Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Feminismo, uma introdução - 3ª edição

Carregando recomendações...

Feminismo, uma introdução - 3ª edição

19 out - 2024 • 16:00 > 09 nov - 2024 • 17:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Feminismo, uma introdução - 3ª edição

19 out - 2024 • 16:00 > 09 nov - 2024 • 17:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

Ofereci esse curso pela primeira vez em agosto/2020 e pra mim é sempre um prazer elaborar, organizar e ministrar um curso sobre teoria feminista e dividir com mulheres (e homens também, claro) interessadas em conhecer mais sobre o movimento, como o feminismo se desenrolou, desde os primórdios de sua atuação enquanto movimento organizado de mulheres até os dias atuais. Pensar suas políticas internas, contradições, avanços e recuos, ou seja, democratizar a compreensão acerca do pensamento feminista.

Penso ser sempre uma oportunidade importante falar e compartilhar conhecimento sobre o feminismo, porque não tenho dúvidas do seu potencial político de transformação e revolução, tanto no nível pessoal quanto no nível coletivo, uma vez que o movimento
feminista nos possibilita tomar consciência das amarras que nos aprisionam e que são as mesmas de todas nós, ao mesmo tempo que nos oferece referenciais práticos e teóricos que nos permite reelaborar possibilidades de atuação e consciência crítica.

Isso é lindo!

Pra quem quiser conhecer mais sobre o que é o feminismo, entender como o movimento se desenvolveu no Brasil (em linhas gerais), como marcações temporais foram propostas a partir dos diferentes momentos históricos e diferentes reivindicações de grupos de mulheres e, por fim, conhecer suas vertentes e epistemologias, deixo esse convite especialmente pra você.


Cronograma:

19/10/24 – Das 16h às 17h30

26/10/24 – Das 16h às 17h30

02/11/24 – Das 16h às 17h30

09/11/24 – Das 16h às 17h30

Para quem não puder assistir às aulas de forma síncrona, posteriormente as gravações serão disponibilizadas. 


Conteúdos do curso:

- Ondas do feminismo;

- Vertentes e epistemologias feministas;

- Principais conceitos do feminismo;

- Intersecção entre teoria feminista e outros movimentos de reivindicação.


Vagas limitadas.


Referências bibliográficas:

AKOTIRENE. Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Polém, 2019.

ARRUZZACinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: fatos e mitos, vol. 1 (1949). Tradução Sérgio Milliet.

CARNEIRO, Sueli. Mulheres em Movimento. Estudos Avançados 17 (49) 2003.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

ENGELS, Friedrich Engels. Origem da família da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Global Editora, 1986.

FEDERICISilvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Petrópolis: Vozes, 1971.

GONZÁLEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar. 2020.

HOLLANDAHeloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista brasileiro: Formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.

HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 1 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

LERNER, Gerda. A Criação do Patriarcado: História da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

RIBEIRODjamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

LORDE, Audre. Irmã Outsider: Ensaios e Conferências. 1. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3a edição. São Paulo: Editora expressão popular, 2013.

VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. Trad. de Dias, Jamille Pinheiro; Camargo, Raquel. São Paulo: Editora Ubu, 2020.


Vejo você em breve.

Até lá!


Gilvonete Schimitz


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Gilvonete Schimitz do Prado

Mestre em Educação, Pós graduada em Gênero, Sexualidade e Educação. Diretora de escola. Há dez anos estuda o Feminismo e suas relações com a política, religião e sociedade.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.