Login
O evento já encerrou...
Festival Filamentos
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Festival Filamentos

21 jan - 2023 • 11:00 > 17:00

Evento Online via Zoom

Descrição

Festival Filamentos


Água e imaginação no Antropoceno


O festival Filamentos debaterá com especialistas o tema da água por meio de diferentes ciências, da oceanografia ao cinema, da crítica literária à ecologia.


O evento será online, no sábado 21 de janeiro.

Das 11h às 15h30


Curadoria: Ana Rüsche

Realização: editora Bandeirola




Programa


Sábado, 21 de janeiro de 2023

Online, via Zoom


11h O Antropoceno e tema da água

André Araújo


12h Mergulhando nas profundezas

Adriana Lippi


[intervalo]


14h Cineclube: Rio das Lágrimas Secas

Com Saskia Sá

Exibição do filme (25 minutos) e bate papo com a diretora

“Rio das Lágrimas Secas” traz um recorte sobre as perdas sofridas por mulheres de três pequenas comunidades, localizadas no caminho da lama de destruição do desastre/crime ambiental provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, catástrofe ambiental no Rio Doce em 2015.



Palestrantes


André Araújo

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e mestre pela mesma instituição, onde também graduou-se em Comunicação Social – Bacharelado em Jornalismo. Integra o Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação – GPESC. É associado da Associação Práticas e Pesquisas em Humanidades – APPH, onde desenvolve práticas de pesquisa, ensino e extensão. Também é membro fundador do Grupo de Pesquisa em Ecologia das Práticas – GPEP.


Adriana Lippi

Oceanógrafa pelo Instituto Oceanográfico da USP (2011), foi Membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (SP) entre 2016, Conselheira na Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte (SP) entre 2018 e 2020, acompanhando demais espaços de participação social como Comissão de Meio Ambiente de Ubatuba e Conselho do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Educadora ambiental desde 2008 participa e desenvolve atividades relacionadas a Cultura Oceânica e educação crítica e transformadora para a participação social.


Saskia Sá

Roteirista e diretora audiovisual em projetos da sua produtora Horizonte Líquido. No momento está em produção do seu longa doc Garotas do Game. É autora de ficção, alguns de seus contos são “Lobo”  (Pulpa/Escambau Editora), “Dias de pouco pão e zero sonho” (Revista Suprassuma), “Três desejos para o fim do mundo” (Mafagafo) e “Abissal” (antologia Violetas, Unicórnios e Rinocerontes, Patuá). Seu "Horizonte líquido" sairá pela Urutau em 2023.


Organização


Ana Rüsche

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo (USP), realiza pesquisa de pós-doutorado sobre ficção científica e mudança climática no departamento de Teoria Literária e Comparada na USP. Seu livro mais recente é "A telepatia são os outros" (Monomito, 2019), vencedor do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica e finalista dos prêmios Argos e Jabuti. Possui ensaios e artigos de não ficção publicados em periódicos especializados, a exemplo da análise sobre uma obra de Ursula Le Guin publicado em "Depois do Fim: conversas sobre Literatura e Antropoceno" (org. Fabiane Secches, ed. Instante, 2022).


Editora Bandeirola

Bandeirola é uma editora com equipe formada por mulheres, em atuação desde 2018, com publicações entre o Mistério e Insólito. Nosso catálogo circula pelos clássicos e contemporâneos de Mistério e Insólito, com títulos de autores como Braulio Tavares, Conan Doyle, H.G.Wells, Sandra Abrano, Cervantes, Fernando Pessoa, Mário de Andrade, Sheridan Le Fanu e outros.


Notas
- Se você apoiou o projeto Filamentos no Catarse em 2022, possui o direito a um ingresso gratuito. Nos escreva, caso tenha apoiado e ainda tenha alguma dúvida.
- Gravação: as mesas serão gravadas e disponibilizadas até 31 de janeiro, com acesso restrito a quem se inscreveu via GoogleDrive.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Ana Rüsche

Ana Rüsche é escritora e pesquisadora, doutora em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo. Seu último livros é "A telepatia são os outros" (Monomito, 2019), vencedor do prêmio Odisseia de Literatura Fantástica e finalista do Argos e Jabuti.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.