Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

Evento encerrado

Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

28 jun - 2021 • 14:00 > 29 jun - 2021 • 20:00

 
Evento Online via Youtube

Descrição do evento



PROGRAMAÇÃO - DIA 28 DE JUNHO


14H00 | ABERTURA com Márcio Cardial, Publisher das Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH


14H14 | PAINEL | O protagonismo da comunicação interna

Em parceria, RH e Comunicação lideram a trilha da funcionalidade das empresas durante a pandemia

A palavra supera qualquer distância. Ainda mais com a ajuda da tecnologia. Gestores de Comunicação e RH apresentam insights e reflexões sobre o novo momento da Comunicação Interna dentro das empresas e seu papel estratégico de conexão, influenciando diretamente no ânimo e no engajamento das equipes

Participantes:

  • Sheila Ceglio, Diretora de Recursos Humanos da Pfizer
  • Carolina Prado, Head de comunicação para Intel Brasil e Canadá
  • Guilherme Almeida, Gerente de Comunicação Corporativa da Edenred



14H57 | PAINEL | Mensagem para quem? 

O uso da inteligência de dados para mensurar e direcionar as estratégias de comunicação interna

É hora de direcionar o olhar para os resultados internos. A concorrência pela atenção do colaborador é apenas um dos desafios na hora de promover ações assertivas. Neste painel, líderes e especialistas contam sobre suas iniciativas e inspirações de como tem sido fundamental o uso de dados e métricas na tomada de decisões.

Participantes:

  • Anne Maezuka,  Gerente de Comunicação Interna e de Marca Empregadora do Grupo Marista 
  • Felipe Curcio, Gerente de comunicação para Intel Argentina, Chile e Colômbia
  • Luciana Coen, Diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil 



15:40 | #TRENDING | Conscientização, conexão e engajamento

Quando uma campanha interna ultrapassa os muros da empresa

Diante da pandemia da Covid-19, empresas precisaram conscientizar seus empregados sobre a importância da prevenção e cuidados essenciais, seja atuando na linha de frente ou no modelo home office. A Votorantim Cimentos criou em 2020 um movimento social batizado de “Sua vida é feita para durar”, iniciativa que ultrapassou os muros da empresa, chegando nos familiares, comunidades, escolas, igrejas, clientes e demais públicos que precisavam de informações precisas e acolhedoras para se cuidar e se proteger contra o coronavírus. 

Participante:

  • Bruna Lima, Gerente Global de Comunicação Corporativa da Votorantim Cimentos



16:03 | #TRENDING | Respeito: nosso ponto de encontro! 

Planejamento de Comunicação para o Mês da Diversidade da Sodexo.

No Mês da Diversidade na Sodexo, o que não falta é programação especial para aprender sobre os pilares que a empresa trabalha e aplicá-los na prática do dia a dia. Mas como fazer um planejamento de comunicação para que esse evento tenha a notoriedade que merece? Venha descobrir como planejamos todas as ações de comunicação e quais canais usamos para atingir nosso público interno.

Participante:

  • Denise Brito, Gerente de Comunicação Interna e Diversidade & Inclusão da Sodexo Benefícios e Incentivos Brasil



16H23 | #TRENDING | Comunicação Interna 4.0 em um mundo pós pandemia

Quanto mais tech são as ferramentas, mais touch devem ser as relações

A 4ª Revolução Industrial já começou. A internet das coisas, a computação em nuvem e a IA já estão mudando - e mudarão ainda mais - a nossa forma de fazer quase tudo o que fazemos. Enquanto olhamos para um presente e um futuro conectado, é importante nos relacionarmos de formas significativas, mais equilibradas, mais humanas

Participante:

  • Adevani Rotter, Diretora-presidente da Ação Integrada



16H46 | PAINEL | WhatsApp salva vidas ou atrasa demandas? 

