15 dez - 2025 • 19:00 > 15 dez - 2025 • 21:00
15 dez - 2025 • 19:00 > 15 dez - 2025 • 21:00
Em 2018, durante a gestão de Donald Trump, o Congresso dos Estados Unidos aprovou o pacote legislativo FOSTA–SESTA, que alterou a Seção 230 do Communications Decency Act e passou a responsabilizar plataformas digitais por “facilitar o tráfico sexual”. Sob o discurso do combate à exploração, a lei ampliou os efeitos da histórica Lei Mann (1910), que equiparava o tráfico de pessoas à “escravidão sexual de mulheres” , mas acabou por criminalizar e censurar o trabalho sexual online, afetando especialmente trabalhadoras sexuais e criadoras de conteúdo em plataformas digitais.
Se antes o embate se dava em torno da pornografia e da prostituição como símbolos do patriarcado ou do prazer, hoje ele se reinscreve nas plataformas de redes sociais, mediado por algoritmos, políticas de moderação e termos de uso. A plataformização reconfigura tanto os modos de trabalho e visibilidade das sexualidades, quanto as formas de censura e controle moral, produzindo o que se poderia chamar de uma nova geração das Sex Wars.
Esta aula propõe retomar esses debates históricos para compreender como as disputas feministas em torno da sexualidade, do prazer e do trabalho sexual se reatualizam no contexto digital, marcadas por políticas algorítmicas, economia da atenção e novos regimes de vigilância e moralidade.
Mais do que revisitar o passado, o encontro convida a refletir: como o feminismo pode responder às guerras sexuais do presente , agora travadas no terreno das plataformas?
Carolina Bonomi é mestra em Ciência Política, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, vinculada ao Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU) pela Unicamp; pesquisadora tecnológica B do CNPq; educadora e palestrante. As pesquisas versam sobre movimentos sociais, trabalho sexual, genero, sexualidade e tecnologia. https://linktr.ee/CarolBonomi_
Duração: 2 horas
Plataforma: Google Meet
Aula gravada e disponível por 30 dias
20 bolsas para trabalhadoras sexuais — enviar link(s) de perfil para: [email protected]
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Carolina Bonomi
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.