Login
O evento já encerrou...
Formação Online Doulas de Adoção 2023 - T6
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Formação Online Doulas de Adoção 2023 - T6

13 abr - 2023 • 18:00 > 21:00

Evento Online via Zoom

Descrição

Formação Online de Doulas de Adoção


A Doula é uma profissional que dá apoio e suporte emocional aos momentos de transição das nossas vidas e que acompanha todas as vias de nascimento de uma família, inclusive a adoção. 

Por isso, nós, Marianna Muradas (Doula e filha via adoção) e Mayra Aiello (Psicóloga e mãe via adoção), idealizamos a Formação de Doulas de Adoção que capacita profissionais na ocupação como Doulas de Adoção para acolher as particularidades dessa via de nascimento com base na adoção legal, segura e para sempre.

Temos como objetivo trazer o olhar da Doula para o tema da adoção ao capacitar pessoas (famílias, profissionais e interessados no tema ) com conhecimentos teóricos e ferramentais em 3 pilares de ações:

- Fornecer informações legais sobre o processo psicossocial da adoção no Brasil;


 - Auxiliar as famílias adotivas e os adotados na transição saudável e positiva da Parentalidade;


 - Possibilitar o acesso a ferramentas que possibilitam o acolhimento aos aspectos emocionais e sociais nas diferentes fases do processo de adoção.

A formação é estruturada em aulas online ao vivo que serão gravadas e disponibilizadas para acesso por 6 meses na plataforma online Nutror. 

Abordaremos nas aulas saberes necessários para o olhar da Doula de Adoção no cenário Brasileiro e ferramentas de atuação com as famílias. 


Carga horária total de 100 horas, sendo 36h de aulas síncronas, 22h de aulas assíncronas, 42h de estágio e trabalho escrito.



O curso online acontecerá via *ZOOM Meetings* nas seguintes datas: 


AULA ESPECIAL DE ABERTURA DA TURMA: dia 29/03 as 20h00 (com transmissão no canal Doulas de Adoção do Youtube - aberta a todes)


13, 14 DE ABRIL: QUINTA / SEXTA: Aula 18h30 às 21h30

15 DE ABRIL: SABADO: Aula 9h00 às 13h00 e 14h30 às 18H00

16 DE ABRIL: DOMINGO: Aula 9h00 às 13h00

27 e 28 de abril: QUINTA / SEXTA: Aula 18h30 às 21h30

29 de abril: SABADO: Aula 9h00 às 13h00 e 15h00 às 18H00

30 de abril: DOMINGO: Aula 9h00 às 13h00


*Conteúdo conforme descritivo abaixo, pode sofrer alterações sem aviso prévio.


Aula 1. Atuação da Doula e da Doula de Adoção - Marianna Muradas e Mayra Aiello

Aula 2. Motivação e expectativas para adoção - Marianna Muradas e Mayra Aiello

Aula 3. Racismo estrutural e institucional - Fernanda Lopes

Aula 4. O processo de Adoção: Aspectos psicossociais da Adoção - Luciana Santos Almeida e Wadson Alonso

Aula 5. O acolhimento como medida reparadora, de proteção e cuidado - Lara Naddeo

Aula 6. A formação da família e da identidade - Marianna Muradas e Mayra Aiello

Aula 7.  A adoção interracial e a formação da família multirracial: fronteiras entre a Branquitude e a Negritude - Marilia Facco e Marleide Soares

Aula 8. Transição saudável e positiva da Parentalidade: integração da Família de Origem - Marianna Muradas e Mayra Aiello

Aula 9. Direito de Ter e Ser Mãe: maternidades e vulnerabilidades - Janaína Gomes

Aula 10. Transição saudável e positiva da Parentalidade: a espera - Marianna Muradas e Mayra Aiello

Aula 11. Transição saudável e positiva da Parentalidade: a chegada/  início do puerpério - Marianna Muradas e Mayra Aiello

Aula 12.  Biografia do adotado - Larissa Alves

Aula 13. Orientações práticas sobre o Trabalho escrito de certificação do curso e Estágio Supervisionado.* 

Aula 14: Encerramento - Marianna Muradas e Mayra Aiello


+ 12 Aulas bônus gravadas (acesso na plataforma online nutrir)


 * Estágio supervisionado com atendimento social (online) à uma família indicada pelo Instituto e Trabalho escrito final: serão realizados de forma online de Julho a Dezembro, encontros mensais, online e ao vivo, em grupo com orientadora - informações mais detalhadas após o término das aulas online.


Organizadoras 

Marianna Muradas  e Mayra Aiello


Marianna Muradas é Educadora Feldenkrais formada pelo Feldenkrais Institute of San Diego, Doula de parto certificada pelo DONA International, Instrutora GentleBirth. Autora do livro Filho é Filho, pela editora Matrescência. E co-idealizadora do Instituto Doulas de Adoção Brasil e filha via adoção.


Mayra Aiello é Doutoranda em Psicologia (UNESP-Bauru), Mestra em Psicologia (UFGD-MS/2023), especialista em Arteterapia (UNIP-SP/2017) e graduada em Psicologia (UNESP-Bauru/2007)Psicóloga perinatal e parental, realiza atendimento clínico. É co-idealizadora do Instituto Doulas de Adoção Brasil e mãe via adoção.



