Login
O evento já encerrou...
Exp. Cênico: FIGURINO: Trajes da Cena, Ricardo Bessa e Rodrigo Frota
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Exp. Cênico: FIGURINO: Trajes da Cena, Ricardo Bessa e Rodrigo Frota

22 ago - 2022 • 14:00 > 2 set - 2022 • 17:30

Evento Online via Google Meet

Descrição

Programa de Formação em Artes Cênicas

Experimentos Cênicos (120 h/aula cada)

Total de 120h/a: 80h/a Professor (teoria e prática) + 40h/a Montagem e Desmontagem Espetáculo + Audição e Análise de Espetáculo + Orientação Pedagógica + Produção de Textos para Livro Projeto.

Experimento Cênico:  FIGURINO. TRAJES DE CENA

Professores: RICARDO BESSA (UNIFOR) E RODRIGO FROTA (URCA/ UFBA)

Dias - 22, 23, 24, 25 26 e 29, 30, 31 de agosto e 1, 2 de setembro de 2022

Horário - De 14:00 às 17: 30 e de 18:30 às 22 :00

Formato – ONLINE 

https://meet.google.com/quu-ngyy-oap


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O que é figurino? Trajes de cena. Tipos de Figurinos;
Quem é o figurinista? Diferenças entre os profissionais: Estilista e o Figurinista; A indumentária cênica em ação no conjunto de uma obra; Elementos de pesquisa para criação de um figurino; Decupagem e leitura técnica de uma obra a ser representada; Elaboração e apresentação de um projeto de figurino; Produção de moda, para figurino; Pesquisa de tecidos e aviamentos; Modelagem de trajes Pré-produção e pós-produção; Rotina do figurinista na encenação artística; Vivência e envelhecimento de figurino e adequação da indumentária a cena; Reciclagem de Figurinos; Prototipagem de figurinos; Projeto de figurinos; Conservação de figurinos.

EMENTA - Figurino como elemento de significação cênica; Composição de figurino para teatro, cinema, televisão e outros meios de manifestações artísticas; Tipos de construção de personagem para teatro, cinema e televisão. Adereços. Reciclagem.

OBJETIVO - Gerar discussão acerca do aspecto filosófico e psicológico do vestir, trabalhar o corpo como suporte de intervenções espaciais e entendimento cênico de uma obra encenada de forma a orientar o pensamento acerca da roupa como personagem, seja no teatro, tv, cinema ou mesmo no cotidiano.

METODOLOGIA - Explanação dos tópicos a serem estudados; análise de obras em diferentes meios de expressão artística, os quais se utilizam do figurino como elemento interativo entre a mensagem estabelecida pela obra e seu entendimento perante ao público; discussão sobre os aspectos analisados em diferentes imagens e referências, referente ao ser e vestir; elaboração de projetos de figurino e orientação individual ou em grupo.

Ricardo Bessa é designer de figurinos, diretor e dramaturgo. Doutorando em Teatro pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisando sobre trajes de quadrilhas. É mestre em Moda, Cultura e Arte (Centro Universitário SENAC-SP 2010), especialista em Escrita literária (Centro Universitário Farias Brito-2019). Graduou-se em Estilismo e Moda em 1999 pela Universidade Federal do Ceará. Sua formação inclui ainda estágio em métodos de prêt-a-porter e alta costura em Lyon, na França, curso Direção Teatral e Dramaturgia no Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, e curso Figurinos do Século XIX na Universidade de Bournemouth, na Inglaterra. Foi coordenador de teatro da Universidade de Fortaleza e professor em diversas instituições de ensino. Atualmente é professor do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza e do Centro Universitário Ateneu.Como diretor teatral Ricardo Bessa tem no currículo os espetáculos “As Anjas” (1997), “O caso de Catarina” (1999), “Bastidores” (2000), “Os Olhos de Bette Davis” (2007), “Cheia de Garbo” (2014) e “O velório de mamãe” (2017). Assinou figurinos de diversas montagens teatrais como ‘“Bela adormecida-queridos monstrinhos”, “Aprendiz de feiticeiro”, “As Anjas”, “Rosa Escarlate”, “O caso de Catarina”, “Bastidores”, “Os Olhos de Bette Davis”, e do filme “O sonho de Inacim”. Fundou a Cia das Artes Cínicas e a Cia Ribalta de Teatro. 

Rodrigo Frota é formado no curso de Artes Cênicas – Bacharelado em interpretação teatral pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Mestre em cenografia com a dissertação “A cenografia de Policarpo Quaresma: um processo criativo de construção compartilhada”, pelo PPGAC da UFBA, e doutorando em Artes Cênicas, defendendo tese em agosto vindouro. A sua pesquisa aponta para um soerguimento conceitual do objeto cênico, reavaliando o seu “papel de coadjuvante”, com a intenção de instaurar novos debates no âmbito do teatro, sobretudo para os conteúdos acerca dos elementos visuais compósitos da cena. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Cariri (URCA). Finalizou o curso “Princípios Básicos de Teatro” com duração de um ano ministrada por João Andrade Joca em 1998 e as oficinas; “Teatro Brasileiro” com B. de Paiva em 1998, “Clown I e II” com Cláudio Ivo em 1999, “Teatro de Rua” com Amir Haddad. No Ceará, foi co-fundador do Grupo Palmas produções artísticas, com a diretora Francinice Campos, trabalhando como ator em espetáculos como “Fala Baixo Se Não Eu Grito” (1999), “Bodas de Sangue” (2001), “Mulheres de Lorca” (2000) e “A Estrela Dalva” (2002). Também trabalhou como ator na Bahia em diversas peças. Tem trabalhos de ator também no audiovisual nos dois estados. Como cenógrafo tem muitos trabalhos realizados. Foi agraciado pelo Prêmio Braskem de Teatro 2009 na categoria revelação pelos cenários de “Salomé”, “Atire a primeira pedra”, “Policarpo Quaresma” e “Álbum de família”. Em 2014 ganhou o prêmio de Melhor cenografia no Festival Nacional de Ipitanga, com o espetáculo “Solo Almodóvar”. Em 2015, recebe o prêmio Destaque do Ano de Melhor Cenografia no XXIX Troféu Carlos Câmara por “Cheia de Garbo”, direção de Ricardo Bessa. Em 2016, recebe novamente o prêmio Destaque do Ano de Melhor Cenografia no XXIX Troféu Carlos Câmara pelo cenário do musical “Av. Q”, direção de André Gress. Em 2017 ganhou o prêmio Encena Ceará de Melhor Cenografia do espetáculo “A hora da estrela, o musical”, em 2018 pela cenografia de “Iandé Tekoha”, na mesma premiação. No mesmo ano ganhou prêmio de direção de arte pelo filme “Menino e o louco” no Festival Palmacine. Em 2019 o longa “Pacarrete” ganhou 8 prêmios (kikitos) no Festival de Cinema de Gramado.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

TEATRO DA BOCA RICA

A realização do Programa de Formação em Artes Cênicas é do Governo Federal / Funarte, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.