Aula 4 (01/07/23): Ao fim e ao cabo, Camus sentencia: "É preciso imaginar Sísifo feliz". Aqueles e aquelas que continuamos a continuar, no entanto, nos perguntamos: "É possível imaginar Sísifo feliz?". Leitura e análise da parte IV ("O mito de Sísifo").

Sobre o professor: 

Flávio Ricardo Vassoler, escritor, professor e youtuber, é doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Literatura Russa pela Northwestern University, que fica em Evanston, nos Estados Unidos. Durante o mestrado, realizou um curso de língua russa e pesquisas bibliográficas junto à Universidade Russa da Amizade dos Povos, que fica em Moscou, na Rússia. É autor do romance O evangelho segundo talião (nVersos, 2013); do livro de ensaios e aforismos sobre cinema, literatura e teoria social Tiro de misericórdia (nVersos, 2014); do livro-tese Dostoiévski e a dialética: fetichismo da forma, utopia como conteúdo (Hedra, 2018); do livro de crônicas, ficções e ensaios Diário de um escritor na Rússia (Hedra, 2019); e do romance de formação em diálogos Metamorfoses, os anos de aprendizagem de Ricardo V. e seu pai (Nômade, fiel como os pássaros migratórios, 2021). É colunista do site Brasil 247, para o qual escreve ficções sobre sua experiência nômade no continente europeu. Colabora, periodicamente, para o caderno literário "Aliás", do jornal O Estado de S. Paulo; para o caderno "Ilustríssima", do jornal Folha de S.Paulo; e para as revistas Carta CapitalVeja Piauí. Canal no YouTube: clique aqui

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Prof. Dr. Flávio Ricardo Vassoler

Flávio Ricardo Vassoler, escritor, professor e youtuber, é doutor em Letras pela USP, com pós-doutorado em Literatura Russa pela Northwestern University (EUA). É autor de, entre outros, "Dostoiévski e a dialética: fetichismo da forma, utopia como conteúdo" (Hedra, 2018) e "Diário de um escritor na Rússia" (Hedra, 2019). Colabora, periodicamente, para os jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S.Paulo"; e para as revistas "Carta Capital", "Veja" e "Piauí".

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.