Professores Convidados


Fernanda Lopes 

Psicóloga e psicanalista. pós graduanda em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade pelo Instituto Gerar. Atende em consultório, realiza atendimento para desmame gradual, palestrante na área do aleitamento materno e das questões raciais.


Janaína Gomes

Pós doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP). Integrante da Rede de Pesquisa Anthera , NEIDE e Núcleo de Antropologia do Direito da USP (NADIR). Contato: [email protected]


Lara Naddeo

Lara é psicóloga, formada pela PUC-SP, tem mestrado em intervenção psicossocial pela Universidade de Barcelona, e é pós graduanda em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade pelo Instituto Gerar. Atua na clínica e há 10 anos no universo do acolhimento e adoção de crianças e adolescentes, através de seu trabalho no Instituto Fazendo História.


Larissa Alves

Larissa Alves é filha adotiva, jornalista, bacharela em direito e instrutora de Kindfulness em formação. Co-idealizadora da Associação Brasileira de Pessoas Adotadas (ADOTIVA) e do podcast Adotivas, pesquisa a origem social da adoção e emoções adotivas, além de coordenar a página @olharadotivo no Instagram.


Luciana Santos Almeida 

Luciana dos Santos Almeida, assistente social formada pela Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói. Especialista em gestão de unidade pública de saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Há oito anos atua como assistente social do Tribunal de Justiça de São Paulo na Comarca de Guarulhos. Em processo de certificação como Doula de adoção. 


Marília Facco 

Mulher branca, psicóloga clínica há 14 anos, doutora em psicologia da educação pela PUC/SP, graduanda em História, professora do ensino básico, mãe por adoção de um casal de gêmeos.


Marleide Soares Pereira de Oliveira

Psicóloga abordagem psicanalítica; pós-graduada em Docência no Ensino Superior. Tem experiência no atendimento a adolescentes e jovens em medida socioeducativa, bem como no atendimento a crianças e adolescentes em acolhimento institucional. É palestrante em temas relacionados ao bullying, identidade, aspectos da sexualidade na infância, contexto de medidas socioeducativas e racismo na infância com ênfase no ambiente escolar no enfrentamento do racismo e suas consequências para os sujeitos e a sociedade. Na área clínica, realiza psicoterapia, orientação psicológica e supervisão de casos clínicos. 


Wadson do Carmo Alonso

Graduado em Psicologia pela USP – Ribeirão Preto, pós-graduado em Terapia Familiar Sistêmica e atualmente cursando Psicoterapia de Orientação Psicanalítica na Univ. Mackenzie. É Psicólogo Judiciário do TJSP desde e Psicólogo Clínico. Ex-concurseiro profissional, ingressou na carreira de Psicólogo Judiciário em 2014 trabalhando para as Varas de Infância e Juventude, Família e Criminais. Atualmente é  Coordenador do Grupo de Estudos de Varas de Família do TJSP da Capital. Publicou livros sobre Psicologia para Concursos Públicos. Atende pacientes particulares de forma virtual de todo Brasil e divulga conteúdos sobre Adoção e Psicologia Jurídica no Instagram (@wadson_psicologo).  



Importante:

O curso completo de formação de Doulas de Adoção acontecerá em 37 aulas, sendo 15 aulas online ao vivo e 12 aulas gravadas na plataforma online. As aulas foram planejadas com conteúdos que se complementam, por conta disso, indicamos que sejam assistidas ao vivo conforme cronograma.


As aulas ao vivo serão gravadas e postadas na plataforma.

E ao final do curso estarão todas disponíveis em uma plataforma online com acesso por 6 (seis) meses após a conclusão das aulas. 


Será disponibilizada uma apostila e material de aquecimento em pdf. antes do início das aulas para quem tiver inscrito no curso.

Será permitido o acesso ao material e vídeo-aulas apenas ao aluno inscrito no curso, pessoas não inscritas no curso não terão acesso.

Importante ressaltar que o conteúdo disponibilizado, inclusive apostila e vídeo-aulas, consta como obra autoral protegida de propriedade intelectual das organizadoras do curso, portanto não é permitida a reprodução e a disseminação de conteúdo autoral para terceiros. 


​Informações complementares:

As orientações sobre o estágio supervisionado no Atendimento Social às famílias e a escrita do Trabalho de escrita (TCC) serão realizados em reunião posterior às aulas de forma online, conforme agendamento. Caso o aluno(a) não possa realizar a certificação no ano vigente (2023) pode fazer no ano seguinte mediante vaga e taxa.


A realização do curso não dá a permissão para atuação como Doula de Adoção.

A atuação será validada com a Certificação como Doula de Adoção Brasil: após comprovação das horas de estágio supervisionado (no atendimento a uma família e participação nas orientações de supervisão ao vivo) e entrega de trabalho escrito como trabalho de comprovação da certificação no curso. Ambos fazem parte do processo de certificação que habilitam o aluno/a para atuar como Doula de Adoção e fazem parte do processo de formação teórico e prático como entrega para a sociedade dos conhecimentos obtidos.

E como formação complementar, convidamos nossos alunos para participação em outros projetos e ações, assim como rodas de adoção online.


*Cancelamento ou reembolso do seu ingresso via Sympla poderá acontecer em até 7 (sete) dias antes da data início do curso e antes do envio dos materiais (apostila e material de aquecimento), envie um e-ma

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Formação Online Doulas de Adoção 2023 - T6

Mayra Aiello

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.