Fale com o produtor
Parcele sua compra em até 12x

Feminismo antirracista - autoras negras fundamentais

10 jun - 2024 • 19:30 > 10 jun - 2024 • 21:30

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento


Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Winnie Pereira é Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e Doutora em Urbanismo pela UFRJ, onde estudou as relações entre o Antropoceno, as Mudanças Climáticas e os movimentos ambientais urbanos. Atua como professora universitária nas áreas de Urbanismo e Paisagismo. Juntamente a isto, trabalha com literatura como youtuber e podcaster entre outras redes desde 2019, enfatizando as vivências e a escritas de autoras negras e de narrativas feminista. Tem parcerias com diversas editoras brasileiras, como Morro Branco, Vestígio, Darkside e Antofágica.

Contato 

E-mail: [email protected] 

Instagram

Site 


Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 10/06, 17/06, 24/06, 01/07

Gravação disponível até: 01/08 e 01/10 (Assinatura da Livre) 

Via Google Meet 

O objetivo desse curso é analisar as contribuições das pensadoras negras para a teoria feminista, por meio da compreensão das interseções entre raça, classe e gênero, a investigação do impacto no contexto brasileiro, a exploração da educação feminista, a reflexão sobre questões contemporâneas, a discussão crítica sobre o patriarcado, a desigualdade de gênero rumo a uma reflexão sobre o papel da interseccionalidade e justiça social, capacitando os participantes a serem agentes de transformação em suas comunidades.



Aula 01 – Angela Davis: Mulheridade, Raça e Classe

Nesta primeira aula, exploraremos o pensamento de Angela Davis, uma figura crucial no movimento feminista negro e nos estudos de interseccionalidade. Iniciaremos com uma introdução à sua vida e ao contexto histórico em que suas ideias se desenvolveram. Em seguida, mergulharemos nas análises de Davis sobre a intersecção de raça, classe e gênero, examinando como essas interações moldam a experiência das mulheres negras na sociedade. Abordaremos também sua visão crítica sobre a prisão e seu ativismo pelo abolicionismo penal.


Leituras Recomendadas


Aula 02  -  bell hooks: um feminismo para todes

Em nossa terceira aula, mergulharemos no pensamento de bell hooks, uma destacada intelectual e ativista do feminismo negro. Nesta aula, exploraremos as principais contribuições de hooks para o movimento feminista, concentrando-nos em seu trabalho relacionado a solidariedade entre as mulheres para o movimento feminista. Abordaremos como suas ideias sobre sororidade e alianças interseccionais contribuem para a luta das mulheres negras.


Leituras Recomendadas


Aula 03  - Patricia Hill Collins: Pensamento Negro e Interseccionalidade

Em nossa segunda aula, dedicaremos tempo para compreender as contribuições de Patricia Hill Collins para a teoria feminista negra. Exploraremos sua teoria da "Matriz de Pensamento Afrocentrada," que destaca a importância da cultura, história e resistência das mulheres negras. Analisaremos como Collins aborda o poder, a opressão e a resistência em sua obra e como ela influenciou o pensamento feminista contemporâneo.


Leituras Recomendadas


    Aula 04 - Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez: o Feminismo Negro à brasileira: 

    Em nossa última aula, focaremos no contexto brasileiro do feminismo negro. Estudaremos as obras e as contribuições de Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez, duas importantes ativistas e intelectuais brasileiras. Abordaremos como suas análises sobre a interseção de raça e gênero se aplicam ao Brasil, bem como sua influência na construção do movimento feminista negro no país.


    Leituras Recomendadas

      • Escritos de uma Vida - Sueli Carneiro 
      • Lélia Gonzalez: Primavera para as Rosas Negras - Lélia Gonzalez
        • Textos selecionados de Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez
          • Retratos do Brasil Negro
          ________________________________________________________

          Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

          Política do evento

          Cancelamento de pedidos pagos

          Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

          Saiba mais sobre o cancelamento

          Edição de participantes

          Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

          Saiba como editar participantes
          Termos e políticas

          Como acessar o evento

          Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

          Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

          Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

          Saiba mais sobre o acesso a eventos online

          Sobre o produtor

          organizer

          Débora Tavares

          Especialista na obra de George Orwell. Mestra e doutora em literatura pela USP.

          Métodos de pagamento

          Parcele sua compra em até 12x

          Compre com total segurança

          Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

          Google Safe BrowsingPCI compliant

          Precisando de ajuda?

          Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

          O App está de cara nova!

          baixe agora