O evento já encerrou...
Gepom e Tripoli Cultural Apresentam: Cleópatra, A Rainha do Egito
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Gepom e Tripoli Cultural Apresentam: Cleópatra, A Rainha do Egito

9 mar - 2023 • 18:00 > 20:00

Evento Online via Zoom

Descrição

Tripoli Cultural e Gepom apresentam: Cleópatra, a Rainha do Egito.

No mês da mulher vamos discutir a figura de Cleópatra VII, a  "rainha" Egípcia tão polêmica, que ainda suscita interesse e curiosidade  em historiadores, arqueólogos, jornalistas e inspira escritores, roteiristas e  dramaturgos. Última rainha da dinastia Ptolomaica, a última do Egito Antigo, que chegou ao Egito com a conquista de Alexandre, O Grande e governou por três séculos. A história dessa enigmática rainha, que atravessa séculos, nos chegou pelas fontes gregas e romanas. A aula única "Cleópatra, A Rainha do Egito", no dia 9/3, com a profa. Muna Omran, pretende debater as representações desta rainha nas iconografias, no cinema e no teatro e os eventos que a imortalizaram na história.

COMBO: Veja as condições para o combo Islamofobia na Europa + Cleópatra. Veja as condições especiais.

O curso Islamofobia na Europa visa em duas aulas com a profa. Luciana Garcia ( USP) A guerra civil da Síria (2011-2019) ocasionou, além de uma enorme quantidade de perdas de vidas, o deslocamento de milhões se seres humanos. A maioria dos refugiados sírios se direcionaram aos países vizinhos, como a Turquia e o Líbano, entretanto, parte expressiva desses refugiados se arriscaram partir rumo a um destino mais distante: à estabilidade da União Europeia. Ao atravessarem à fronteira com a Turquia se deparavam, à princípio, com uma barreira de arame farpado que os impedia de avançarem para o território de alguns países do Leste da Europa, entre eles, a Hungria e a Polônia. Ambos os países são atualmente governados por partidos políticos e lideranças de extrema-direita populista, cuja retórica inclui a defesa de uma política anti migratória, principalmente anti muçulmana. Para os integrantes e simpatizantes desses movimentos, a suposta “invasão” de imigrantes muçulmanos em território europeu ameaçaria à identidade cristã e democrática de todo o continente. O aumento da procura pelo exílio europeu acirrou manifestações hostis ante a entrada de refugiados sírios na Europa e alguns movimentos e grupos supremacistas foram inaugurados. Embora, nessa ocasião, a Alemanha tenha sido o país europeu que mais acolheu refugiados da guerra da Síria, o governo alemão não conseguiu evitar diversas demonstrações racistas e islamofóbicas na cena pública. Apesar disso, o governo alemão, representado pela então ministra Angela Merkel, conseguiu aprovar uma série de políticas públicas em benefício da integração social, cultural e econômica de milhares de refugiados. Essa proposta de curso, por sua vez, tem por objetivo primordial apresentar o gradual fortalecimento de grupos e partidos políticos de extrema direita populista que passaram a atuarem na esfera pública europeia à partir de 2015, em decorrência,sobretudo da crise na Síria.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Sobre a professora Muna Omran.

Cofundadora e pesquisadora Sênior do Gepom.   Diretora Geral da Tripoli Cultural. Profa. do Programa de Pós-Graduação da UFF. Pós-doutora em Estudos Literários e Culturais pela UFF. Doutorado em História e Teoria Literária pela UNICAMP. Integrante do Núcleo de Estudos de História Contemporânea da Universidade Estadual do Maranhão.  Estuda e pesquisa Oriente Médio, com foco nos estudos de gênero e estudos culturais.

  

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE O ORIENTE MÉDIO ( GEPOM)

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (GEPOM) é uma cooperativa intelectual dedicada à pesquisa e ao ensino. Nossos objetivos são debater, discutir, analisar e divulgar história, literatura, geopolítica, economia, cultura e atualidade do Oriente Médio e também Norte da África e regiões subjacentes como o Cáucaso do Sul. Pretendemos assim, possibilitar uma maior compreensão sobre a região. Acesse https://www.gepom.com.br/ ou nas redes sociais @gepom2020

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.