Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Falando com Ferenczi: A criança no adulto

Carregando recomendações...

Falando com Ferenczi: A criança no adulto

13 dez - 2023 • 19:00 > 13 dez - 2023 • 20:30

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Falando com Ferenczi: A criança no adulto

13 dez - 2023 • 19:00 > 13 dez - 2023 • 20:30

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

O estudo e criação da psicanálise começou com pessoas adultas, que apresentavam sintomas neuróticos. Contudo, logo começaram a surgir alguns casos de pacientes considerados “difíceis”, o que sobre o olhar psicanalítico era resistência do analisando diante da técnica. A postura fria e muda do analista era um empecilho para a associação livre. Estes eram considerados “inanalisáveis”, “incuráveis”.


No entanto, Sándor Ferenczi acreditava que enquanto o analisando continuasse comparecendo às sessões de análise existia esperança. Na sua concepção era inaceitável que o paciente fosse intratável. Dentro da dinâmica transferencial ele observou que certos pacientes começavam a entrar em estados regressivos, ter manifestações de comportamentos infantis; como por exemplo mudar o tom de voz, postura corporal, falhar na pronúncia das palavras ou mudar o vocabulário, agir de forma mais ingênua. Os mesmos reviviam conteúdos traumáticos, o que exigia do analista a necessidade de ter uma postura que criasse um ambiente seguro dado pelo vínculo terapêutico baseado na  benevolência, confiança e sinceridade – que com frequência as relações com os adultos do passado não tinham proporcionado.


Ferenczi desenvolve uma forma de manejo inspirado no setting dos psicanalistas infantis da época como, sra. Von Hugh (primeira psicanalista que se ocupou de trabalhar com crianças), Anna Freud, Melaine Klein, e Aichhorn (que se ocupou de desenvolver técnicas para conter crianças mais difíceis).

 

O autor sustentava a ideia que eram os psicanalistas que deviam se adaptar às demandas e particularidades de cada paciente. Esta e outras das suas teorias e ideias revolucionárias, ganhavam destaque pela sua inteligência e espírito desbravador; no ambiente psicanalítico era nomeado com o termo francês: enfant terrible.

 

“Análise de crianças com adultos” é um artigo publicado em 1931 por Sándor Ferenczi na conferência pronunciada em homenagem a Freud com especial dedicatória no seu 75°aniversário. O texto é um dos principais escritos sobre a sua teoria do trauma, encontrado no volume IV das obras completas, e que iremos abordar no próximo encontro.


Ministrado pelos Psicanalistas Danilo Guerrero e Gimena Feola. 

Evento Certificado!!!

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Instituto Conexões Psicanalíticas

Espaço de compartilhamento de ideias e experiências, o INSTITUTO CONEXÕES PSICANALÍTICAS promove atividades que possibilitam um maior entendimento do “ sujeito” sobre si, por meio de oficinas, grupos terapêuticos e atendimento clínico para o público em geral, bem como cursos de extensão cultural para profissionais da área.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.