O evento já encerrou...
EAD Assembleias Cidadãs: inovação democrática na prática
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

EAD Assembleias Cidadãs: inovação democrática na prática

10 abr - 2023 • 22:18 > 4 mai - 2023 • 22:59

Evento Online

Descrição

ATENÇÃO: Informações sobre como acessar o curso serão enviadas até o final da tarde de hoje (20/03) para o email com que você fez a inscrição.

O Coletivo Delibera, organização sem fins lucrativos que contribui para o fortalecimento da democracia brasileira, apresenta o curso gratuito e on-line Assembleias Cidadãs: inovação democrática na prática. A iniciativa em parceria com a Escola do Parlamento, oferece uma formação introdutória sobre conceitos e as experiências dessa metodologia desenvolvidas no Brasil para encorajar lideranças públicas a incorporá-la entre as possibilidades de participação social.

A Assembleia Cidadã é um formato de participação social que oferece contribuições para o poder público conciliar diferentes pontos de vista e entrega recomendações sobre caminhos possíveis. Cidadãs e cidadãos são sorteados na população e convocados por governos e parlamentos locais ou nacionais para deliberar sobre decisões difíceis e complexas, a partir de informações.

"A Assembleia Cidadã possibilita o incentivo à participação popular de pessoas que normalmente não participam ou não sabem como participar. É uma  metodologia que mostra que, se as pessoas estiverem bem informadas, elas podem dar soluções e contribuições para problemas complexos da sociedade", afirma Fernanda Império, cofundadora do Delibera Brasil.

O curso gratuito e as experiências das Assembleias Cidadãs do Clima em Salvador-BA, Francisco Morato-SP e Toritama-PE são realizados por meio do Decidadania, programa do Delibera Brasil para promover a participação cidadã informada nos processos de tomada de decisão pública no Brasil, financiado pelo National Endowment for Democracy (NED). Em sua segunda edição (2021-2023), conta com a parceria estratégica do ICLEI América do Sul e da Escola do Parlamento.

METODOLOGIA

As aulas serão divididas em 04 módulos gravados. O link e as informações para acesso serão enviados por email para quem efetivar a inscrição até o dia 20/03 às 10h. Será disponibilizado também o acesso a um fórum de trocas entre alunos e monitores e a uma ferramenta de planejamento de uma Assembleia Cidadã desenvolvida pela People Powered com apoio do Delibera Brasil. O conteúdo será ofertado como curso de extensão com certificado para quem fizer pelo menos 70% das atividades. Ao todo, serão 20 horas de dedicação.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa interessada pode se inscrever, prioritariamente vereadores, assessores parlamentares, secretários e outros funcionários do Executivo, gestores de organizações sociais, facilitadores de processos participativos. O objetivo é contribuir para que as lideranças públicas municipais entendam o valor e saibam incorporar a deliberação cidadã nos processos de tomada de decisão.

PROGRAMAÇÃO

Inscrições abertas de 27/02 a 17/03

Duração do Curso: 20/03 a 20/04

Encontro Síncrono de Fechamento: 04/05 das 18h às 20h

Fechamento da Avaliação e Certificação: 05/05

Os módulos do curso serão disponibilizados da seguinte forma:

módulo 0 e 1 - 20/03
módulo 2 - 27/03
módulo 3 - 03/04
módulo 4 - 10/04


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

EAD Assembleias Cidadãs: inovação democrática na prática

Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.