A obra magistral Grande Sertão: Veredas, publicado em 1956, é um livro único em toda a literatura brasileira. Com seu estilo particular de escrita, Rosa nos leva a redescobrir os elementos mais profundos da natureza dentro de nós. Quando abrimos a porta para o que tornamos palavra em cada medida das imagens, vemos não apenas a realidade exterior, mas nossa imaginação em nítida composição. Por um lado, este processo também faz parte do fluxo no qual a psicanálise se dedica a observar e, por outro, Guimarães Rosa nomeia, dando vida ao mundo da natureza que o cerca. Afinal, é na alegoria das criações verbais, tanto arcaicas quanto neológicas, que se encontra a maior demonstração da cena viva e pulsante da literatura de Rosa, que transforma o amor e a coragem em exemplos da grande literatura, cujas cenas épicas remontam à origem do Brasil como parte do panteão de imagens ancestrais da literatura mundial.
Em quatro encontros, veremos algumas considerações de Freud sobre a criatividade e seu desbravamento e as reflexões de Lacan sobre a relação entre a transferência e o amor, além de discutir algumas noções essenciais da psicanálise presentes nesta obra-prima de João Guimarães Rosa.
As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis (para sempre) no YouTube.
PROGRAMA DO CURSO
Aula 1: Guimarães Rosa e sua relação com a psicanálise: a composição do tempo e a formação do imaginário.
Aula 2: Jornada de todos os medos: o sertão e o encontro em psicanálise.
Aula 3: Transferência, sexualidade e loucura: Riobaldo e Fabiano no sertão.
Aula 4: A busca perdida de Eros: O Banquete, o sertão e o desejo.
Assista à aula aberta e gratuita: quarta, 8 novembro, 19h BRT
ESTEVAN KETZER é psicólogo clínico (PUCRS), professor da Pós-Graduação em Psicanálise da Anhanguera (Erechim) e escritor. Mestre e Doutor em Letras, pesquisador dos arquivos Jacques Derrida no IMEC (França) e de pós-doutorado em Letras (UFMG). Publicou O relevo da inscrição: a po-ética dos corpos em Freud, Artaud e Derrida, entre outros livros e ensaios. Recebeu o Primeiro lugar no Prêmio Isaías Golgher de 2022 com o ensaio Paul Celan e o silêncio da poesia.
cupons disponíveis: ESTEVAN10 (10% de desconto) ou ESTEVAN20 (20% de desconto)
Meia-entrada disponível para estudantes (mediante comprovante de universidade) e para pessoas acima de 65 anos (mediante comprovante de identidade).
Referências:
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FREUD, Sigmund. (1915) O Inconsciente. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976, vol. XIV.
FREUD, Sigmund. (1908) Escritores criativos e devaneios. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976, vol. 1908, Vol. IX.
FREUD, Sigmund. (1913) O Moisés de Michelângelo. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976, vol. 1908, Vol. XIII.
FREUD, Sigmund. (1919) O Estranho. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976, vol. 1908, Vol. XVII.
FREUD, Sigmund. (1930) O Mal-estar na civilização. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976, vol. 1908, Vol. XXI.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 2008.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Campinas/Petrópolis: Editora da UNICAMP/Editora Vozes, 2012.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 8: a transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
LAPLANCHE, Jean & PONTALIS, J.-B. Vocabulário da Psicanálise. Santos: Martins Fontes, 1970.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
PASSOS, Cleusa R. & ROSENBAUM, Yudith (Orgs.). Escritas do Desejo: crítica literária e psicanálise. Cotia: Ateliê Editorial, 2011.
PLATÃO. O Banquete. Tradução Donaldo Schüler. Porto Alegre: L&PM, 2011.
RIVERA, Tânia. Guimarães Rosa e a Psicanálise: ensaios sobre imagem e escrita. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1968.
ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Record, 1984.
ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
ROSA, João Guimarães. "Manuelzão e Miguilim". In: Corpo de Baile. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
ROUDINESCO, Elizabeth & PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral (Orgs. Charles Bally e Albert Sechehaye). São Paulo: Cultrix, 2012.
SPINOZA. Baruch. Ética: demonstrada segundo a ordem geométrica. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Centro Cultural Astrolabio | Cursos de literatura, arte e cultura, oficinas de escrita criativa, leituras guiadas, clubes de leitura e orientação de projetos editoriais. Encontros ao vivo via zoom, aulas gravadas e emissão de certificado.
nossos cursos: www.sympla.com.br/oastrolabio
instagram: @oastro.labio
newsletter: astrolabio.substack.com