O ESG Forum tem como objetivo de apresentar e debater quais são as inciativas que as empresas devem adotar para estarem comprometidas em ter uma operação mais sustentável em termos ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, Social, Governance). É apontada pelo mercado como uma das principais tendências para 2021.
O ESG Forum vai discutir a importância das empresas adotarem as práticas de ESG para se compromissarem como preservação dos recursos naturais, adotarem melhores práticas de governança corporativa, adotarem tecnologias habilitadores, promoverem o bem-estar no ambiente de trabalho, contribuir com a comunidade para estarem preparadas para enfrentar os desafios futuros e buscar solidez em longo prazo.
Estar alinhado com os objetivos da ESG é hoje uma referência obrigatória para as empresas ser valorizarem no mercado financeiro e receberem os chamados Investimentos Socialmente Responsáveis (SRI).
No mundo todo, os investimentos responsáveis já representam mais de 31 trilhões de dólares e 36% dos ativos totais, segundo dados da Global Sustainable Investment Alliance.
No Brasil, a última Pesquisa de Sustentabilidade da Anbima mostrou que 85,4% dos gestores de investimentos do País sabem o que é ESG e usam os critérios para tomar decisões.
Com a pandemia do coronavírus, investir em empresas que conseguem se adaptar às mudanças e apoiar o desenvolvimento sustentável se tornou ainda mais importante para toda a sociedade.
Tópicos a serem abordados
* desafios para se tornar uma empresa ESG;
* captação e investimentos em empresas ESG;
* tecnologias habilitadoras;
* melhores práticas de governança, transparência, proteção de dados e privacidade;
* impacto ambientais, eficiência energética, gestão de resíduos, uso da água, preservação do meio ambiente;
* ambiente de trabalho, conduta corporativa e contribuição com a comunidade.
As empresas que adotam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança conseguem aumentar sua receita, reduzir custos, minimizar problemas legais, aumentar a produtividade e ainda otimizar seus investimentos.
Dúvidas e condições especiais para grupos:
Andrea Sternadt