Como encontrar o equilíbrio entre o pessoal e o profissional quando o app entra na rotina do trabalho

Quanto mais o aplicativo evoluiu, mais ele se tornou indispensável na comunicação das pessoas - e das empresas. Neste painel, gestores de comunicação relatam (e debatem) suas estratégias no uso do app: a funcionalidade dos grupos, as vantagens (e as problemáticas) do fluxo instantâneo de mensagens e como guiar os colaboradores para um uso consciente.

Participantes:

  • Caio Soares, Coordenador de Comunicação Interna 
  • André Degasperi, Head de Comunicação Corporativa para a América Latina da ADM Brasil
  • Fernando Campoi, Gerente de Imprensa Corporativa, Comunicação Interna e Comunicação Digital da Volkswagen 



17H29 | PAINEL | Muito além do home-office 

Especialistas debatem as principais tendências na comunicação interna em futuro pós-pandêmico

O trabalho em formato remoto ou híbrido será apenas uma das inúmeras mudanças na rotina de trabalho no cenário pós-pandêmico dentro das empresas. Neste painel, especialistas e gestores de comunicação apresentam previsões e análises das dinâmicas que moldarão os contornos das demandas da nova comunicação interna.

Participantes:

  • Adevani Rotter, Diretora-Presidente da Ação Integrada 
  • Talita Sato, Gerente de Comunicação Corporativa da Suzano 
  • Carolina de Paiva, Internal Communications & Employer Branding Executive Manager da TIM



18H12 | PAINEL | Como encontrar influenciadores internos? 

Com impacto direto no clima organizacional, eles se tornaram peças-chave na comunicação interna

Empresas têm descoberto na prática os benefícios de conversas mais horizontais e da criação de uma rede colaborativa de informações. Neste painel, especialistas contam como identificar líderes informais para repercutirem ações e potencializarem o engajamento institucional

Participantes:

  • Mariana Augusto, Gerente Sênior Comunicação Arcos Dorados Divisão Brasil
  • Angélica Rodrigues, Coordenadora de Experiência do Colaborador da Air Liquide
  • Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa



18H55 | PAINEL | Menos é mais: como dosar a comunicação 

É hora de abrir mão da programação e falar apenas o essencial ou bater sempre na mesma tecla já se tornou cansativo? 

Além dos desafios da pandemia que foram incorporados às rotinas, os colaboradores enfrentam os efeitos colaterais da infoxication e do overload de streamings em lives e reuniões. Neste debate, os speakers compartilham suas reflexões sobre como o excesso de conteúdo tem impactado os times e a melhor maneira de fazer as mensagens serem ouvidas e repercutidas.

Participantes:

  • Hélio Martins, Diretor de Comunicação Social da Justiça Federal de São Paulo
  • Rogério Louro, Diretor de Comunicação Corporativa da Nissan 
  • Bruno Zani, Coordenador de Comunicação Interna e Responsabilidade Social Corporativa da Boehringer Ingelheim


19H38 | #TRENDING | Qual o impacto da Comunicação Interna na Experiência do Colaborador?

Engajamento é uma relação contínua, sistêmica e a comunicação interna é a conexão.

O relacionamento da marca com os profissionais que a constroem diariamente se configura pela autenticidade, pela confiança e pela troca de experiências. Não há mais espaço para ações unidirecionais, top down. A conversa deve estar centrada nas pessoas e a partir de suas necessidades, ocorre a definição do conteúdo.

  • Claudia Zanuso, Sócia-Diretora da Duecom Comunicação


20H00 | ENCERRAMENTO com Márcio Cardial, Publisher das Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH


PROGRAMAÇÃO - DIA 29 DE JUNHO


14H00 | ABERTURA com Márcio Cardial, Publisher das Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH


14H14 | PAINEL | A palavra que transforma 

Como estruturar uma comunicação interna alinhada com as metas de ESG em busca de uma mudança positiva

A pandemia expôs de maneira inédita nossas deficiências como sociedade e já apresenta impacto profundo sobre as práticas de responsabilidade social corporativa. Em uma realidade cada vez mais complexa e conectada, a integração do ESG assumirá um papel central. Neste painel vamos discutir como a comunicação interna é uma ferramenta chave na mudança do mindset dos colaboradores na guinada para uma nova cultura social e ambientalmente mais responsável. 

