Login
O evento já encerrou...
GLOBAL MACRO TRENDS _ MÓDULO ESPECIAL : MODA, CULTURA E NOVAS TECNOLOGIAS / TURMA 3
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

GLOBAL MACRO TRENDS _ MÓDULO ESPECIAL : MODA, CULTURA E NOVAS TECNOLOGIAS / TURMA 3

5 mai - 2022 • 10:00 > 19 mai - 2022 • 12:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

GLOBAL MACRO TRENDS

MÓDULO ESPECIAL STATE CREATIVE LAB > MODA, CULTURA E NOVAS TECNOLOGIAS

TURMA 3


ACESSE AS INFORMAÇOES DO CURSO COMPLETO AQUI:

https://globalmacrotrends.com.br/tech


UM CURSO QUE FALA DE TECNOLOGIA DE FORMA CLARA E POTENCIALIZA PROFISSIONAIS DO MERCADO CRIATIVO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS.         


APRENDA A CONDUZIR NEGÓCIOS RELEVANTES PARA OS PRÓXIMOS ANOS E COMPREENDA OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA EM CULTURAS LOCAIS E REDES GLOBAIS.


ENTENDA O PAPEL DA TECNOLOGIA NO UNIVERSO DAS GERAÇÕES Z, ALPHA E SAIBA COMO TRANSITAR POR CULTURAS DESCENTRALIZADAS.   


O curso

Nos últimos tempos, palavras como metaverso, blockchain, realidades expandidas, gamificação, NFT, 5G, IoT, machine learning passaram a inundar as principais manchetes no mundo dos negócios de cultura. A avalanche de conceitos, porém, parece indecifrável e cria uma sensação de desconexão com o presente. O que exatamente quer dizer tudo isso? Para quem trabalha com criatividade, compreender o que está acontecendo se torna fundamental no direcionamento de empresas e projetos. Hoje, poucos são os profissionais capazes de traduzir todos esses novos termos tecnológicos de maneira clara, criativa e com aplicabilidade direta. Nesse módulo especial STATE CREATIVE LAB do curso Global Macro Trends, Olivia Merquior vai te conduzir pelo universo das novas tecnologias e explicar de forma prática como o conceito de imersividade e descentralização vêm moldando as experiências das gerações Z e Alpha em um novo sistema de sociabilidade chamado de Meta-Cultura. Parece complicado né? Mas depois desse curso você vai olhar o mundo e todas essas mudanças com muito mais tranquilidade. 


O que são MACRO TRENDS?

Macro Trends ou tendências de larga escala é uma área de pesquisa que trabalha especificamente com a antecipação de mudanças estruturais que afetam a sociedade e o comportamento consumidor a médio e longo prazo.

O profissional de Macro Trends precisa desenvolver a capacidade de analisar emergências criativas de diferentes áreas e criar hipóteses factíveis para indústria e mercado. 

A qualificação para Macro Trends se diferencia da futurologia e do coolhunting por compreender características únicas de pesquisa que transitam entre dados e imaginação prospectiva. Essas são habilidades que se encontram cada vez mais escassas no mercado de trabalho, criando uma alta procura por esses profissionais em âmbito nacional e internacional. 


Descrição

O curso traz uma versão holística sobre os principais desenvolvimentos tecnológicos presentes hoje no mercado criativo e mostra como eles podem / devem ser pensados como um ecossistema na criação de negócios, projetos e conteúdo. Se você trabalha com pesquisa e deseja se manter relevante no mercado, você precisa compreender como um novo sistema cultural está se formando nesse exato momento. A aceleração exponencial da tecnologia aliada aos últimos eventos da pandemia e das catástrofes ambientais gerou uma necessidade emergencial de reconfiguração dos protocolos entre o mundo real (IRL) e o virtual (URL). A implementação de novos sistemas de conexão e interação social projetada para os próximos 10 anos foi acelerada para metade do tempo. Nesse novo contexto mundial muitas pessoas de moda e cultura ainda se perguntam: mas o que tudo isso tem a ver comigo? Tudo. 

Neste curso você será apresentado aos principais conceitos da tecnologia; compreender o que, como, quem, porque e quando as mudanças se desenvolvem; como grandes e pequenos negócios estão utilizando as novas plataformas; quais os principais recursos criativos disponíveis no mercado; como aprofundar seus conhecimentos e se manter atualizado constantemente.


PARA A DESCRIÇÃO COMPLETA DAS AULAS, ACESSE:

https://globalmacrotrends.com.br/tech


Roteiro das aulas:

Aulas gravadas liberadas a partir de 27 de abril

Livro digital com material interativo enviado 27 de abril

Aulas presenciais com transmissão ao vivo:

Quinta-feira, 05 de maio > 10h às 12h + networking hour 12h às 13h. (local para almoço)

Quinta-feira, 19 de maio > 10h às 12h + networking hour 12h às 13h. (local para almoço)


Encontro ao vivo em metaverso exclusivo do curso:

Quinta-feira, 12 de maio > 18h às 20h


PARA A DESCRIÇÃO COMPLETA DAS AULAS, ACESSE:

https://globalmacrotrends.com.br/tech


Para quem é o curso?

