02 nov - 2020 • 14:00 > 04 nov - 2020 • 17:01
02 nov - 2020 • 14:00 > 04 nov - 2020 • 17:01
FOTOGRAFIA: VIVÊNCIA DE CORPO E ALMA
Oficina com Mateus Sá e Eduardo Queiroga
Dias 02, 03, 04 de novembro 2020
14h às 17h totalizando 9 horas de encontro
Sinopse A oficina é destinada a artistas, fotógrafos e estudantes da imagem e busca estimular a percepção da fotografia como narrativa e leitura de mundo, através de vivências, articulação de referências. É estruturada de modo que tenhamos muita troca e reflexão, atiçados por produções de diversos artistas e fotógrafos, incluindo aqueles que participam da oficina. Exploramos noções de leitura e de concepção de discursos através da fotografia, com dinâmicas de sensibilização do olhar, práticas perceptivas, discussão sobre construção de narrativas e aprofundamento temático. Qual é a sua fotografia? Qual a sua relação com as imagens que produz? Qual o potencial que as imagens carregam na construção de sua expressão? A oficina foi pensada e será ministrada pelos dois fotógrafos, numa interação e compartilhamento de referências e metodologias que consideramos ser um atrativo a mais para a experiência. Ementa Linguagem fotográfica. Referências e repertório. Leitura, narrativa e discurso com imagens. Processos criativos. Autoria. Conteúdo A oficina é estruturada de modo a proporcionar uma experiência dinâmica, mesclando momentos mais expositivos, análise de obras, dinâmicas de grupo, discussão e debate. Tem como ponto de partida a experiência dos facilitadores que utilizarão duas de suas produções recentes como fomentadoras de temas que se correlacionam na construção de narrativas. Dos percursos de planejamento e processo criativo até a obra publicada, passando pelos conceitos, dificuldades, problemas e soluções encontrados. Mateus Sá trará seu livro "Lugar das Incertezas" e Eduardo Queiroga falará sobre "Cordão". As obras serão abordadas em diferentes fases do curso. Os conceitos que cada trabalho levanta serão tensionados através de obras de outros/as autores/as da produção contemporânea Número de vagas 20 participantes Solicitamos que os inscritos enviem seus trabalhos para serem compartilhados com a turma Entre 10 e 20 fotos de um mesmo trabalho por pessoa. Arquivos em formato jpg ou png, com máximo de 1200 pixel do maior lado. Colocar em uma subpasta com nome do participante/trabalho Pasta para o envio dos trabalhos dos participantes: https://drive.google.com/drive/folders/1Q8zz5q-yoCex3gjMS5OHtc41SEhHPY-g?usp=s haring
Quem conduz o curso A Escola Livre de imagem é um espaço vivencial de produção e reflexão através de uma aprendizagem horizontal movida pela troca, liberdade e criatividade. Nela, fotógrafos e artistas, estudantes e educadores podem compartilhar experiências, articular referências, desenvolver processos criativos e pensar criticamente o papel da imagem na nossa cultura. Foram várias as ações desenvolvidas pela Escola Livre de Imagem até hoje: Zigue-Zague (curso com discussão e compartilhamento de referências - 2017), Vaga-Lume(curso livre de longa duração - 2018), Curadoria e Crítica de Fotografia (curso com professores convidados - 2019), Vivência de Corpo e Alma (oficina de curta duração - em 2019, Natal, João Pessoa, Tiradentes e Paraty), Veredas do imaginário (preparação, prática e análise de produção fotográfica imersiva - 2019) e Espaço de Criação (curso online focado em processos de criação e desenvolvimento de obras - 2020), entre outras.
Eduardo Queiroga é fotógrafo e professor. Autor dos livros "Cordão" e "Coletivos fotográficos contemporâneos". Doutor em Comunicação pela UFPE. Co-fundador do Projeto FotoLibras e do GEMA (Grupo de Educação e Mudança pela Arte). Co-idealizador do Pequeno Encontro de Fotografia e da Escola Livre de Imagem. Acumula experiência de ensino em cursos livres, oficinas, projetos socioculturais e no ensino superior (foi professor e coordenador do bacharelado em fotografia, além de professor em cursos de cinema, artes visuais, design e jornalismo, entre outros). Faz acompanhamento de projetos em fotografia. É fotógrafo desde 1990 e fotografa parteiras tradicionais desde 2008.
Mateus Sá é
fotógrafo e artista visual. Especialista em Cultura e Comunicação. Também atua
como Arte-educador, produtor cultural, editor de livros e exposições. Atuou
como professor universitário de 2009 a 2019. É co-idealizador do Pequeno
Encontro da Fotografia, co-fundador da Escola Livre de Imagem e do Projeto
FotoLibras. Suas pesquisas artísticas transitam principalmente pelo universo da
memória e pelas relações desarmônicas e harmônicas do ser humano com o meio
ambiente.Tem quatro livros publicados, quatro exposições individuais e integra
a coleção Diário Contemporâneo de Fotografia, em Belém-PA. Conheça nosso
portfólio:
https://drive.google.com/file/d/1L7Pmp3TtXTWcyJSWX3Kw2Il2vc8AYMx4/view?usp=s
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
FotoKariri - Festival de Fotografia do Cariri
O FotoKariri através de ações on-line, pontua que os festivais de fotografia vinham sendo afetadas pela falta de apoios institucionais, assim como todas as áreas da arte e cultura. Hoje a pandemia traz uma problemática bastante agravante, é nesse eixo e contexto que o FotoKariri através de ações formativas pagas, busca conseguir recursos para manter o festival vivo e com ações que possam promover solidariedade visando atender uma demanda de profissionais envolvidos no projeto.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.