Login
O evento já encerrou...
Encontro de Psicanálise Sig - Abril
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Encontro de Psicanálise Sig - Abril

5 abr - 2023 • 11:30 > 13:00

Evento Online via Zoom

Descrição

Encontro de Psicanálise Sig
A alteridade em configurações contemporâneas

Com   
Ricardo Timm de Souza e Almerindo Boff


O encontro de Psicanálise de abril contará com o diálogo entre o filósofo Ricardo Timm de Souza e o psicanalista Almerindo Boff acerca da alteridade nas configurações contemporâneas.
Em seu mais recente livro, “O pensamento do outro, o outro do pensamento: a questão da Alteridade em configurações contemporâneas” (2022, Ed. Zouk), Ricardo Timm de Souza convoca-nos a uma reflexão sobre a centralidade da questão em nossa atualidade: “Trata-se o nosso tema, de uma questão que pretende atingir o cerne da possibilidade de sobrevivência do humano. Pois o problema, neste início de século, parece ser exatamente uma urgentíssima reconsideração radical do humano, da vida, do mundo, a partir da Alteridade desde onde significam, onde se evitem os desvios idealistas ou de outro teor e outras mega-construções totalizantes, que nada mais fazem do que levantar contínuas cortinas de fumaça sobre as questões reais (...)”. 

5/abril/23, quarta-feira, 11h30 às 13h
Atividade aberta e gratuita | On-line | Zoom 
Inscrições exclusivamente pelo Sympla 


- Almerindo Boff: Doutor em Filosofia (PUCRS). Mestre em Psicologia (UFRGS). Psicanalista, Membro Pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica.

- Ricardo Timm de Souza: Escritor e Professor universitário, possui doutorado em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha, 1994) e é Professor Titular da Escola de Humanidades da PUCRS, atuando principalmente nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Letras (Escrita Criativa) desta Universidade. É autor de 27 livros entre eles Ocaso – contos de entreluz (Porto Alegre: ZOUK, 2022 – 2. Ed. – Menção Honrosa Concurso Nacional SESC de Literatura 2005), Ética como fundamento II (Caxias do Sul: EDUCS, 2016), Ética do Escrever (Porto Alegre: ZOUK, 2018 – finalista Prêmio AGES 2019) e Crítica da Razão Idolátrica (Porto Alegre: ZOUK, 2020 – Prêmio Minuano de Literatura - Livro do Ano 2021.
Membro-fundador do Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de E. Levinas, da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e da Internationale-Rosenzweig-Gesellschaft. Membro do Instituto de Criminologia e Alteridade. Atualmente é Membro do Escritório de Ética e Integridade da Pesquisa da PROPESQ/PUCRS.




Necessário app Zoom instalado. 
Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição enviado pelo Sympla. Veja no e-mail recebido após a inscrição as instruções para conferir como acessar o evento.

Informações na Secretaria da Sig 
- E-mail: [email protected]  
- Whatsapp das 7h30 às 16h30: (51) 98039-0115 
- Whatsapp das 12h às 21h: (51) 99627-9382 


*Inscrições por Iphone (app Sympla) - aviso: por exigência conduzida pela própria Apple, foi necessário interromper temporariamente as inscrições para eventos pelo aplicativo Sympla em IOS/Apple/Iphone (disponível na App Store). Por esta razão, recomendamos que a inscrição seja realizada pelo navegador do smartphone (Safari ou Chrome), ou por desktop/computador, ou ainda, por smartphone Android. 
Estamos trabalhando para que essa situação se resolva quanto antes. (Nota do Sympla)


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Encontro de Psicanálise Sig - Abril

Sig

A Sigmund Freud Associação Psicanalítica é uma instituição de Psicanálise, comprometida com a formação de psicanalistas e a produção de conhecimento no diálogo com outros saberes. Oferece diferentes modalidades de participação: clínica de atendimento psicanalítico, produção e publicações científicas, intervenções sociais, estágios em Psicologia, investigação em Psicanálise e parcerias institucionais. Endereço: Rua Dr. Timóteo, 752, Moinhos de Vento, Porto Alegre - sig.org.br - [email protected]

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.