Participantes:

  • Adélia Chagas, Presidente Sênior da LLYC
  • Mariana Lemos, Gerente Sênior de Comunicações da Unisys
  • Livia Desenso, Head de RH da Nexa Resources



14H57 | PAINEL | Comunicação onipresente 

Com tantas possibilidades disponíveis, gestores apontam quais os canais mais eficientes na hora de engajar colaboradores

App institucional, plataforma, rede social, e-mail, podcast, tv corporativa… Vale a pena investir em quantos canais na hora de se comunicar com as equipes? Especialistas trazem experiências e reflexões sobre a linha tênue que separa uma programação alinhada da sobrecarga de informações

Participantes:

  • Daniely Gomiero, Diretora de Comunicação e Resp. Social / VP de Projetos do Instituto Claro
  • Juliana Mello, Coordenadora de Comunicação Interna da MRV
  • Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Klabin



15H40 | PAINEL | Líder que não se comunica… 

Ouvir as direções (e anseios) dos líderes se tornou ainda mais importante na hora de unir o time

Em tempos de incerteza, a presença mais próxima de diretores e CEOs foi fundamental para o fortalecimento e da humanização das relações corporativas. Especialistas em comunicação analisam os efeitos de um diálogo mais emocional, menos verticalizado e, principalmente, mais transparente das lideranças.

Participantes:

  • Angélica Consiglio, CEO da Planin 
  • Rozalia Del Gaudio, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Localiza
  • Tatiana Vailati, Diretora de Recursos Humanos da Alcon



16H23 | #TRENDING | Klabin: 122 anos de conexão com as pessoas

Diversificação de formatos e conteúdos para aproximação com os colaboradores

A área de Comunicação Interna será cada vez mais desafiada em termos de agilidade, colaboração e transparência. Vivemos um período em que tivemos que nos reinventar com muita rapidez e criatividade. A inquietude faz total diferença na interpretação dos cenários e no alcance de resultados. Diante de uma avalanche de informações, auxiliar e apoiar os colaboradores na compreensão da influência digital, na utilização de novas ferramentas, no entendimento do impacto das fake news e do peso dos novos formatos de comunicação precisam ser prioridades das áreas de comunicação, assim como a manutenção das redes internas de colaboração

Participante:

  • Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Klabin



16H46 | PAINEL | Diálogo pelo bem-estar

A escuta ativa tem sido essencial no momento atual e o caminho para fortalecer a motivação dos times

As rotinas e dinâmicas não são mais as mesmas, dentro e fora das corporações. Os desafios da pandemia trouxeram à tona as necessidades de priorizar a saúde mental e a humanização nas relações de trabalho. Neste painel, vamos discutir como a comunicação interna é a ponte essencial para a construção de uma rede de apoio entre colaboradores e empresa.

Participantes:

  • Douglas Almeida, Diretor de Recursos Humanos, América Latina da GE Healthcare
  • Roberta Catani, Head de Comunicação e Public Affairs da Johnson & Johnson Consumer Health Brasil.
  • Juliana Annunciato, Gerente de Endomarketing, Comunicação e Employer Branding da Dasa



17H29 | PAINEL | Comunicação pela diversidade 

Agregar múltiplas vozes é um caminho fundamental, mas ainda desafiador na prática das empresas

A Comunicação Interna é uma ferramenta essencial para trabalhar a cultura da diversidade e promover o sentimento de pertencimento dos colaboradores dentro das companhias. Neste painel, líderes de comunicação debatem os principais desafios na evolução das políticas de inclusão e as conquistas com campanhas de conscientização e anti-intolerância.