O curso é uma ferramenta essencial para que profissionais de comunicação, marketing, estilo, empreendedores do mercado criativo e consultores de moda fortaleçam suas capacidades de análise, proposição de hipóteses e construção de storytellings relevantes. Ao final do curso, os participantes serão capazes de aprimorar sua inteligência para interpretação dos movimentos globais e de construir conceitos para projetos e coleções com relevância para o mercado da Meta-Cultura.  


Onde serão as aulas presenciais?

As aulas presenciais serão realizadas no Centro de Inovação STATE - Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, São Paulo, SP, CEP 05317-020, Brasil. O STATE é um centro de inovação independente que abriga pessoas e ideias que tenham como vocação a transformação da realidade.  Sua comunidade é composta por grandes corporações, startups, cientistas e criadores, e juntos combinam os elementos essenciais para que o novo aconteça. Conheça mais: https://www.state.is/  


Não posso estar em São Paulo, perco as aulas presenciais?

As aulas presenciais serão transmitidas ao vivo, direto do STATE para que todos os inscritos possam participar, enviar perguntas e interagir em tempo real. As aulas presenciais também serão gravadas e disponibilizadas para acesso posterior.  


O que você vai aprender?

  1. O curso desenvolve uma percepção qualificada sobre os impactos das novas tecnologias no mercado cultural e criativo.
  2. Vamos compreender os motivos que impulsionam a adoção de novas plataformas de criação e socialização pelas novas gerações.  
  3. Você entenderá de maneira clara os principais conceitos da tecnologia atual.
  4. Você aprenderá como utilizar plataformas e redes criativas no seu negócio independente do tamanho.
  5. Você poderá experimentar de forma prática o que são os metaversos. 
  6. Você receberá uma lista valiosa sobre profissionais e empresas que podem lhe ajudar a implementar inovações no seu negócio.
  7. Ao final do curso, vamos entender como desenvolver projetos criativos a partir do conceito de Meta-Cultura.


ROTEIRO DAS AULAS

PARA A DESCRIÇÃO COMPLETA DAS AULAS, ACESSE:

https://globalmacrotrends.com.br/tech


Aula #1_ Como chegamos até aqui?

Você vai aprender a contextualizar as mudanças tecnológicas ao longo da história e seus impactos na construção da cultura e de movimentos contra-culturais. Você vai entender os movimentos criados a partir da internet: Web 1, Web 2 e Web 3. Você vai aprender o que significa a palavra “virtual” e conhecer os princípios da cibercultura.

> Duração: 60min

> Aula gravada


Aula #2_ 5G e o mundo das realidades expandidas.

Você vai compreender o que é a tecnologia 5G e como o universo da moda e da cultura precisam se preparar para esse novo ambiente. Você vai experimentar diversas ferramentas de produção de realidades expandidas e entender a diferença entre AR, VR, MR.

> Duração: 60min

> Aula gravada


Aula #3_ Blockchain e descentralização para além das NFTs.

Você vai aprender o que é a Blockchain e como ela pode ser utilizada para práticas de responsabilidade social e ambiental. Vamos discutir o papel dos cripto-ativos na cultura, como as novas gerações utilizam as redes descentralizadas para gerar renda autônoma e socializar em comunidades fora dos eixos das redes sociais tradicionais.

> Duração: 60min

> Aula gravada


Aula #4_ O que é Meta-Cultura?

Aulão presencial e ao vivo onde você vai aprender o que é Meta-Cultura e como a forma de pensarmos pesquisa de macro tendências nunca mais será a mesma. Momento para contextualizarmos todas as informações das aulas anteriores e tirar dúvidas.

> Duração: 120min + momento networking

> Aula presencial em São Paulo e/ou ao vivo via Zoom


Aula #5_ Octalysis e gamificação das relações sociais.

Você vai aprender o conceito de Octalysis e o impacto do universo game na maneira que as novas comunidades criativas são construídas, na forma que pensamos o design de produto e até na organização de empresas. Vamos discutir como toda a sociedade está sendo impactada pela narrativa gamer mesmo sem nunca ter se aproximado desse universo.

> Duração: 60min

> Aula gravada


Aula #6_ Avatares e as identidades em multidimensões.

Você vai aprender como interpretar o conceito de identidade em ambientes multidimensionais como metaversos e novas redes sociais descentralizadas. Vai conhecer as principais plataformas de desfile, marcas de moda e artistas influenciando o estilo das novas gerações.

> Duração: 60min

> Aula gravada


Aula #7_ Desvendando as comunidades digitais.

Encontro em um metaverso de fácil acesso e usabilidade com artistas, marcas e pensadores do mundo virtual.

> Duração: 60min + momento networking

> Aula ao vivo no metaverso Nowhere


Aula #8_ Estética e o efeito Boomerang.

Você vai entender como as experiências virtuais têm interferido na criação de formas e materiais no mundo físico. Vamos discutir o que é efeito Boomerang, como ele altera nossas experiências estéticas e amplifica a noção de realidade.  

> Duração: 60min

> Aula gravada


Aula #9_ Transitando pelo mundo GenZ e Alpha.

Você vai entender as principais estruturas e experiências que impactam a percepção de sociedade, identidade e cultura das novas gerações. Vamos refletir sobre como as tecnologias são integradas em grupos de diferentes culturas e situações econômicas.  

> Duração: 60min

> Aula gravada  


Aula #10_ Cultura, negócios e o metaverso: nosso mundo nos próximos 10 anos.

Aulão onde você vai juntar todos os conceitos anteriores e compreender de maneira integrada o ecossistema cultural criado pelas novas tecnologias. Você será capaz de visualizar o presente com uma perspectiva MACRO e ter segurança para aplicar novos conceitos em suas pesquisas de tendências.

> Duração: 120min + momento networking

> Aula presencial em São Paulo e/ou ao vivo via Zoom


Recursos do curso:

  1. Aulas gravadas para acesso independente
  2. Áudio de todas as aulas em versão podcast para que você ouça quantas vezes quiser e aprender em qualquer lugar.
  3. Aulas presenciais para interação em grupo e networking entre os participantes
  4. Telegram exclusivo para compartilhamento de conteúdo 
  5. Livro digital interativo com organograma das aulas, explicações detalhadas, exercícios práticos e lista de fontes biblio-audiovisuais para consulta.
  6. Perdeu uma aula? Todos os encontros são gravados e disponíveis para acesso ilimitado por até 3 meses.


Com quem você vai aprender?

CONHEÇA MAIS SOBRE SUA MENTORA:

https://globalmacrotrends.com.br/sobre


Olivia Merquior é uma das principais vozes nacionais com atuação prática no mundo da cultura e da tecnologia. Idealizadora da Brazil Immersive Fashion Week, primeira semana de moda imersiva da América Latina, Olivia vem estabelecendo plataformas de fomento para práticas criativas com recursos de novas tecnologias entre comunidades de diversos países latinos. Foi responsável, junto com o estilista Lucas Leão, pelo primeiro desfile full 3D apresentado na SPFW, pela primeira exposição de moda em metaverso da América Latina e pelo desfile figital, inédito no mundo, com recursos de realidade aumentada via Snapchat. Em 2021, inaugurou junto à plataforma de nft Hic et Nunc, uma exposição de obras em AR, como parte oficial do renomado evento SP-Arte. 


Apontada pela Folha de São Paulo em 2020 como uma das especialistas em metaversos no âmbito da cultura, Olivia foi convidada a assinar como guest editor a edição impressa da Vogue Brasil de novembro 21 que trará um conteúdo especial e inédito sobre moda, arte e novos espaços virtuais. Junto a Jorge Pacheco e Fabienne Muzy, está à frente da vertical de novas realidades do STATE CREATIVE LAB em São Paulo, com abertura prevista para 2022. O STATE CREATIVE LAB nasceu com o objetivo de desmistificar o universo digital para desenvolver novos talentos, capacitar o empreendedorismo local e inserir empresas nesse ecossistema, entregando metodologias de inovação empresarial e bolsas para residentes criativos, formando assim um lugar de experiências imersivas e reais para provocar questionamentos e transformar ideias e sonhos em soluções de impacto positivo.


Além de ser curadora e mentora das duas edições do Projeto Estufa e Top5 na São Paulo Fashion Week, é coordenadora LATAM da equipe de moda do Première Vision Paris desde 2015 e desenvolve projetos de direção criativa e inovação para empresas nacionais e internacionais como Grupo Grendene, Grupo Soma, Lenny Niemeyer, família Ghermezian, entre outros.


CONHEÇA MAIS SOBRE SUA MENTORA:

https://globalmacrotrends.com.br/sobre



#Aula aberta_ Assista agora:


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

GLOBAL MACRO TRENDS _ MÓDULO ESPECIAL : MODA, CULTURA E NOVAS TECNOLOGIAS / TURMA 3

Global Macro Trends

Global Macro Trends é uma plataforma para o desenvolvimento de habilidades em pesquisa de macro tendências globais. GMT faz parte do ecossistema da agência criativa Dacri Deviati que ainda conta com o podcast High Low, a semana de moda Brazil Immersive Fashion Week e o Centro Brasileiro de estudos em design de vestuário, Centro-br.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.