16 mar - 2024 • 08:00 > 17 mar - 2024 • 14:00
16 mar - 2024 • 08:00 > 17 mar - 2024 • 14:00
Gestão de Produto com Scrum
História de usuário e critérios de aceite com as 7 dimensões do Produto ( Oficina 05)
A oficina permitirá, durante 10 horas, a vivência e prática dos conceitos e técnicas abordadas para a realização do refinamento de um item de backlog do produto priorizado pelo P.O., para a elaboração de história de usuário e seus critérios de aceite, utilizando as 7 dimensões do produto que entregam valor para a organização, clientes e usuários e que estejam alinhados com o processo de negócio.
Quando: Dias 16 e 17 de Março de 2024
Turma 01/2024
Horário: 08:00h às 13:00h - Sábado e Domingo (10 horas)
O QUE VOCÊ VAI APRENDER COM A OFICINA?
A) Construirmos as 7 Dimensões do Produto
As 7 Dimensões do Produto oferecem uma compreensão refinada e abrangente do item de backlog que foi priorizado para a entrega de parte do seu produto.
Nenhuma dimensão, por si só, é suficiente. Você precisa identificar todos os sete para obter uma compreensão completa do propósito do item de backlog do produto e das possibilidades de entrega. (adaptado do original Fonte: EBG Consultoria)
Esta técnica foi adaptada no Lean Iron e tem como objetivo, facilitar o levantamento de informações fundamentais para o entendimento e refinamento de um item de backlog do produto na criação de um produto.

B) Elaborarmos a História de Usuário e seus Critérios de Aceite
A partir do entendimento das 7 dimensões da funcionalidade priorizada é possível elaborar suas histórias de usuário e critérios de aceite, analisando-o sob as 7 dimensões (aspectos) diferentes.
Histórias de usuário, ao contrário do que muitos pensam, teve origem no eXtreme Programming (XP), onde o seu principal objetivo era representar o desejo do usuário por alguma ação do software.
Vamos revisar:
A) A importância da Visão do Produto e Requisitos. Como diria Peter Drucker, "Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito".
A visão do produto precisa estar alinhado com o planejamento estratégico da organização bem como com os desejos e necessidades das partes interessadas, alinhando expectativas, métricas, resultados, prioridades e solução que o produto de software vai entregar.
É importante conhecer os tipos de requisitos para que possamos compreender de que forma podemos organizar nosso produto de software e seu backlog de produto e backlog da sprint.
Uma classificação muito utilizada de Requisitos no contexto ágil pode ser apresentada da seguinte forma:
Tema, Épico, Funcionalidade, Historias de Usuário e Critérios de Aceite e Tarefas que correspondem, de forma geral, aos Requisitos de Negocio, Requisitos das partes interessadas e requisitos da solução.
B) Compreender como o Backlog do Produto esta alinhado a Visão e aos Requisitos
O Product Backlog é um ARTEFATO que contém uma lista emergente e ordenada do que é necessário para melhorar o produto.
Os itens do Backlog do produto precisam estar alinhados as dores, desejos e necessidades das partes interessadas e a visão do produto.
Uma pergunta importante a ser respondida pelo PO ao Time e as partes interessadas é: qual(is) o(s) benefício(os) que um determinado item priorizado do Backlog do produto entrega como solução do problema?
Quer entender como tudo isso funciona e se integra para a construção de um produto de software alinhado ao negócio e aos desejos das partes interessadas para entrega de valor e qualidade?
ENTÃO VEM COM A GENTE!!!
Conceitos e técnicas abordadas durante a Oficina 05:
Módulo I - Contextualização:
Módulo II - 7 Dimensões e História de usuário
Módulo III - Estudo de Caso
O que você vai receber ao concluir a oficina 05:
QUEM DEVE FAZER ESTE CURSO?
PORQUE FAZER ESSA OFICINA?
Minha experiência de mais de 35 anos trabalhando com desenvolvimento de software, 15 anos como Engenheiro de Requisitos e Product Owner de times de desenvolvimento me permitiu observar o seguinte:
Trilha de Formação Profissional de Product Owner (P.O.) - Lean Iron
O melhor da análise Lean para o desenvolvimento ágil, com entrega de software de valor.
Nós do Lean Iron ajudamos você a se tornar um Product Owner P.O. (Dono do produto) diferenciado, provendo um treinamento único e completo, por meio de 07 (sete) oficinas que se integram e se complementam(*), com muitas práticas, conteúdo e aprendizado, para que você possa entregar produtos de valor e com qualidade ao negócio, cliente e usuários .
A formação Lean Iron tem como objetivo trabalhar os conhecimentos e desenvolver as habilidades e atitudes (C.H.A.) de um Product Owner - P.O., diante dos desafios de um ambiente ágil que utiliza o framework SCRUM, para a solução de problemas complexos, com o objetivo de entregar resultados, as partes interessadas, que realmente agreguem valor e qualidade ao produto de software, de forma colaborativa, em um ambiente de inovação, inspeção e adaptação, priorizando ações e soluções que satisfaçam o negócio, clientes e usuários, definindo os requisitos certos das pessoas certas, no nível certo de detalhes.
(*) a oficina 07 - Gestão de Backlog do produto não esta disponível nesse pacote
Informações Importantes:
Este evento será feito via zoom. As instruções de acesso serão fornecidas via e-mail próximo ao início do evento.
Cancelamentos podem ser solicitados com até 7 dias de antecedência do início da turma e o valor pago será devolvido conforme regras do Sympla.
Após esse prazo, em caso de desistência, não haverá a devolução do valor da inscrição. Nesse caso, você poderá participar em uma próxima turma ou transferir o ingresso para outra pessoa, desde que a solicitação seja feita com 24 horas de antecedência do início do oficina.
De acordo com a LGPD, ao se inscrever nesta oficina você autoriza o uso da imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos e outros meios de comunicação, para ser utilizada em campanhas promocionais e institucional, destinadas à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno, desde que não haja desvirtuamento da sua finalidade.
Não emitimos Nota Fiscal com a data de pagamento retroativa.
Requisitos para realizar o treinamento remoto, online e ao vivo:
Requisitos do computador: mínimo de 1 GB de memória RAM, caixas de áudio ou fone de ouvido, microfone, monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels, navegador de internet e Google Chrome preferencialmente.
Requisitos da internet: mínimo de 40MB de banda larga.
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/eduardocastroleaniron/
Seja um profissional diferenciado no mercado!!
Faça um iPO na sua carreira!
#sejaleaniron
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
eduardo jose ribeiro de castro
Graduação em Ciências Contábeis, especialização em Análise de Sistemas e Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação. P.O. em instituições públicas e privadas, atuando como responsável ou consultor. Trainer e Coach em métodos ágeis Autor do Livro “Engenharia de Requisitos: Um enfoque prático na construção de software orientado ao negócio”. Autor do método IRON - Integração de Requisitos Orientado ao Negócio e Lean iRON Analysis. Coordenador e professor em curso de Grad
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.