Participantes:

  • Elisa Prado, Diretora de Comunicação Corporativa da Vivo
  • Júlia Nejaime, Gerente de Comunicação e Mobilização da SulAmérica
  • Carolina Prado, Head de comunicação para Intel Brasil e Canadá 



18H12 | PAINEL | Informação compartilhada e em tempo real 

O fluxo de informação - e de fakenews - se tornou ainda mais intenso frente a tantas medidas e mudanças em função da pandemia. Como ganhar agilidade sem perder a qualidade do conteúdo?

O excesso de informação é um dos grandes facilitadores da desinformação. Na timeline de atualizações que envolvem o combate à covid-19, a comunicação interna torna-se uma ferramenta de segurança para as equipes. Gestores debatem quais iniciativas aliam engajamento e principalmente credibilidade junto aos colaboradores.

Participantes:

  • Aline Limão, Employer Branding Senior Manager da CI&T 
  • Thais Catucci,  Gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da MetLife
  • Larissa Battistini, Gerente de Comunicação Institucional da Bayer



18H55 | PAINEL | O tom do discurso 

Como adequar a comunicação para colaboradores em realidades distintas frente à pandemia

 O último ano expôs ainda mais as desigualdades da sociedade e colocou as pessoas em posições e em cenários diferentes também dentro das companhias. Como adequar falas e ações em um contexto que o home-office não é a realidade de todos? Líderes de comunicação abordam suas experiências na construção de narrativas empáticas e assertivas.

Participantes:

  • Fábio Peixoto, Gerente de comunicação corporativa de Natura &Co América Latina
  • Ranny Alonso, Diretora de Comunicação Corporativa no UnitedHealth Group Brasil
  • Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Klabin



18H55 | #TRENDING | Fala Aí Colaborador: canal interno da Usiminas no WhatsApp

Desde 2017, a Usiminas conta com um canal de comunicação interno no WhatsApp. Na pauta, diálogo e abertura. 

 Em 2017, a Usiminas implantou mais um canal voltado para seu público interno, o Fala Aí Colaborador. Já que boa parte da comunicação diária dos nossos colaboradores e colaboradoras era realizada pelo WhatsApp, porque não compartilhar informações sobre a empresa por meio do app e também estar aberto a receber dúvidas e sugestões? Hoje, esse é um dos nossos principais canais e já contamos com mais de 9 mil pessoas cadastradas de forma voluntária. 

Participante:

  • Ana Gabriela Dias Cardoso, Diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas


20H00 | ENCERRAMENTO com Márcio Cardial, Publisher das Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH


Causa que escolhemos apoiar

Casa Hope é uma das entidades que vem sendo apoiadas pelo Cecom - Centro de Estudos da Comunicação em seus eventos, nas plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, nos últimos anos e segue como o foco de auxílio no ano de 2021.

A Casa Hope é uma instituição 100% filantrópica e o público atendido é o mais vulnerável frente a pandemia do novo coronavírus. São crianças e adolescentes com câncer e transplantados e o tratamentos deles não podem esperar a pandemia passar.

Para apoiar a entidade neste momento, a arrecadação promovida pelo Cecom visa o apoio a campanha “Adote um leito” da Casa Hope, tendo como meta inicial o valor de 30 mil reais. A quantia corresponde ao custo de um leito durante um ano inteiro pela instituição.

O valor garante a manutenção da permanência de 1 pessoa (paciente ou acompanhante) na casa pelo período de um ano, recebendo todos os serviços oferecidos pela instituição: moradia, alimentação, medicamentos, transporte, assistência social, assistência psicológica, terapia ocupacional, cursos de capacitação profissional, escolarização, festas comemorativas, passeios culturais, educação à saúde.

Faça parte dessa corrente!


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Centro de Estudos da Comunicação

O Centro de Estudos da Comunicação tem o propósito de disseminar projetos que valorizem os profissionais e as profissões que edificam e desenvolvem as narrativas de nossa sociedade. Um país democrático - e com um bom ambiente de negócios - se constrói com uma imprensa forte e independente e influencers preparados e cientes de sua responsabilidade como comunicadores.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora