Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise, de Jacques Lacan: uma proposta de leitura

Carregando recomendações...

Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise, de Jacques Lacan: uma proposta de leitura

10 abr - 2021 • 10:30 > 01 mai - 2021 • 12:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise, de Jacques Lacan: uma proposta de leitura

10 abr - 2021 • 10:30 > 01 mai - 2021 • 12:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

O Mini Curso tem como objetivo realizar uma exposição que situe questões epistemológicas e histórico-institucionais do texto “Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise” (1953), de Jacques Lacan.

Ministrante

Bernardo Sollar Godoi. Bacharel em Psicologia (UNIVIÇOSA), mestre em Ciência da Religião – Filosofia da religião (UFJF), doutorando em Psicologia – Estudos Psicanalíticos (UFMG). Professor no Curso de Psicologia da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Organização do conteúdo do minicurso

 O minicurso será composto por três momentos: (i) no primeiro, abordaremos a especificidade dos Escritos; (ii) no segundo, percorreremos o contexto em que o “Discurso de Roma” emerge; (iii) no terceiro, introduziremos noções centrais de “Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise”:

Os Escritos, de Jacques Lacan

Escritos, de Jacques Lacan, não é um livro qualquer. Embora, a princípio, pareça ser apenas um compilado de textos já publicados em outros lugares, logo se percebe aspectos curiosos: o prefácio do livro – “Abertura desta coletânea” – faz um apelo ao estilo e a um tipo específico de leitor; a ordem cronológica, esperada para uma compilação, apresenta-se rompida; e o sucesso de vendas surpreende, tendo em vista seu caráter eminentemente hermético. Como podemos pensar tais questões? 

Contexto histórico-institucional de 1953

“Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise” não é um texto qualquer. Ele marca uma virada em um contexto bastante específico do trabalho intelectual de Lacan e do contexto histórico-institucional que vivia. 1953 é um ano atribulado para o autor: desavenças na Sociedade Psicanalítica de Paris seguida pela fundação da Sociedade Francesa de Psicanálise e o anúncio da necessidade de retornar às origens do pensamento freudiano, além de conflitos pessoais. De todo modo, o que marca Lacan nesse contexto e por que o autor reivindica tal necessidade? Compreender a circunstância em que se inscreve o texto de nosso objeto de estudo será essencial para, em seguida, debruçarmo-nos sobre ele. 

Questões cruciais de “Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise”

O famoso “Discurso de Roma” é o anúncio de um programa de pesquisa que reivindica, diante de um suposto desvio que a doutrina freudiana teria sofrido, a necessidade de um retorno a Freud. Junto com a conferência “Simbólico, imaginário e real” pronunciada poucos meses antes na sede da Sociedade Francesa de Psicanálise, “Função e campo...” apresenta as marcas do direcionamento epistemológico a partir do qual Lacan situa sua leitura de Freud: resgatar os fundamentos da descoberta freudiana e renovar o estatuto da psicanálise, enfatizando a função da fala no campo linguagem. Isso não se dá sem uma profusão de referências a outros campos epistêmicos: problemáticas e discussões da filosofia, antropologia, linguística, etologia, matemática etc., são evocadas na intenção de repensar o sentido da experiência inaugurada por Freud. 


Duração

4 encontros de 1h30min cada.

Investimento

  • Via Sympla: R$110,00 + taxas do site (opções de parcelamento com cartão de crédito)
  • Direto com as organizadoras: R$110,00  (boleto à vista sem acréscimos - para esta forma de pagamento, enviar e-mail manifestando interesse para [email protected]


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Projeto Pluralidades

O projeto Plur@lidades, foi idealizado a partir do desejo de duas amigas psicólogas, provocadas pela psicanálise. Teve sua formação em agosto de 2020, com a proposta de promover espaços plurais, que viabilizem a interlocução entre a psicanálise e saberes diversos, assumindo o compromisso de movimentar tais saberes a diferentes classes sociais, gêneros e etnias, como estratégia de transformação clínica, teórica e política. O projeto é coordenado pelas psicanalistas Karina Araújo e Luisa Mijolary.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.